Selecione o dia...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arrecadação federal é recorde em agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226644.htm
[ ECONOMIA ] O governo federal arrecadou R$ 83,956 bilhões em impostos e contribuições em agosto, recorde para o período. O resultado representa crescimento real de 2,68% em relação ao mesmo período de 2012, descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram divulgados ontem (23/09/13) pela Receita Federal.

Poluição dos veículos causa 4,6 mil mortes ao ano em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226638.htm
[ POLITICA ] A poluição provocada pelos veículos em São Paulo causa 4,6 mil mortes por ano na maior cidade do país, um número três vezes maior que o de mortos em decorrência de acidentes de trânsito, de acordo com relatório divulgado no dia 22 de setembro de 2013 em meio à realização do Dia Mundial sem Carro.

Uso da forrageira camaratuba em práticas agroecológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226636.htm
[ TECNOLOGIA ] A Cratylia argentea, popularmente conhecida como camaratuba, é uma leguminosa forrageira, perene, nativa do Cerrado, adaptada às condições de seca e baixa fertilidade, capaz de manter-se verde durante todo o ano. Além de servir como forragem, a planta melhora a fertilidade do solo, ao aumentar a disponibilidade de nitrogênio e de matéria orgânica no terreno. Pode ser empregada como adubo verde e ajudar na recuperação de áreas degradadas. O pesquisador Walter Matrangolo explica que a multifuncionalidade da espécie motivou os trabalhos. "O produtor precisa de alimento para o gado na época seca. A pastagem degradada não suporta a estiagem e o custo da ração é alto. A camaratuba é uma alternativa importante. É comum o produtor ter capineira, mas não se usa legumineira, muito provavelmente por falta de informação".

Desleixo ao fazer currículo prejudica busca por emprego, diz pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226645.htm
[ ECONOMIA ] Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha indica que muitas pessoas colocam em risco suas chances de conseguir um emprego simplesmente por não tomarem cuidado ao elaborarem seus currículos. O levantamento, do Serviço Nacional de Carreiras do país, foi baseado em entrevistas com quase 200 consultores de carreira e mais de 2 mil pessoas que buscam um emprego.

Embrapa, USP e UFSCar assinam protocolo para unidade mista de pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226643.htm
[ TECNOLOGIA ] O protocolo de intenções para criação da Unidade Mista de Pesquisa em Automação para Sustentabilidade Agropecuária foi assinado pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e representantes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) durante a inauguração do Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), que ocorreu no dia 20 de setembro de 2013.

Oxfam alerta: um mundo mais quente também é mais faminto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226642.htm
[ POLITICA ] Durante essa semana, cientistas de todo o mundo se reunirão para preparar o lançamento do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) no dia 27 de setembro de 2013. Porém, as informações que já foram divulgadas não são nada acalentadoras. As evidências do acirramento das mudanças climáticas são cada vez mais consistentes e seus impactos em um mundo superpovoado devem causar ainda muitos prejuízos em termos humanos e financeiros.

Cachaças ganham mercado com certificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226641.htm
[ ECONOMIA ] Caninha, branquinha, goró, danada, pinga. A bebida que já ganhou vários apelidos desde a sua criação agora é reconhecida como cachaça pelo mercado americano e vem ganhando cada vez mais status de produto gourmet tipicamente brasileiro. O estado de Minas Gerais já não está mais sozinho quando o assunto é cachaça de qualidade. Na verdade, o Rio de Janeiro foi o primeiro estado a alcançar uma Indicação Geográfica de Procedência (IGP), que certifica a origem e características típicas dos produtos de sete alambiques. A iniciativa tem apoio do Sebrae.

Cientistas perto de desenvolver vacina universal contra gripe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226640.htm
[ TECNOLOGIA ] Cientistas britânicos acreditam ter avançado em pesquisas que podem levar à confecção de uma vacina que proteja contra todos os tipos de gripe. O vírus influenza, causador da doença, é extremamente mutável, fazendo com que vacinas para as gripes sazonais sejam alteradas constantemente.

Minas vai apresentar propostas de desenvolvimento rural sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226639.htm
[ ECONOMIA ] Minas Gerais terá 68 delegados na Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será realizada em Brasília no período de 14 a 18 de outubro de 2013. Os representantes foram eleitos na Segunda Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, promovida pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG), pela Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Jaboticatubas, entre os dias 17 e 19 de setembro.

Fapemig investe em ciência e tecnologia de ponta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226637.htm
[ TECNOLOGIA ] Um painel solar feito de plástico. Leve e fácil de transportar e instalar e que transforma até luz artificial em energia elétrica. O produto está sendo fabricado por uma empresa em Belo Horizonte. Vinte e oito pesquisadores, de doze nacionalidades, trabalham no desenvolvimento dos painéis que apresentam várias vantagens em relação às placas convencionais, feitas de vidro e silício.

Pesquisar este blog