Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ibama intensifica fiscalização para combater desmatamento ilegal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226566.htm
[ POLITICA ] Mais de 1,5 mil agentes ambientais e militares do Exército estão atuando na Amazônia Legal para combater o desmatamento ilegal. As equipes contam com seis helicópteros e mais de 100 veículos adaptados para apoiar as operações Onda Verde e Hileia Pátria, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Livro detalha solos do Vale dos Vinhedos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226568.htm
[ LIVROS ] A qualidade da uva é o resultado da interação entre vários fatores naturais e humanos, como o clima, o sítio ou topografia local, o solo e a geologia, a cultivar escolhida e as práticas de manejo adotadas na produção. De todos os fatores ambientais, o clima exerce efeito preponderante sobre a possibilidade de se produzir uvas de qualidade em uma determinada região, mas, em escala local, outros aspectos físicos assumem grande importância, dentre os quais o solo. Portanto, ações ou políticas que busquem orientar a viticultura para a obtenção de produtos diferenciados por conta de sua tipicidade devem, necessariamente, contemplar estudos de solos.

Substâncias presentes na Coca-Coca podem até causar câncer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226562.htm
[ TECNOLOGIA ] O "caramelo IV", usado para colorir o refrigerante, está ligado a câncer de pulmão, esôfago e sangue. E os brasileiros tem um motivo a mais para preocupação. A mesma bebida vendida em nosso País tem 67 vezes mais caramelo IV que a Coca-Cola comercializada na Califórnia, nos Estados Unidos.

Animais são maltratados para produzir café mais caro do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226561.htm
[ POLITICA ] Uma reportagem da BBC flagrou cenas de crueldade com animais durante a produção de um tipo de café considerado o mais caro do mundo. O Kopi Luwak, ou café de civeta, é feito a partir de grãos de café extraídos das fezes do civeta - um animal pequeno, de uma família de mamíferos carnívoros, com pelagem manchada e focinho pontiagudo, que vivem em palmeiras na Indonésia.

Produtores fluminenses adotam agricultura orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226560.htm
[ ECONOMIA ] Alimentos saudáveis e livres de produtos agressivos à saúde humana, como pesticidas e fertilizantes sintéticos. Esse é o novo foco da política implementada pelo Governo do Rio de Janeiro. Empenhada em promover o desenvolvimento sustentável da produção orgânica, a Secretaria de Agricultura e Pecuária se uniu a outras instituições para incentivar a migração dos produtores familiares para este tipo de cultura.

Poucos brasileiros sabem como economizar energia elétrica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226569.htm
[ ECONOMIA ] Dormir com a TV ligada, abrir a geladeira várias vezes ao dia e tomar banhos demorados são hábitos que deixam a conta de energia elétrica mais cara no fim do mês. Mudanças simples de comportamento afetam diretamente o bolso.

Governo Federal apoia alternativa ao cultivo do fumo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226567.htm
[ ECONOMIA ] Mais de 45 mil produtores brasileiros estão variando a produção de fumo por meio do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Criado em 2005 pelo Governo Federal, a iniciativa visa apoiar os agricultores que desejam investir em outras opções de renda.

Conama aprova licenciamento ambiental para aquicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226565.htm
[ POLITICA ] O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou, na semana passada, novas diretrizes nacionais que alteram a Resolução 413/2009, tornando mais simplificado e rápido o licenciamento ambiental para empreendimentos aquícolas (cultivo de peixes de água doce e salgada). A expectativa é que a nova resolução seja publicada no Diário Oficial da União ainda neste mês. Publicada, entra em vigor automaticamente.

Apesar de maiores, investimentos em educação ainda são mal distribuídos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226564.htm
[ POLITICA ] Os investimentos totais em educação no Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passaram de 5,8% para 6,1%, de 2010 para 2011. No mesmo período, as aplicações diretas -- excluídos financiamentos e pagamento de bolsas, passaram de 5,1% para 5,3%. O último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que, em relação a outros países, em 2010, o Brasil ultrapassou a Hungria (4,6%), a Itália (4,7%) e equiparou-se à Suíça (5,6%). As porcentagens, no entanto, escondem os valores reais e a má distribuição desses recursos no país.

Colégio Florestal de Irati completa 40 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226563.htm
[ TECNOLOGIA ] O Colégio Florestal de Irati é referência na formação de Técnicos Florestais. Conheça mais sobre essa instituição que há 40 anos prepara jovens para a mão de obra específica do setor florestal.

Pesquisar este blog