Selecione o dia...

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Direitos de índios podem ser aniquilados, diz chefe da Funai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226727.htm
[ POLITICA ] Grande marco para o reconhecimento dos direitos de indígenas no Brasil, a Constituição de 1988 completa 25 anos neste início do mês de outubro. Para a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, não há razões para celebrar. Nas últimas semanas, congressistas da bancada ruralista aumentaram a pressão para alterar um ponto da Carta que, segundo Assirati, trata de uma questão essencial para a sobrevivência desses povos. Eles querem transferir do Poder Executivo para o Legislativo a competência de demarcar terras indígenas.

Concurso público reforçará defesa agropecuária gaúcha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226726.htm
[ CONCURSOS ] O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, assinou, no dia 30 de setembro de 2013, contrato com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) para realização de concurso público que irá preencher 130 vagas de veterinários, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e técnicos agropecuários.

Governo apresenta o Sistema de Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226724.htm
[ ECONOMIA ] SiCAR é considerado uma ferramenta de grande importância para o controle das atividades em áreas rurais e florestas, porém muitas lacunas e contradições ainda permanecem. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, foi escolhida pelo governo federal para lançar um dos principais instrumentos do Novo Código Florestal. O Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) promete ser um mecanismo para o monitoramento do uso do solo no país, consequentemente controlando o desmatamento.

Imenso herbário virtual leva flora brasileira para a internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226721.htm
[ TECNOLOGIA ] A exuberante flora brasileira está ao alcance de todo o mundo a partir do dia 29 de setembro de 2013 graças a um "herbário virtual" com centenas de milhares de imagens em alta resolução, que está aberto à edição para pesquisadores, no mais puro estilo wiki. O herbário, disponível gratuitamente no site www.reflora.jbrj.gov.br, é composto por 420 mil fotografias de plantas prensadas e desidratadas, muitas delas colhidas por naturalistas europeus nos séculos XVIII e XIX. O herbário foi lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que demorou uma década em iniciar o projeto porque há dez anos o alto custo de armazenamento o tornava inviável.

Petrobras 60 anos -- O Início

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226720.htm
[ ECONOMIA ] O Repórter Brasil vai mostrar uma série de reportagens sobre a história e os desafios da maior empresa brasileira, a Petrobras, que comemora este ano 60 anos de fundação.

Programa Ciência sem Fronteiras abre nova chamada em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226719.htm
[ CURSOS ] A Presidente Dilma Rousseff anunciou no dia 30 de setembro de 2013, durante o programa Café com a Presidente, que no mês de outubro o governo federal vai abrir nova chamada para estudantes que desejam participar do programa Ciência sem Fronteiras. Desde que foi lançado, há dois anos, o programa já levou mais de 53 mil estudantes brasileiros para estudar fora do país. O governo paga todos os custos do estudantes no outro país. O CSF beneficia alunos de engenharia, medicina, ciências biométricas, ciências agrárias, exatas, computação e tecnológicas. Mais informações estão em: www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Entidades se unem para aumentar consumo de carne suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226728.htm
[ ECONOMIA ] A comercialização de carne suína no Brasil ainda é inferior a dos Estados Unidos e de alguns países europeus, apesar dos brasileiros estarem entre os cinco maiores produtores do mundo. Enquanto no exterior o consumo chega a mais de 30 quilos por ano, por aqui, esse número gira em torno de 15,6 kg.

Bactéria da Ásia ameaça laranjaiss da Flórida, nos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226725.htm
[ TECNOLOGIA ] A produção de cítricos na Flórida, sudeste dos Estados Unidos, segundo maior produtor de suco de laranja depois do Brasil, é ameaçada por uma doença provocada por uma bactéria da Ásia, que afeta essas árvores frutíferas e preocupa os cientistas. Esta enfermidade, chamada Citrus Huanglogbing ou "enverdecimento dos cítricos", torna as frutas amargas e faz com que caiam da árvore antes de amadurecer.

"Biocombustíveis podem ser facilitadores da segurança alimentar"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226723.htm
[ POLITICA ] Com políticas públicas adequadas e investimento em novas tecnologias que permitam explorar melhor a biomassa, a produção de biocombustíveis pode fortalecer tanto o desenvolvimento econômico como a segurança alimentar e energética - principalmente em países da América Latina e da África. A avaliação foi feita pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luís Augusto Barbosa Cortez e pelo professor do Imperial College London Jeremy Woods em um painel sobre biocombustíveis realizado no dia 27 de setembro de 2013, durante a programação da Fapesp Week 2013 London.

Vida digna no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226722.htm
[ POLITICA ] O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) completa 10 anos de execução este ano [2013], assim como o programa Bolsa Família. As duas políticas públicas formam uma parceria estratégica para a superação da extrema pobreza no Brasil. O PAA garante às famílias em situação de insegurança alimentar a entrega de produtos comprados diretamente de grupos, associações e cooperativas familiares. Com este programa, organizações da agricultura familiar se estruturaram em todo o país e promovem mais inclusão social no meio rural.

Trabalho de catalogação de espécies assegura origem da madeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226718.htm
[ TECNOLOGIA ] Há 40 anos, o Laboratório de Produtos Florestais, ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), ajuda a preservar a natureza, catalogando espécies de árvores brasileiras. No local, são feitas a identificação, caracterização tecnológica de produtos, aproveitamento de resíduos e indicações de uso para as madeiras, ferramentas importantes para assegurar a origem da matéria-prima, evitar o contrabando, além de incentivar o desenvolvimento de diversos produtos.

Pesquisar este blog