Selecione o dia...

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mudanças no clima do Brasil até 2100

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226517.htm
[ TECNOLOGIA ] O clima no Brasil nas próximas décadas deverá ser mais quente -- com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país entre 1 ºC e 6 ºC até 2100, em comparação à registrada no fim do século 20. No mesmo período, também deverá diminuir significativamente a ocorrência de chuvas em grande parte das regiões central, Norte e Nordeste do país. Nas regiões Sul e Sudeste, por outro lado, haverá um aumento do número de precipitações.

Brasil mais quente e seco pode desencadear crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226518.htm
[ ECONOMIA ] Até 2100, a robusta floresta amazônica pode dar lugar a uma paisagem dominada pela savana. A Caatinga, bioma do semiárido mais rico em fauna e flora do mundo, vai virar deserto. Em todo o território nacional, a temperatura média pode aumentar 6ºC. As projeções fazem parte do primeiro estudo que analisa os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, e estão sendo apresentadas no Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), que segue até o dia 13 de setembro de 2013.

Modelo para entender as variações climáticas no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226516.htm
[ TECNOLOGIA ] O desmatamento da Amazônia, as queimadas, os processos de interação entre o Oceano Atlântico e a atmosfera são algumas das questões climáticas particulares do Brasil que o Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM, na sigla em inglês) leva em consideração e pretende dar conta de uma forma que mesmo os melhores modelos do mundo não são capazes de fazer.

Brasil pesquisa mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226513.htm
[ POLITICA ] Em São Paulo, a primeira conferência sobre o tema reúne cientistas que tentam prever o que vai acontecer com o clima do país.

Alertas de desmatamento e degradação da Floresta Amazônica aumentam 35%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226519.htm
[ POLITICA ] O número de alertas sobre desmatamento e degradação da Floresta Amazônica aumentou em 35% entre agosto de 2012 e julho de 2013 na comparação com agosto de 2011 a julho de 2012. As imagens de satélites usadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), mostraram que, entre agosto de 2012 e julho deste ano, as áreas possivelmente devastadas chegaram a 2.766 quilômetros quadrados ao passo que, entre agosto de 2011 e julho do ano passado, a devastação ocorreu em 2.051 quilômetros quadrados.

Maquete explica o novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226515.htm
[ POLITICA ] No espaço Caminhos da Integração durante a Expointer 2103, a Emater/RS-Ascar montou maquete que foi muito apreciada pelos visitantes da exposição.

A qualidade do café mineiro para o mundo saborear

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226514.htm
[ ECONOMIA ] O Brasil ocupa o segundo lugar em número de consumidores de café, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas o nosso país não é apenas apaixonado por café. É também o maior produtor do mundo, responsável por um terço do mercado internacional. E é de Minas Gerais que sai metade da produção nacional. Por isso, o Estado foi escolhido para sediar o maior evento mundial da indústria cafeeira. Uma oportunidade para mostrar aos outros países a qualidade do nosso produto.

Diversidade de frutas, verduras e legumes do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226512.htm
[ ECONOMIA ] Conheça a diversidade de frutas, verduras e legumes do Cerrado, do Pantanal e da Amazônia, que são cada vez mais usados pelos chefes de cozinha na gastronomia brasileira. E veja também que os pesquisadores investigam o motivo das baleias franca terem sumido das praias da região sudeste. O movimento de navios é uma das causas estudadas.

Orquídeas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226511.htm
[ TECNOLOGIA ] As orquídeas fazem parte da Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. São mais de 35 mil espécies no mundo que chamam a atenção pela beleza, pela variedade de cores e formas. O programa Meio Ambiente por Inteiro da TV Justiça aproveita a comemoração da chegada da primavera em setembro para falar sobre essa planta que encanta as pessoas.

Pesquisar este blog