Selecione o dia...

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desperdício de alimentos causa prejuízos anuais de US$ 750 bilhões, avalia FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226528.htm
[ ECONOMIA ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu ontem (11/09/13), em estudo publicado em Roma, Itália, que os desperdícios com alimentos no mundo podem causar cerca de US$ 750 bilhões anuais de prejuízos. Pelo relatório, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçadas por ano provocam estragos no solo e no meio ambiente. O estudo alerta que o mau uso do lixo alimentar gera prejuízos também à qualidade de vida.

Minas Gerais já possui 1.642 propriedades cafeeiras certificadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226526.htm
[ ECONOMIA ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) já certificou 1.642 propriedades de café. Esta atividade faz parte do Programa Certifica Minas Café que é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e gerenciado pelo IMA. O planejamento do Certifica Minas prevê que até dezembro deste ano [2013], 1.750 propriedades de café sejam certificadas. E para isso acontecer, já foram auditadas 2.604 propriedades no Estado, desde o início do Programa em 2008. Destas 1.642 propriedades encontram-se com o status de certificadas. Até o momento em 2013, foram auditadas e aprovadas 1.050 propriedades cafeeiras.

UFSCar abre inscrições para concurso de técnicos-administrativos em várias áreas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226524.htm
[ CONCURSOS ] Até o dia 13 de setembro de 2013, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições em concurso público destinado ao provimento de cargo de servidores técnico-administrativo com curso superior para os campi Araras, São Carlos e Sorocaba.

Mudanças climáticas devem reduzir áreas de cultivo no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226523.htm
[ TECNOLOGIA ] O aumento das temperaturas e as mudanças no regime de chuvas previstos para ocorrer nas várias regiões do Brasil em decorrência do aquecimento global poderão afetar bastante a agricultura do país. Culturas como feijão, soja, trigo e milho serão especialmente impactadas, apontam estudos da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima).

Mastite pode ser contraída pelas fêmeas leiteiras no meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226529.htm
[ ECONOMIA ] A mastite ambiental configura-se em uma das maiores ameaças à produção de leite lucrativa, especialmente devido aos coliformes. Para Roulber Silva, coordenador de serviços técnicos de ruminantes da Merial Saúde Animal, há outros tipos da doença, como as mastites contagiosas - mais comuns e que podem ser controladas com antibióticos e medidas de manejo e higiene. Porém, ele diz, "a mastite contraída a partir do ambiente de criação é um mal de difícil controle, pois apresenta formas múltiplas de contaminação, seja pelo esterco, urina, barro e cama do animal, além de elevada agressividade dos agentes infecciosos, como as bactérias coliformes".

Fundação Banco do Brasil divulga resultado do prêmio de tecnologia social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226527.htm
[ TECNOLOGIA ] A Fundação Banco do Brasil (FBB) realiza a cada dois anos, a premiação daqueles que promovem algum tipo de Tecnologia Social. A seleção de 2013 contou com mais de 1000 inscritos, no qual 192 foram consideradas tecnologias sociais. Entre elas, 30 instituições concorrerão ao grande prêmio final.

FEA/USP tem vagas para professor doutor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226525.htm
[ CONCURSOS ] O Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas, até 20 de setembro de 2013, para o concurso que visa preencher cinco vagas de professor doutor. Para a área de Teoria Econômica são oferecidas quatro vagas; a outra vaga é destinada aos candidatos cuja área de conhecimento esteja relacionada à Sociologia Econômica.

Após nove anos, sai condenação dos acusados da "Chacina de Unaí"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226522.htm
[ POLITICA ] Depois de nove anos de espera, sai a condenação dos acusados de matar quatro servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no crime ficou conhecido como "Chacina de Unaí".

Governo agiliza processo de definição do uso da terra na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226521.htm
[ POLITICA ] Para acelerar o processo de definição do uso de terras públicas na Amazônia Legal, o governo federal criou uma câmara técnica com representantes dos estados da região, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de outros órgãos federais. A câmara, a partir de estudos, será responsável por definir a melhor forma de uso da terra, que pode ser destinada a assentamento de reforma agrária ou numa unidade de conservação. Depois a região será transferida para o órgão responsável por cuidar da área. O MDA repassou 952 mil hectares de terras da região vão para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para se tornar áreas de conservação ambiental.

Cerrado é um dos maiores produtores atuais de alimentos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226520.htm
[ TECNOLOGIA ] Segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, o Cerrado tinha, por muito tempo, produção agrícola limitada. Com pesquisas e novas tecnologias na área, o bioma se transformou em um dos maiores produtores de alimentos do país. O Conexão Ciência desta semana recebe o chefe da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres, que fala sobre a importância do bioma e como as pesquisas contribuem para aumentar a eficiência do uso da terra e evitar o desmatamento com a agricultura sustentável e a integração lavoura-pecuária-floresta.

Pesquisar este blog