Selecione o dia...

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sem competição, consórcio liderado pela Petrobras vence leilão do pré-sal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226920.htm
[ ECONOMIA ] Se do lado de fora o clima era quase de guerra, com confrontos entre a Força Nacional e manifestantes, dentro do hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio, era o oposto -- tranquilo até demais. O leilão do megacampo de petróleo Libra, o primeiro do pré-sal e maior licitação da história do Brasil, terminou sem ágio e com a apresentação de proposta por apenas um consórcio, que ganhou o direito de explorar por 35 anos a área.

Lançado livro sobre Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais Associados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226923.htm
[ LIVROS ] Com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será lançado hoje (22/10/13), às 18h30, o livro "Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais Associados: Implementação da legislação de acesso e repartição de benefícios no Brasil". O lançamento será feito no auditório do Edifício Sede da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Departamento do Patrimônio Genético (SEPN 505, Bloco E, Edifício Marie Prendi Cruz) em Brasília (DF).

Pré-sal brasileiro é ouro em pó ? Entrevista com Carlos Lessa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226919.htm
[ ECONOMIA ] "Se o preço do barril de petróleo extraído continuar sendo o do padrão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP, de cem dólares, no campo de Libra teremos algo em torno de quatro trilhões de reais em vinte anos de produção", estima o economista Carlos Lessa em entrevista ao IHU On-Line.

Vespas são alternativas sustentáveis aos agrotóxicos nas plantações, diz startup

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226918.htm
[ TECNOLOGIA ] Boa parte dos alimentos que consumimos contam com a adição de agrotóxicos, substâncias que têm o objetivo de controlar pragas, mas que ao mesmo tempo podem representar riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Mas uma startup brasileira afirma ter criado uma alternativa mais barata e sustentável para combater o problema na lavoura: microvespas desenvolvidas em laboratório, que podem fazer com que casa brasileiro consuma, em média, menos de seis litros de produtos químicos ao ano.

Consórcio de universidades oferece pós-graduação em ilustração científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226915.htm
[ CURSOS ] Foi prorrogado para o dia 31 de outubro de 2013 o prazo para inscrições ao Curso de Aperfeiçoamento em Ilustração Científica, oferecido por consórcio de pesquisa que reúne a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec) de Portugal.

Carne ilegal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226914.htm
[ POLITICA ] Em Rondônia (RO), frigorífico fecha acordo com Ministério Público Federal (MPF) para evitar a comercialização e a produção de carne ilegal.

Empresas de telecomunicações terão de criar conselhos de usuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226922.htm
[ POLITICA ] A exemplo do que ocorre com as concessionárias de telefonia fixa em regime público, as prestadoras de telefonia móvel, internet, TV por assinatura, telefonia fixa de regime privado e de serviço móvel especializado com mais de 1 milhão de clientes terão de criar conselhos de usuários e representantes de entidades de defesa do consumidor -- eleitos pela sociedade -- para apresentar propostas de melhoria na qualidade dos serviços.

Pesquisa usa 115 milhões de animais por ano no mundo, diz ativista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226921.htm
[ TECNOLOGIA ] Todos os anos, 115 milhões de animais são usados em pesquisa em todo o mundo. Embora não existam dados oficiais - muitos países não mantêm registros -, a estimativa foi feita pela diretora de ciências da Coligação Europeia para o Fim das Experiências em Animais, Katy Taylor, com base em modelos matemáticos.

França se diz chocada com alcance de espionagem dos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226917.htm
[ POLITICA ] As autoridades da França se disseram chocadas com o alcance da espionagem realizada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos no país e exigiram explicações do governo americano, após as revelações feitas pelo jornal Le Monde de ontem (21/10/13) de que a agência interceptou mais de 70 milhões de comunicações telefônicas na França em apenas um mês.

Mestrado em ciências de alimentos tem inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226916.htm
[ CURSOS ] A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas até o dia 14 de novembro de 2013 para seleção de mestrado. São ofertadas 16 vagas nas linhas de pesquisa em Qualidade de Alimentos, Química e Bioquímica de Alimentos, Nutrição, além de Alimentação e Saúde. A documentação exigida no edital deve ser entregue pessoalmente, entre 10 e 16 horas, na sala 2068, localizada no Bloco 3 da Faculdade de Farmácia.

Pesquisar este blog