Selecione o dia...

domingo, 10 de novembro de 2013

Veredas do Velho Chico - Parte 1

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227114.htm
[ POLITICA ] Chico, Chiquinho, Velho Chico: rio da integração nacional. Tantos são os nomes e os apelidos do São Francisco, quanto são os estados que o mais extenso rio brasileiro atravessa: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Ao todo, são mais de dois mil e oitocentos quilômetros e 168 afluentes. A primeira reportagem da série "Veredas do Velho Chico" mostra a rotina de pescadores artesanais em Petrolândia, Pernambuco, que foi impactada pela construção da barragem de Itaparica, na década de 1980. O alagamento de uma extensa área provocou a transferência de populações ribeirinhas para regiões afastadas do Rio São Francisco. Márcio Rezende e Marcius Clapp mostram como a seca que castiga o semiárido desde 2010 tem afetado o nível de água do rio, prejudicando a pesca e, consequentemente, a subsistência da população ribeirinha.

Piscicultura em alta em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227118.htm
[ ECONOMIA ] O ponto de partida para o crescimento da atividade é a produção de alevinos de qualidade. A Estação Experimental da Epagri de Caçador, em Santa Catarina, é referência em pesquisa de peixes de água doce., desenvolvendo a criação de alevinos de qualidade. Assista na reportagem da TV Epagri.

Veredas do Velho Chico - Parte 2

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227115.htm
[ POLITICA ] Na segunda reportagem da série "Veredas do Velho Chico", a equipe do Jornal Futura foi até Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, onde há comunidades quilombolas. Elas estão instaladas há duzentos anos às margens férteis do Rio São Francisco e temem que aconteça o que já foi vivido por populações ribeirinhas não muito tempo atrás. Entre as décadas de 1960 e 1980, foram construídas hidrelétricas de grandes proporções como Sobradinho, Paulo Afonso e também Itaparica. O alagamento de extensas áreas provocou a retirada de milhares de pessoas e uma série de desequilíbrios ambientais. Vamos entender como lideranças locais têm se mobilizado com o objetivo de impedir a construção das Usinas de Riacho Seco e Pedra Branca.

Livro gratuito mostra como conciliar produção e conservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227112.htm
[ LIVROS ] Produzir alimentos, carne, madeira e fibras de maneira sustentável tornou-se uma necessidade e é um dos grandes desafios do setor agropecuário brasileiro. Uma publicação lançada pelo Instituto Socieambiental (ISA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que é técnica e economicamente possível produzir sem destruir os recursos naturais. O livro Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente reúne textos que apresentam de maneira simplificada e didática formas de se planejar uma propriedade adequando-a ambientalmente.

Vitamina D: conheça as doenças provocadas pela carência da substância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227109.htm
[ TECNOLOGIA ] A Rádio Câmara apresentou uma série especial de cinco reportagens sobre a vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais comprovam que existe carência da substância na maior parte da população do Brasil. A série explica como suprir a falta da vitamina D e traz divergências na classe médica sobre as doses que devem ser prescritas aos pacientes, e saber quais doenças podem ser causadas pela deficiência da substância. Escute:

Inclusão produtiva é o maior desafio para estimular a aquicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227119.htm
[ ECONOMIA ] O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo. A situação é favorável à produção aquícola. Porém, ainda há o que se explorar, principalmente, a aquicultura que ainda está em expansão no país. Por ano, o setor pesqueiro movimenta cerca de R$ 5 bilhões e gera aproximadamente 3,5 milhões de empregos. Para falar mais sobre o assunto, o NBR Entrevista recebe Maria Fernanda Nince, que faz parte da Secretaria Nacional da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Veja como se formam os tornados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227117.htm
[ TECNOLOGIA ] É muito comum confundir tornado com furacão. Mas são fenômenos meteorológicos completamente diferentes e que não devem ser confundidos. Entenda agora no Explicando o Tempo tudo sobre a formação dos tornados.

Veredas do Velho Chico - Parte 3

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227116.htm
[ POLITICA ] O Nordeste possui apenas 10% da água doce do Brasil, A situação se complica porque cerca de 10 milhões de sertanejos vivem da agricultura e da pecuária que são atividades muito vulneráveis à seca. O Rio São Francisco é um dos únicos rios perenes que atravessa o sertão. Por isso o desvio de sua vazão foi diversas vezes discutida ao longo da história do país, atravessando o Império e a República. Mas só em 2007 as obras de transposição das águas do Velho Chico saíram do papel. Desde então diversos agricultores perderam seus terrenos e suas fontes de água para construção de longos canais. Eles atravessam mais de 400 quilômetros nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Por causa dos atrasos nas obras o sertanejo se divide entre a dúvida e a esperança de um dia ter às águas do São Francisco correndo em suas torneiras. Veja na terceira e última reportagem da série "Veredas do Velho Chico.

Pró-Genética avança pelo Brasil pecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227113.htm
[ ECONOMIA ] Reportagem mostra como o Programa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está promovendo o melhoramento genético do rebanho bovino nas mais diferentes e distantes regiões do país.

Vitamina D: os benefícios no tratamento da esclerose múltipla

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227111.htm
[ TECNOLOGIA ] A Rádio Câmara apresentou uma série especial de cinco reportagens sobre a vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais comprovam que existe carência da substância na maior parte da população do Brasil.

Vitamina D: tempo ideal de exposição ao sol depende do tom de pele

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227110.htm
[ TECNOLOGIA ] A Rádio Câmara apresentou uma série especial de cinco reportagens sobre a vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais comprovam que existe carência da substância na maior parte da população do Brasil. A sérieexplica como suprir a falta da vitamina D e traz divergências na classe médica sobre as doses que devem ser prescritas aos pacientes, e saber quais doenças podem ser causadas pela deficiência da substância

Pesquisar este blog