Selecione o dia...

sábado, 7 de setembro de 2013

Tensão entre índios e produtores rurais aumenta no sul da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226481.htm
[ POLITICA ] A presença de soldados da Força Nacional de Segurança Pública não foi, até o momento, capaz de conter novas ocupações indígenas a propriedades rurais localizadas na região conhecida como Serra do Padeiro, no sul da Bahia. Fazendas continuam a ser ocupadas todos os dias e nem as próprias lideranças do movimento indígena sabem ao certo quantas já foram tomadas na tentativa de fazer com que o governo federal conclua o processo de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.

Selo brasileiro de café estreia no mercado internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226479.htm
[ ECONOMIA ] A empresa líder no comércio de café na Alemanha, Tchibo, é a primeira estrangeira a testar o selo Certifica Minas Café, o único desenvolvido por um governo. A companhia não revela a quantidade do grão negociada por questões de concorrência de mercado. O produto brasileiro embarca em outubro rumo às 77 lojas da marca espalhadas pelo país europeu.

Líderes do Brics anunciam criação de um banco de desenvolvimento comum

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226475.htm
[ ECONOMIA ] Durante viagem à Rússia, a presidente Dilma Rousseff participou de uma reunião de cooperação econômica do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) antes da reunião do G-20. Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE), os líderes consideraram que continua lento o ritmo de recuperação da economia global, e que permanece alta a taxa de desemprego em algumas nações. No encontro, foi anunciada a criação de um novo banco de desenvolvimento do bloco e um fundo de reserva para socorrer os países em caso de crise. O banco de desenvolvimento vai contar com um capital inicial de US$ 50 bilhões. O objetivo é que o novo banco seja uma alternativa ao Banco Mundial e ao FMI.

MEC disponibiliza Guia para ajudar participantes na redação do Enem 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226474.htm
[ CONCURSOS ] No dia 5 de setembro o Ministério da Educação (MEC) lançou um Guia que contém os critérios utilizados para a avaliação e informações para orientar o estudante sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é auxiliar o participante, pois na edição do Enem deste ano a correção da redação terá regras mais rígidas. Entre os dias 26 e 27 de outubro, cerca de 7 milhões de candidatos vão realizar as provas. O material está disponível apenas pelo site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br.

Câmara aprova o fim do voto secreto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226473.htm
[ POLITICA ] A Câmara dos Deputados aprovou o fim do voto secreto em todas as votações. A proposta segue agora para o Senado Federal.

Passar quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta criatividade em 50%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226480.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma pesquisa realizada pelos cientistas David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah, nos Estados Unidos, Ruth Ann Atchley e Paul Atchley da Universidade do Kansas (também em território norte-americano) aponta que o contato humano com a natureza é produtivo e pode aumentar a criatividade em até 50%, relatou o portal Sic Notícias.

Investimento em Agroecologia supera 20% do orçamento de P&D da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226478.htm
[ TECNOLOGIA ] O diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, participou, no dia 3 de setembro de 2013, de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A reunião proposta pelo deputado Penna (PV-SP) tratou dos investimentos da Empresa em pesquisa na área de agricultura orgânica.

Ruralistas e ministro do STF discutirão questões indígenas no dia 9

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226477.htm
[ POLITICA ] A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reúne no dia 9 de setembro de 2013, às 16h20, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso para tratar de temas relacionados à questão indígena no Brasil. A audiência será no gabinete do ministro, no STF.

Ufersa lança edital com 28 vagas para o cargo de Professor Efetivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226476.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está com edital aberto para o preenchimento de 28 vagas para o cargo de Professor Efetivo, com lotação no Câmpus Central de Mossoró, além das unidades em Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos. Os interessados em participar do certame têm até o dia 13 de setembro de 2013 para se inscrever através da página virtual da Comissão Permanente de Processo Seletivo (CPPS). Para efetuar a inscrição, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00.

Atuação da Rede Leite na agropecuária familliar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226472.htm
[ TECNOLOGIA ] Com uma proposta inovadora, aliando pesquisa e desenvolvimento num mesmo programa, a Rede Leite vem contribuindo para o fortalecimento e a viabilidade da agricultura familiar na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Iniciado em 2004, atualmente a Rede Leite conta com a participação de instituições como a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos, Instituto Federal Farroupilha, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Cooperfamiliar e Universidade de Cruz Alta (Unicruz), trabalhando com diferentes temas relacionados aos sistemas de produção da região.

Pesquisar este blog