Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Expansão da agricultura no Brasil estimula conflitos por terra, diz Oxfam

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226789.htm
[ POLITICA ] Maior produtor mundial de açúcar, responsável por 20% do abastecimento mundial, o Brasil é, segundo a organização não governamental Oxfam, um exemplo de país onde os conflitos agrários têm crescido em consequência da expansão da agricultura, principalmente do plantio de soja e da cana-de-açúcar.

Todas as universidades federais vão utilizar o Enem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226793.htm
[ TECNOLOGIA ] A partir deste ano, todas as universidades federais brasileiras vão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição ao vestibular ou como parte final do processo seletivo. O exame foi criado em 2008 para avaliar a qualidade do ensino médio oferecido no país. Mais de 7 milhões de estudantes vão fazer as provas marcadas para os dias 26 e 27 de outubro de 2013. Os locais de prova podem ser consultados pela internet: www.enem.inep.gov.br.

TerrasTerras federais do Amazonas serão destinadas a sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226792.htm
[ POLITICA ] Cerca de 952 mil hectares de terras federais no Amazonas vão ser direcionados ao uso sustentável. O governo vai apoiar as comunidades tradicionais que vivem nos locais durante o processo de desenvolvimento sustentável, por meio de geração de renda e conservação ambiental. A ideia é reduzir o desmatamento a partir de estudos e monitoramento da área.

Cresce procura de empreendedores por cursos a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226791.htm
[ CURSOS ] Empreendedores estão buscando cada vez mais os cursos a distância do Sebrae para se capacitarem de forma flexível, gerando economia de custo e tempo que dispõem à frente dos seus negócios. Ao longo dos cinco primeiros anos de implementação desse projeto de ensino, criado em 2001, 370 mil matrículas foram registradas. E, em 2013, já são 485 mil pessoas matriculadas em um dos 31 cursos gratuitos oferecidos pelo portal de Educação a Distância do Sebrae - o EAD Sebrae -, o que representa um aumento de 23% só neste ano.

Cresce a população do campo que não vive da agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226790.htm
[ ECONOMIA ] O endereço é a zona rural, mas a atividade econômica de centenas de famílias paranaenses não tem relação com a produção agrícola ou pecuária. A ocupação de um número cada vez maior de pessoas que vivem no campo pode estar na prestação de serviços, na indústria metalúrgica, no vestuário, no escritório ou em outra atividade urbana.

Patos de Minas sedia I Congresso Brasileiro de Macaúba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226788.htm
[ EVENTOS ] A consolidação da cadeia produtiva da macaúba será o centro dos debates do I Congresso Brasileiro da cultura que acontece em Patos de Minas (MG). O evento tem como principal objetivo agregar os conhecimentos técnicos e científicos sobre a cultura no Brasil e no exterior, visando à obtenção de subsídios para a consolidação da cadeia produtiva dessa espécie no País.

Petrolina: a capital do sertão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226787.htm
[ ECONOMIA ] Petrolina é um oásis no sertão. É uma das mais importantes economias do Estado de Permambuco, sendo a sexta maior e com um PIB de R$ 3,1 bilhões. A fruticultura irrigada é o principal vetor econômico.

Equoterapia: o cavalo como recurso terapêutico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226786.htm
[ TECNOLOGIA ] O cavalo está associado à força, à liberdade e às competições, além disso pode ser usado como recurso terapêutico. No Brasil, a Equoterapia foi reconhecida em 1997 como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Projeto Oásis paga pela preservação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226785.htm
[ POLITICA ] Acompanhe uma viagem a Brumadinho, Minas Gerais, para conhecer o projeto Oásis, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário que paga aos donos de terras pela preservação de áreas de Mata Atlântica e Cerrado. E ainda, saiba como é possível construir e reformar prédios com economia de recursos e respeito ao meio ambiente.

Pesquisar este blog