Selecione o dia...

sábado, 5 de outubro de 2013

Após denúncias de espionagem, Brasil quer independência digital dos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226755.htm
[ POLITICA ] Depois das denúncias de espionagem envolvendo a americana Agência de Segurança Nacional (NSA), que teria monitorado comunicações da Petrobras e até da presidente Dilma Rousseff, o Brasil defende agora uma descentralização dos fluxos de dados globais. Entre os objetivos, tornar-se menos dependente dos Estados Unidos. "Não faz sentido que uma conexão entre Brasil e Uruguai tenha que passar por Miami", questiona o secretário de Telecomunicações do Ministério da Comunicação, Maximiliano Martinhão, em entrevista à DW.

Edição de outubro do Jornal Unesp apresenta propostas da agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226753.htm
[ TECNOLOGIA ] O agronegócio hoje predomina na agricultura brasileira e tornou o país uma potência no setor. No entanto, esse sistema levanta muitas críticas, tanto pelos efeitos ambientais de práticas como a monocultura e o uso de agrotóxicos, quanto pelas consequências sociais da concentração de terras e da ênfase em culturas de exportação. Entre as alternativas a esse modelo está a agroecologia, que é o assunto da reportagem de capa do Jornal Unesp de outubro DE 2013.

Unesp oferece pós-doutorado em melhoramento genético animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226752.htm
[ CURSOS ] O Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal oferece uma vaga de Pós-Doutoramento para participação em Projeto de Pesquisa Temático apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na área de seleção genômica aplicada ao melhoramento animal.

Cooperativa de assentados em Goiás produz 60 mil toneladas de grãos em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226747.htm
[ ECONOMIA ] A Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Coparpa) é um exemplo do que o cooperativismo promove no meio rural brasileiro. Com sede no assentamento Rio Paraíso, no município de Jataí (GO), a entidade reúne 526 famílias assentadas em 14 áreas de reforma agrária em diferentes municípios da região sudoeste de Goiás, chamada de celeiro produtivo do estado. Somadas as safras colhidas nos meses de janeiro e julho deste ano [2013], a produção atingiu 60 mil toneladas de soja e milho, além da produção de, aproximadamente, 600 mil litros de leite ao mês.

Mais de 100 parlamentares comunicam troca de partido ao Congresso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226754.htm
[ POLITICA ] Até o meio-dia de ontem (04/10/13) mais de 100 deputados e dois senadores haviam comunicado a troca de partido à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O prazo para os que querem concorrer nas próximas eleições termina hoje (05/10/13. Durante a semana, a prática foi condenada em discursos de vários parlamentares e reascendeu as discussões sobre a necessidade de uma reforma política, embora muitos reconheçam que atualmente a possibilidade é remota.

Agrotóxico Acefato terá regras mais restritas de utilização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226751.htm
[ ECONOMIA ] O agrotóxico Acefato terá novas regras para ser utilizado no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no dia 3 de outubro de 2013 o resultado da avaliação do produto, excluindo algumas modalidades de aplicação e de culturas onde o produto não poderá mais ser empregado.

Isenção de impostos deverá impulsionar a criação de startups no Brasil, diz senador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226750.htm
[ POLITICA ] A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, no dia 1º de outubro de 2013, o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 321/2012 que isenta Startups, empresas novas de base tecnológica, de pagar impostos nacionais por um período inicial de dois anos, prorrogáveis por 24 meses. Aprovada por unanimidade, a matéria segue para análise na Câmara dos Deputados.

Mais de 1400 espécies identificadas na Reserva Biológica do Arvoredo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226749.htm
[ TECNOLOGIA ] A Reserva Biológica (Rebio) Marinha do Arvoredo, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no litoral de Santa Catarina possui 17.600 hectares, sendo 98% ocupado por área marinha. A reserva é a única federal que possui remanescentes de Mata Atlântica presentes em suas ilhas, os quais somam mais de 370 hectares de vegetação nativa preservada. A região abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. A Rebio foi criada em 1990, pelo Decreto nº 99.142, de 12 de março.

Chamadas de assistência técnica e extensão rural visam sustentabilidade nas cadeias do leite e do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226748.htm
[ POLITICA ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) abriu duas Chamadas Públicas para seleção de entidades prestadoras de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Uma Chamada é voltada para promoção da agricultura familiar sustentável na cadeia produtiva do leite e a outra é direcionada à cadeia produtiva do café.

Pesquisar este blog