Selecione o dia...

terça-feira, 17 de setembro de 2013

FAO alerta sobre ameaça do vírus da gripe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226575.htm
[ POLITICA ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertou a comunidade internacional ontem (16/09/13) sobre a ameaça dos vírus da gripe aviária H7N9 e H5N1, devido à proximidade da temporada das gripes. "Devemos manter uma vigilância constante", disse o diretor do departamento de Veterinária da FAO, Juan Lubroth, em reunião conjunta com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (cuja sigla em inglês é Usaid), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Mudança climática ameaça produtividade da soja no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226573.htm
[ ECONOMIA ] O rendimento da soja brasileira, item fundamental das exportações, pode cair até 24% até 2050. Também haverá redução no feijão, arroz, milho, cana-de-açúcar, café e laranja. Alguns desses alimentos já apresentam perdas nas colheitas deste ano [2013]. O que acontece com o poderoso setor agropecuário do Brasil? Segundo o primeiro informe exaustivo sobre a mudança climática no país, a temperatura em seu extenso território pode aumentar entre três e seis graus até 2100, e as perdas agrícolas serão um de seus efeitos mais notáveis.

Redução de queimadas da cana em São Paulo já produz resultados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226572.htm
[ TECNOLOGIA ] A substituição da colheita manual da cana-de-açúcar pela mecanizada no Estado de São Paulo nos últimos seis anos, por força do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, tem provocado a queda crescente das emissões de gases de efeito estufa (GEE) pelo setor agrícola. Se esse ritmo de conversão for mantido nos próximos anos e, dependendo do tipo de manejo da cana-de-açúcar crua adotado, o setor poderá contribuir com mais da metade da meta de redução das emissões de GEE do estado.

UEPG abre concurso para contratação de 95 professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226571.htm
[ CONCURSOS ] As inscrições para concurso público para professores em diversas áreas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terminam em 2 de outubro de 2013 e devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.pitangui.uepg.br/concurso. São 95 vagas, sendo 43 para o curso de Medicina; 11 para o Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia; nove para Ciências Biológicas e da Saúde; 10 para Ciências Exatas e Naturais; e 14 para Ciências Humanas, Letras e Artes; e oito para Ciências Sociais Aplicadas.

Fontes renováveis de energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226578.htm
[ TECNOLOGIA ] O Brasil tem capacidade de chegar a 2050 com quase 67% da energia gerada a partir de fontes renováveis. É o que prevê o novo estudo da ong Greenpeace. A eólica é das principais fontes. Mas hoje apenas 1% da eletricidade no país é produzida pela força dos ventos. Assista na reportagem do Repórter ECO.

Comissão quer levar a plenário projeto que modifica Estatuto da Microempresa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226577.htm
[ POLITICA ] A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei Complementar nº 237/2012, que atualizará o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, pretende levar o texto ao plenário da Casa no mês de outubro, disse ontem (16/09/13) o presidente do colegiado, deputado federal Armando Vergílio (PSD-GO). A comissão fez uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ontem, como já tinha feito em Brasília, Belém e no Recife, com o objetivo de debater propostas para aprimorar o texto em tramitação.

Entidades do setor agrícola querem ampliar diálogo entre urbano e rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226576.htm
[ TECNOLOGIA ] Foi lançado, no dia 12 de setembro de 2013, em Brasília (DF), o movimento "Um Novo Olhar Sobre a Agricultura", a partir da assinatura de um documento onde diversas entidades técnico-científicas alertam as oportunidades e desafios que o aumento da demanda mundial por alimentos oferecem à agricultura sustentável.

Brasil, África do Sul, Índia e China divulgam declaração sobre mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226574.htm
[ POLITICA ] A preocupação com a inadequação dos atuais compromissos dos países desenvolvidos na redução das emissões de gases de efeito estufa foi um dos destaques do documento final da reunião ministerial do Basic -- grupo formado por Brasil, África do Sul, China e Índia -- realizada em Foz do Iguaçu (PR).

UFLA abre concurso para 13 vagas para professores substitutos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226570.htm
[ CONCURSOS ] As inscrições para concurso público na Universidade Federal de Lavras (UFLA), para seleção de 13 professores substitutos, foram abertas ontem (16/09/13) e prosseguem até o dia 25 de setembro, às 18 horas. Somente poderão ser efetuadas no site www.prgdp.ufla.br/selecao. A taxa é de R$ 100,00 e o pagamento deve ser feito até o último dia de inscrição, por meio de boleto bancário (emitido no ato da inscrição).

Pesquisar este blog