Selecione o dia...

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ministério tentará reverter suspensão de compra de carne pela Rússia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226675.htm
[ POLITICA ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou ontem (26/09/13) que tentará reverter a suspensão de compra de carne bovina e suína de dez frigoríficos brasileiros pela Rússia. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, será enviado às autoridades russas um documento reiterando as ações desenvolvidas pelo setor privado para sanar inconformidades, com compromisso de correção das mesmas. O comunicado será construído com auxílio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

Congresso Brasileiro de Agroecologia será lançado dia 30 em Porto Alegre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226672.htm
[ EVENTOS ] O VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA-Agroecologia), que acontece em novembro de 2013 em Porto Alegre (RS), terá seu lançamento oficial no dia 30 de setembro, às 15 horas, na Assembleia Legislativa, na sala Espaço da Convergência Adão Pretto, no térreo. Haverá a presença de representantes das diversas instituições que integram a Comissão Organizadora do evento, como da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), além de autoridades, pesquisadores, estudantes e técnicos.

Alunos de cursos a distância já são 15% do total de matrículas na graduação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226669.htm
[ CURSOS ] O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), apontou um crescimento de matrículas nos cursos a distância no Brasil: em 2011 e 2012, o aumento chegou a 12,2%. O Censo também concluiu que, com esse crescimento, a modalidade a distância já representa 1.113.850 alunos, mais de 15% do total de matrículas em graduação.

Juventude rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226668.htm
[ ECONOMIA ] O Programa Rural Contemporâneo mostra que através da mobilização social, jovens produtores rurais do Estado do Espírito Santo estão produzindo mais e desenvolvendo a agricultura familiar.

Como funciona o serviço de previsão do tempo?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226666.htm
[ TECNOLOGIA ] A previsão do tempo passou a ser um serviço essencial para sociedade. Mas para chegar no formato dos mapas e revelar as temperaturas conforme se vê hoje, foi necessário um longo processo. Saiba como funciona esse trabalho na reportagem de Otávio Baldim.

Sistema biodigestor demonstra eficiência e baixo custo em Paranavaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226674.htm
[ TECNOLOGIA ] A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está desenvolvendo, em Paranavaí, região Noroeste do Estado, um sistema especial para o tratamento de esgoto doméstico para propriedades rurais. O sistema funciona com a biodigestão dos dejetos com o uso de bactérias, protegendo da poluição os lençóis freáticos em comunidades rurais próximas às captações de água da empresa.

Câmara dos Deputados aprova regras para produção de vinho colonial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226673.htm
[ POLITICA ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no dia 25 de setembro de 2013 proposta que regulamenta a produção e a comercialização de vinho colonial em todo território nacional. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), aos projetos de lei 2693/11, do deputado licenciado e ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e 3183/12, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Moreira também foi relator da proposta na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, onde apresentou outro substitutivo.

Projeto da Epamig sobre ILPF é certificado como tecnologia social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226671.htm
[ TECNOLOGIA ] Projeto desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), "Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em propriedades de agricultura familiar" foi reconhecido como tecnologia social. A pesquisadora da Epamig, autora do projeto, Maria Celuta Machado Viana, receberá em outubro de 2013 o certificado pela 7ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Foram reconhecidas 192 tecnologias das 1.011 inscritas, sendo que 20 são de Minas Gerais.

Confira a nova edição da Revista da Finep

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226670.htm
[ TECNOLOGIA ] Já está no ar a versão digital da 16ª edição da Revista da Finep - Inovação em Pauta. A publicação está alinhada ao protagonismo que a inovação conquistou no inicio do século XXI: programação visual arrojada, diagramação contemporânea, ilustrações criativas, matérias enxutas. Vai circular com 10 mil exemplares impressos, além da versão em flip. Uma edição condizente com a nova Finep, que passou a operar parte dos R$ 32,9 bilhões do Plano Inova Empresa, anunciado pela presidente Dilma Rousseff para aplicação em projetos de C,T&I. Cadastre-se aqui para receber a revista em sua casa.

Produtores do Paraná investem em transição agroecológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226667.htm
[ ECONOMIA ] Produto limpo e justo. Assim trabalham produtores orgânicos no interior do Paraná. A transição para o cultivo sem agrotóxicos gera renda e garante qualidade de vida aos produtores rurais e consumidores.

Pesquisar este blog