Selecione o dia...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sumiço das abelhas derruba exportações de mel do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226495.htm
[ ECONOMIA ] O Brasil caiu da 5ª para a 10ª colocação mundial em exportação de mel nos últimos dois anos. O motivo foi o abandono das colmeias na região produtora mais importante do país, o Nordeste. Em 2012, alguns estados registraram queda de 90% na produção e o abandono de colmeias chegou a 60%. "A queda no Nordeste reflete diretamente nas exportações nacionais de mel. A região é uma das maiores produtoras e exportadoras do país" explica Maria de Fátima Vidal, coordenadora de estudos e pesquisas do Etene (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste).

60 mil cisternas de placas entregues

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226496.htm
[ TECNOLOGIA ] Em julho de 2013, a Fundação Banco do Brasil (FBB) entregou a cisterna de placas de número 60 mil. O projeto executado em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) em 12 meses, beneficia diretamente aproximadamente 300 mil pessoas com com renda per capita de até R$ 140 por mês e está inserido no programa Brasil sem Miséria do Governo Federal. A cisterna de placas é uma tecnologia social certificada pela FBB em 2001.

Inscrições no Pronatec vão até o dia 16

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226494.htm
[ CURSOS ] Aqueles que querem fazer um curso técnico gratuito têm até o dia 16 de setembro de 2013 para se inscrever no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas foram ofertadas em cidades das cinco regiões brasileiras e serão preenchidas por ordem de inscrição. Para concorrer, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral.

País ganha com reforma política, indica pesquisa do DataSenado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226492.htm
[ POLITICA ] Pesquisa feita pelo DataSenado entre 29 de julho e 22 de agosto de 2013 indica que a maioria da população apoia mudanças na legislação sobre política, eleições e candidatos (veja infográfico ao lado e abaixo). Os dados foram coletados em entrevistas telefônicas, com uma amostragem aleatória de 1.229 pessoas, maiores de 16 anos, distribuídas em todos os estados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Mulheres são destaques na produção de flores no estado do Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226500.htm
[ ECONOMIA ] O crescimento da floricultura no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, além da expansão das áreas de plantio e diversificação da produção, revela também uma tendência verificada em outros segmentos no país: o aumento da presença da mão de obra feminina. Em 2004, de acordo com o 1º Censo da Floricultura no estado, realizado pela Emater-Rio, apenas 20% dos empregos permanentes gerados na floricultura eram ocupados por mulheres.

Programa Bolsa Verde beneficia 42 mil famílias aliando preservação ambiental e aumento da renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226499.htm
[ POLITICA ] Instituído há quase dois anos, o Programa de Apoio à Conservação Ambiental, conhecido como Bolsa Verde, que faz parte do plano Brasil sem Miséria, beneficia cerca de 42 mil famílias em unidades de conservação e assentamentos, principalmente na Região Norte. A meta do governo é ter, até o fim do ano [2013], 70 mil famílias cadastradas no programa. O objetivo é aliar a preservação ambiental à melhoria das condições de vida e à elevação da renda no meio rural.

Fogões Ecológicos melhoram a qualidade de vida de agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226498.htm
[ TECNOLOGIA ] Reduzir o uso de lenha e obter um cozimento eficiente, reduzir a emissão de fumaça e minimizar os problemas de saúde, diminuir o esforço do trabalho da mulher, grande responsável pelo transporte de lenha, são alguns dos benefícios dos fogões ecológicos, uma experiência que vem mudando a vida de cerca de 200 famílias agricultoras na região do Polo da Borborema da Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA).

Projeto Rio São Bartolomeu Vivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226497.htm
[ TECNOLOGIA ] Salvar um rio. O sonho que uniu pessoas, comunidades, instituições, começa a virar realidade. O projeto Rio São Bartolomeu Vivo reúne ações que contribuem para a preservação e recuperação sustentável da bacia que passa pelo Distrito Federal e Goiás, e promove o desenvolvimento integrado das populações envolvidas. O projeto recebe apoio da Fundação Banco do Brasil.

Produtores rurais querem mais investimentos em estradas vicinais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226493.htm
[ POLITICA ] O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu, em audiência no dia 6 de setembro de 2013, a criação de um programa nacional especifico para a pavimentação das estradas vicinais, com a adoção de soluções alternativas, práticas e baratas para a produção de bueiros e pontes. Ele observou que "fórmulas caseiras" regionais, prevendo a destruição de vegetação nativa, não podem mais ser utilizadas em razão da preocupação com a conservação ambiental.

Pesquisar este blog