Selecione o dia...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Especialistas discutem problemas da movimentação de grãos entre os Estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226358.htm
[ TECNOLOGIA ] Especialistas discutiram o valor do agronegócio brasileiro neste domingo, dia 25, na 36ª Expointer, agregação de valor, commodities e ascensão a outros mercados internacionais, tendo como pano de fundo a expectativa de que a produção de grãos deve chegar aos 186 milhões de toneladas na safra 2012/2013.

Novo complemento alimentar não causa prejuízo a bezerros durante aleitamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226363.htm
[ TECNOLOGIA ] Quando os bezerros nascem eles ainda não contam com o pleno funcionamento do rúmen - o primeiro de quatro compartimentos que formam uma estrutura semelhante ao estômago nos ruminantes. O desenvolvimento do órgão depende da ingestão de alimentos sólidos, que são fermentados por bactérias e resultam em produtos finais absorvidos e metabolizados pela parede interna do rúmen.

Exposição solar pode alterar fisiologia de ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226360.htm
[ TECNOLOGIA ] A exposição solar tem potencial para alterar parâmetros fisiológicos de ovinos. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela zootecnista Cláudia Caroline Barbosa Amadeu, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga.

Governo gaúcho dispõe de linha de financiamento para irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226357.htm
[ POLITICA ] Os agropecuáristas gaúchos que desejarem aprimorar a estrutura de suas lavouras, implementando ou ampliando o sistema de irrigação, podem conhecer, durante a 36ª Expointer, o programa "Mais Água, Mais Renda" do governo do Estado. O projeto da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapa) disponibiliza linhas de investimento, via Banrisul, para os produtores.

Pesquisa estuda fruto usado na confecção da cuia do chimarrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226365.htm
[ TECNOLOGIA ] Apesar de ainda ser uma planta subaproveitada, a rentatibilidade, o baixo custo de produção e a adaptabilidade a diferentes condições ambientais fazem do porongo uma cultura muito importante para a economia do sul do país. O fruto que fornece matéria-prima para a confecção das cuias é objeto de uma tese de doutorado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP/Esalq) em parceria com a Universidade Federal Santa Maria (UFSM).

Setor de máquinas e implementos agrícolas comemoram e esperam bater recorde na Expointer 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226364.htm
[ ECONOMIA ] As empresas produtoras de máquinas e implementos agrícolas estão comemorando o crescimento vivido pelo setor no Rio Grande do Sul. A maior parte delas prevê bater os recordes de venda com relação ao ano passado, quando foi superado os R$ 2 bilhões.

Feira da Agricultura Familiar reúne 184 estandes na Expointer 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226362.htm
[ EVENTOS ] Desde 1998, a Expointer abriu as portas para a agricultura familiar e hoje a Feira da Agricultura Familiar é um dos espaços mais frequentados do evento. O espaço é uma vitrine para os produtos do da produção familiar e ainda permite que o agricultor faça negócios e tenha contato com as políticas públicas para o fortalecimento e o crescimento do setor. Este ano, o pavilhão da agricultura familiar expõe a produção de mais de nove mil famílias gaúchas.

Conab divulga prazo para recebimento de documentação para bônus de cana no Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226361.htm
[ POLITICA ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá receber, a partir da próxima semana até o dia 29 de novembro, a documentação para pagamento da subvenção da cana-de-açúcar produzida no Nordeste, medida que vai favorecer produtores independentes e indústrias de etanol combustível da safra 2011/2012. Estará também no site da empresa, no mesmo período, um comunicado que estabelecerá as condições operacionais.

Cebola roxa processada traz benefícios ao produtor e ao consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226359.htm
[ ECONOMIA ] A cebola é uma das plantas de maior difusão do planeta e apresenta grande importância mundial, não só em termos de produção, mas também de consumo. No Brasil, é a terceira hortaliça mais cultivada e seu consumo é feito principalmente in natura como condimento ou tempero. Embora versátil em termos alimentares e culinários, essa hortaliça ainda tem pela frente um grande desafio para aumentar seu consumo, principalmente em se tratando da cebola roxa, pois a demanda por esta variedade é pequena e concentra-se no Nordeste e aos redores de Belo Horizonte (MG).

Ministério publica norma que agiliza importação de materiais para pesquisa científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226356.htm
[ POLITICA ] Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no dia (19/08/2013) no Diário Oficial da União instrução normativa com o objetivo de agilizar a importação de materiais para pesquisa científica ou diagnóstico. A nova regra classifica os produtos quanto ao maior ou menor risco sanitário, dispensando autorização prévia e a apresentação de certificado sanitário internacional no caso de risco insignificante. A norma engloba itens de origem animal e agentes veterinários, como príons (partículas compostas apenas por proteínas normais do organismo, que, quando modificadas, podem causar doenças), fungos e bactérias.

Pesquisar este blog