Selecione o dia...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Conferência de Varsóvia debate quem paga por danos ambientais inevitáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227146.htm
[ POLITICA ] As ilhas Carteret, na Papua-Nova Guiné, estão afundando. A população precisa ser removida, e o país não tem como arcar com os custos de um problema que não foi ele que causou. Temas como esse estão em debate em Varsóvia. Loss and damage, em português perdas e danos -- a expressão é usada pelos negociadores do clima para descrever um tema central na conferência sobre mudanças climáticas de Varsóvia, que começou no dia 11 de novembro na capital da Polônia.

Projeto busca indicadores de qualidade em plantio direto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227148.htm
[ TECNOLOGIA ] O plantio direto está no Brasil desde os anos 1960. Tendo inicialmente, três requisitos mínimos simples (não revolvimento do solo, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura para formação de palhada), sua adoção pelos produtores parecia ser fácil. De fato, devido principalmente aos impactos conservacionistas e econômicos proporcionados, a área com essa forma de manejo cresceu rapidamente nos últimos trinta anos, atingindo cerca de 25 milhões de hectares no País.

Em entrevista, ministro Pepe Vargas fala sobre a Reforma Agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227144.htm
[ POLITICA ] Em entrevista ao Portal IG, o ministro Pepe Vargas falou sobre as ações do Governo Federal para o fortalecimento produtivo dos assentamentos da Reforma Agrária. Pepe ressaltou a necessidade de garantir o acesso a recursos não reembolsáveis pelos assentados e lembrou a importância das políticas públicas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no processo de autonomia econômica das famílias.

Relatório indica alimentos com mais agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227149.htm
[ TECNOLOGIA ] O Governo do Paraná divulgou no dia 11 de novembro o relatório sobre os índices de agrotóxicos encontrados em frutas, legumes e verduras comercializadas no Paraná, em 2013. De acordo com a análise de 54 amostras de alimentos, 13 apresentaram índices de resíduos de agrotóxicos em desacordo com os parâmetros da Vigilância Sanitária, o que representa 24% do total.

Check-up online avalia o nível de gestão da empresa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227147.htm
[ ECONOMIA ] O Sebrae-SP desenvolveu o programa "Check-up Empresas". Por meio de um questionário online, o sistema permite que empreendedores façam uma autoavaliação de seu negócio gratuitamente. Após completar todas as respostas, o empresário recebe indicações de como melhorar a gestão do empreendimento.

Código florestal se discute na prática, diz engenheiro florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227145.htm
[ POLITICA ] O novo código florestal gera muita polêmica no meio rural. Qualquer produtor que atue na agricultura, pecuária e até mesmo florestas tem dúvidas a respeito do tema. Mas como o produtor rural deve agir para atuar dentro da lei juntamente com a produtividade de sua atividade rural? Acompanhe a entrevista com o engenheiro Agrônomo, Luiz Yamamoto.

Hino Nacional com imagens da agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227143.htm
[ POLITICA ] Vídeo feito pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) com imagens do agrpnegócio.

Viagens pela Amazônia - Índios Korubos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227142.htm
[ ECONOMIA ] Programa Viagens pela Amazônia mostra no Vale Javari, os índios Korubos que vivem isolados na Floresta Amazônica.

RS Biodiversidade: manejo de pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227141.htm
[ ECONOMIA ] O manejo racional das pastagens contribui para a manutenção da biodiversidade. Por isso, é importante que os pecuaristas familiares conheçam e adotem o sistema em suas propriedades. Hoje, você vai ver o que alguns produtores de Viamão, pertinho de Porto Alegre (RS), estão fazendo para melhorar as pastagens, garantir alimento de qualidade para o gado e preservar o ambiente.

Tela anti-granizo protege plantações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227140.htm
[ TECNOLOGIA ] Em São Marcos, na serra gaúcha, uma proteção de pomares contra o granizo está conquistando os agricultores. A tela antigranizo está sendo implantada em uma propriedade. Na outra, é utilizada desde o ano passado, e já livrou o produtor de prejuízos. A tecnologia foi apresentada pela Emater/RS do município.

Pesquisar este blog