Selecione o dia...

sábado, 21 de setembro de 2013

Redução das colônias de abelhas representa ameaça aos seres vivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226615.htm
[ POLITICA ] As abelhas estão entre os principais polinizadores do planeta. Sua extinção pode ameaçar também a sobrevivência do homem. Em algumas partes do mundo, estudiosos do assunto já confirmam a redução de colônias entre 30% e 70%, indício de que todas as espécies estão ameaçadas. Cientistas classificam o fenômeno da redução dessas populações de desordem de colapso da colônia (colony collapse disorder), significando sérios prejuízos para a biodiversidade, a produção de alimentos e a economia em geral.

Aplicativo gratuito ajuda a monitorar problemas urbanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226614.htm
[ SOFTWARES ] Estudantes e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um aplicativo que possibilita a identificação e o mapeamento de irregularidades nas cidades. Chamada de Cidadera, a plataforma permite que qualquer pessoa aponte problemas como buracos nas ruas, entulho e falta de iluminação. O aplicativo foi desenvolvido para funcionar em smartphones com sistemas IOS e Android e ainda de forma on-line por meio do site.

Casa sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226609.htm
[ ECONOMIA ] Conheça uma propriedade que aproveita muito bem os recursos naturais como claridade, água da chuva e aquecimento solar.

Agrotóxico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226608.htm
[ POLITICA ] O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou com uma ação na Justiça para suspender o registro de agrotóxicos formulados com carbendazim no Brasil. A substância é proibida nos Estados Unidos e em países da Europa. O princípio ativo é considerado nocivo à saúde humana. Assista na reportagem a seguir.

Fazendinha agroecológica: 20 anos produzindo sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226607.htm
[ TECNOLOGIA ] O Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, foi criado em 1993. É uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Pesagro-Rio. Localizada na Baixada Fluminense, a Fazendinha tem 70 hectares de área destinados à pesquisa, ao ensino e à transferência de tecnologias em agricultura orgânica. As experiências realizadas, hoje divididas em oito linhas temáticas, objetivam o desenvolvimento de sistemas de produção diversificados, integrando a pecuária e cultivos variados, sem o uso de agrotóxicos.

Novo tipo de mortadela tem 66% menos gordura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226613.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, produziu um tipo de mortadela com teor reduzido de gorduras, com a substituição da gordura animal pela vegetal. O produto possui menos ácidos graxos saturados, e é destinado principalmente ao consumo de idosos. Os testes realizados pela pesquisadora Fernanda Papa Spada mostraram que a mortadela com menos gordura tem grande aceitação pelos consumidores, que não percebem a diferença em relação a preparação tradicional.

Vacina contra dengue será testada no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226612.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores do Instituto Butantan, entidade parceira da Universidade De São Paulo (USP), em conjunto com com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (os chamados NIH, do inglês National Institutes of Health), desenvolvem uma vacina contra a dengue. Os testes em seres humanos no Brasil foram autorizados neste mês pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos Estados Unidos, a vacina já foi testada em animais e em seres humanos, com resultados positivos.

Agroindústrias coloniais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226611.htm
[ ECONOMIA ] Famílias que apostam nos produtos coloniais como meio de fortalecer os negócios e ampliar a renda no meio rural

Conclusão de trecho da Ferronorte vai ampliar transporte de cargas no MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226610.htm
[ ECONOMIA ] No dia 19 de setembro de 2013, em Rondonópolis (MT), a presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de conclusão do trecho Alto Araguaia - Rondonópolis da ferrovia Ferronorte. No total, foram entregues 147 km de ferrovia de um trecho de 260 km. O objetivo é dar mais agilidade ao escoamento da produção de soja e milho do estado. Com os novos trilhos, a entrega de cargas é ampliada até o Porto de Santos, em São Paulo. Com as obras, o sistema ferroviário da região terá capacidade para transportar 100 mil toneladas de grãos e outros insumos. A ação faz parte do Plano de Investimentos em Logística, lançado em agosto de 2012, que prevê investimentos de mais de R$ 140 bilhões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos nos próximos 30 anos.

Pesquisar este blog