Selecione o dia...

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Disputa por terras pode levar índios e produtores a novos conflitos em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227057.htm
[ POLITICA ] O representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Jonatan Pereira Barbosa, alertou senadores sobre o risco de um "derramamento de sangue" no estado, se o governo não apresentar uma solução para a questão fundiária até 30 de novembro de 2013. A região tem sido palco de conflitos entre índios e produtores rurais que disputam territórios considerados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como reserva indígena. Produtores garantem ter documentos que comprovam a posse da terra e se recusam a deixar fazendas que foram invadidas pelos índios.

ISA lança publicação com propostas para aliar políticas agrícola e ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227055.htm
[ POLITICA ] O Instituto Socioambiental. (ISA) acaba de lançar a publicação "A política agrícola como vetor para a conservação ambiental", organizada por Flávia Camargo e Raul do Valle, do Programa de Política e Direito Socioambiental (PPDS) da instituição. O livro está disponível na internet e pode ser baixado gratuitamente - clique aqui para fazer o download da publicação.

FAO: Projeto da Embrapa no MS é modelo de inclusão de pequenos agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227054.htm
[ TECNOLOGIA ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) pediu no dia 29 de outubro de 2013 mais esforços nacionais e internacionais para levar a biotecnologia agrícola para pequenos produtores de países em desenvolvimento. Dessa forma, eles melhorariam seus meios de subsistência e a segurança alimentar.

Banco Mundial oferece cursos gratuitos online sobre desenvolvimento e clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227053.htm
[ CURSOS ] O e-Institute foi criado pelo Banco Mundial para promover, através da educação a distância, temas como o gerenciamento de riscos climáticos e instrumentos para o desenvolvimento de baixo carbono. Qualquer pessoa pode se inscrever em seus cursos, que são em inglês e apenas são pagos nos raros casos em que haja envio de material. A seleção dos alunos leva em conta o alinhamento de cada candidato com o tema do curso.

Livro sobre projetos florestais ganha nova edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227051.htm
[ LIVROS ] A terceira edição do livro Análise Econômica e Social de Projetos Florestais, obra dos professores José Luiz Pereira de Rezende e Antônio Donizette de Oliveira (Lemaf/DEF), foi lançada em outubro de 2013, pela Editora UFV. A necessidade de lançamento de uma terceira edição demonstra a grande procura pelo livro, muito utilizado em cursos universitários (de pós-graduação e graduação) e por profissionais da área, como administradores e executivos dos setores agrícola e florestal.

Projeto da Fepagro desenvolverá sementes para agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227058.htm
[ TECNOLOGIA ] A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) aprovou projeto junto à Agência Brasileira da Inovação (Finep) para a captação de R$ 1,5 milhão para ser utilizado no fortalecimento de ações voltadas à agricultura familiar, com a seleção de materiais promissores para registro de cultivares convencionais (não transgênicas).

Escola de Mato Grosso leva o prêmio nacional de Gestão Escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227056.htm
[ POLITICA ] Investimento na qualificação dos professores, projetos criativos voltados para o bem da comunidade e incentivo à leitura. Ações como estas levaram a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara (MT), na região Médio-norte, a 709 km de Cuiabá, ao título de escola com melhor gestão do Brasil em 2013.

E-book gratuito sobre Pagamento por Serviços Ambientais é lançado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227052.htm
[ LIVROS ] Publicação traz artigos sobre os desafios que ainda cercam as iniciativas de remuneração de proprietários de terras que de alguma forma garantam a preservação da biodiversidade e dos benefícios que a natureza nos proporciona. Existem muitas dúvidas sobre os chamados Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), mecanismo que tem tudo para ser bastante relevante em um país rico em biodiversidade e tão dependente de sua agricultura como o Brasil.

Centroflora e Projeto Botucatu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227050.htm
[ ECONOMIA ] Criado em 1957 o Grupo Centroflora atua no desenvolvimento e na comercialização de extratos vegetais para o segmento de cuidados pessoais, nutrição e saúde. Na sede da empresa, em Botucatu, é mantido um jardim com mais de 300 espécies, aberto à visitação da população.

Metade das residências em favelas tem acesso à internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227049.htm
[ TECNOLOGIA ] A rede, que muitas vezes é compartilhada, leva oportunidades e inclusão social aos moradores das comunidades de favelas em nove estados e no Distrito Federal.

Sistematização de experiências da Emater/RS-Ascar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227048.htm
[ TECNOLOGIA ] As experiências bem sucedidas do trabalho da Emater/RS-Ascar e entidades parceiras em prol do desenvolvimento rural sustentável, estão sendo documentadas e catalogadas. A Emater chama de sistematização de experiências. Elas são apresentadas em encontros regionais, congressos e outros eventos. Veja o encontro de Pelotas, no sul do Estado.

Pesquisar este blog