Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alemães consagram Merkel nas urnas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226634.htm
[ POLITICA ] Quando Angela Merkel se tornou a primeira mulher chefe de governo da Alemanha, em 2005, não eram poucos os que duvidavam que ela tinha sede de poder suficiente para o cargo. Ninguém diria que ela teria força até para um terceiro mandato, façanha que só dois chanceleres federais conseguiram até agora: Konrad Adenauer (1949-1963) e Helmut Kohl ??(1982 a 1998), ambos democrata-cristãos, como ela.

Expedição avalia viabilidade de escoamento dos grãos pelo Pacífico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226632.htm
[ ECONOMIA ] Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 20% na safra de soja e de 17,8%, de milho safrinha somente no último ciclo de colheita, chegando a 6 milhões e 7,8 milhões de toneladas, respectivamente. Na mesma proporção em que eleva progressivamente a produção, o Estado tem ampliado o problema de armazenagem e transporte para os terminais portuários.

Iniciativa premia ações pedagógicas que melhoram a educação básica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226631.htm
[ POLITICA ] Para incentivar melhores resultados na qualidade do ensino, o Ministério da Educação (MEC) criou, há oito anos, o Prêmio Professores do Brasil. O objetivo é reconhecer o trabalho de professores de escolas públicas que desenvolvem experiências pedagógicas capazes de ajudar a melhorar a educação básica. A equipe de reportagem da TV NBR visitou uma escola de Planaltina (DF), a 45 quilômetros da região central de Brasília. A instituição teve um projeto premiado: um espaço para refeições, lições de reforço e brincadeiras, construído com garrafas pet e assentadas com barro e concreto. As inscrições para a 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil estão abertas e vão até 30 de outubro de 2013. Mais informações: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Embrapa Florestas: realizando pesquisas para desenvolver o setor florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226629.htm
[ TECNOLOGIA ] A Embrapa Florestas, localizada próximo a Curitiba, no Paraná, é um nicho de informações muito importante para quem produz. Pinus, eucalipto, madeira nobre, mata nativa, solo, clima, tudo é relacionado em pesquisas para facilitar o trabalho do silvicultor no Brasil. Nessa reportagem vamos mostrar no que os pesquisadores estão trabalhando hoje e o que podemos esperar de novidades amanhã.

Primavera começa com mudanças no regime de chuvas e temperaturas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226635.htm
[ ECONOMIA ] A primavera começa às 17h44 (horário de Brasília) de ontem (22/09/13), no segundo equinócio do ano, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Conhecida como "estação das flores", a época marca a mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Monsanto investe em campanha para não etiquetagem de transgênicos nos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226633.htm
[ POLITICA ] A Monsanto, líder mundial em produção de herbicidas, sementes e alimentos transgênicos, protagoniza mais uma ação polêmica em sua cruzada pela ampliação da inserção desse tipo de alimentação no mercado. Segundo informações da agência Actualidade RT, a multinacional estadunidense estaria investindo cerca de 4,6 milhões de dólares numa campanha de lobby para que os parlamentares estadunidenses não aprovem o Projeto de Lei que obriga os produtores a etiquetarem produtos transgênicos.

Meliponicultura - Embrapa Amazônia Oriental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226630.htm
[ TECNOLOGIA ] A meliponicultura é a criação de abelhas indígenas sem ferrão, chamadas pela ciência de meliponíferos. A Embrapa Amazônia Oriental desenvolve pesquisas para a criação racional e reprodução dessas abelhas, integração da atividade à paisagem florestal e aproveitamento agroindustrial dos produtos obtidos a partir dessa atividade. Este vídeo apresenta as abelhas mais comuns na região amazônica, como realizar a criação racional e os benefícios sociais e ambientais da atividade.

Programa oferece crédito facilitado e juros menores a agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226628.htm
[ ECONOMIA ] O Plano Safra da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), completa dez anos com avanços significativos no volume de recursos e nas facilidades de financiamento. A meta é garantir o aumento e proteção da renda, inovação, tecnologia e estímulo à produção de alimentos. O plano 2013-2014 prevê recursos de R$ 21 bilhões de reais. Além da facilidade no acesso ao crédito, com taxas de juros de até 3,5% ao ano para essa safra, a iniciativa prevê a garantia de escoamento de alimentos, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para acessar o crédito, o agricultor precisa ter a Declaração de Aptidão do Pronaf. Informações: www.mda.gov.br.

Três mitos que você sempre ouviu sobre a Agroecologia, mas ninguém teve coragem de negar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226627.htm
[ ECONOMIA ]

Pesquisar este blog