Selecione o dia...

sábado, 24 de agosto de 2013

Demanda por laranja segue aquecida e preços mantêm alta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226341.htm
[ ECONOMIA ] No mercado de fruta in natura, a demanda por laranja segue firme nesta semana. Assim, os preços reagiram novamente, mas em menor intensidade. De 19 a 22 de agosto, a pera teve média de R$ 7,85 a caixa de 40,8 quilos, na árvore, avanço de 7,3% em relação à média da semana passada, informou nesta sexta, dia 23, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Dólar opera em forte baixa nesta sexta-feira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226337.htm
[ ECONOMIA ] Brasília - A estratégia do Banco Central (BC), de adotar leilões diários no mercado de câmbio para oferecer liquidez ao mercado, freou o ímpeto dos investidores, que vinham comprando dólares nos últimos dias. Pelo segundo dia consecutivo, a cotação da moeda americana está em queda. Depois de cair 0,78% no dia (22/08/2013), o dólar registrava, às 15h30 de ontem (23), queda de 2,37%, cotada a R$ 2,368.

Embrapa apresenta tecnologias na Expointer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226344.htm
[ TECNOLOGIA ] Durante a Expointer 2013, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, oito Unidades de Pesquisa da Embrapa levarão suas tecnologias a uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina. Dentre as novidades apresentadas estão o lançamento da cultivar de aveia preta BRS Madrugada e da cultivar de milheto BRS 1503. Haverá também o lançamento de três livros: "Zoneamento Edafoclimático da Olivicultura para o Rio Grande do Sul", "Zoneamento Edáfico da Cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul", e "500 perguntas, 500 respostas - Maçã". Também integra a agenda da Embrapa no evento a assinatura de convênios e acordos.

Nova legislação dos EUA pode significar barreira não tarifária para produtos do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226343.htm
[ POLITICA ] As doenças transmitidas por alimentos afetam, por ano, 48 milhões de pessoas nos Estados Unidos, hospitalizando mais de 100 mil e levando outros milhares à morte. Para tentar diminuir a quantidade de vítimas e reduzir os imensos gastos com a saúde pública, o governo americano está regulamentando uma lei que tem como objetivo impor barreiras não tarifárias aos países que exportam alimentos para os Estados Unidos. É a chamada Lei de Modernização da Segurança Alimentar, que vem sendo discutida desde 2011 e gerando polêmica no meio rural brasileiro.

Agosto é mês mais seco do ano na região central do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226342.htm
[ ECONOMIA ] A condição climática de agosto apresenta um padrão típico para esta época do ano. O mês já pode ser considerado o mais seco de 2013 na região Central do Brasil. Na maior parte do país prevaleceu um período totalmente seco.

Suinocultores defendem preço mínimo regional e metodologia da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226340.htm
[ ECONOMIA ] Representantes da suinocultura defendem que o cálculo do preço mínimo da carne suína leve em conta as diferenças regionais no mercado brasileiro. Para eles, é a melhor alternativa, já que as cotações dos grãos, principalmente o milho, que tem maior impacto no custo de produção, são regionalizadas.

Embrapa Uva e Vinho apresentará rótulos em braile na Expointer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226339.htm
[ TECNOLOGIA ] O conceito de inclusão é a base de uma das novidades que a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), levará para a edição deste ano de uma das maiores e mais importantes exposições-feira do mundo. Na Expointer 2013, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a unidade de pesquisa apresentará o novo design dos rótulos dos produtos experimentais (vinhos, sucos e brandy) por ela desenvolvidos, que passarão a conter inscrições em braile. A apresentação acontecerá na próxima sexta, dia 30, em evento com início às 15h, no hall da Casa da Tecnologia (espaço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na Expointer).

Ubabef reforça necessidade de acordo com União Europeia para manter comércio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226338.htm
[ POLITICA ] O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, reiterou a necessidade de um acordo bilateral entre Brasil e União Europeia para que as exportações ao bloco econômico não recuem. Esse pleito vem da preocupação do executivo com a notícia de que a União Europeia planeja diminuir o volume de cotas de importação de carne de frango existentes para os países do Mercosul -- afetando o Brasil -- antes de fechar acordos setoriais com os Estados Unidos e o Canadá, cujas conversações estão hoje muito adiantadas. No caso do acordo EUA-UE, por exemplo, os negociadores já previram o fechamento em um prazo inferior a dois anos.

Nível de endividamento das famílias bate recorde no primeiro semestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226336.htm
[ ECONOMIA ] Brasília - O Banco Central informou ontem (23/08/2013) que 44,82% das famílias brasileiras tinham dívida no sistema bancário no mês de junho. O percentual é o sexto recorde mensal seguido, em relação a dezembro do ano passado, quando era 43,41%. O nível de endividamento mais que dobrou em oito anos, de acordo com o BC. Quando a série histórica foi iniciada, em janeiro de 2005, o patamar de endividamento era 18,39%, e de lá para cá tem aumentado constantemente.

Capacitação mostra como recuperar pastagens degradadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226345.htm
[ TECNOLOGIA ] Entre os dias 20 a 23 de agosto, a Embrapa realiza curso sobre recuperação de pastagens degradadas em Feijó. Um dos objetivos do evento é mostrar alternativas simples que melhoram a qualidade do pasto, como o pastejo rotacionado e a lotação adequada da área. A capacitação é uma iniciativa do projeto Acreleite e conta com a participação de 40 produtores de leite da região. Durante o evento, a Secreteria de Extensão e Produção Familiar (Seaprof) fará a entrega de dois tanques de resfriamento de leite.

Pesquisar este blog