Selecione o dia...

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Diesel de dendê pode ser mais poluente que o de petróleo, alerta estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227206.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma das apostas do Brasil para reduzir sua dependência do petróleo é investir em combustíveis produzidos a partir de plantas, seja o conhecido etanol de cana-de-açúcar ou, mais recentemente, o biodiesel feito de óleo de palma, o famoso dendê. O governo brasileiro e empresas como Petrobras e Vale estão investindo pesado no óleo de palma, especialmente por causa de sua alta produtividade, em comparação com outras opções agrícolas para a produção de biodiesel. No entanto, o coro dos ambientalistas - que criticam a exploração do dendê para esse fim - acaba de ganhar mais um apoio importante.

Ministério da Agricultura declara estado de emergência fitossanitária em MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227205.htm
[ POLITICA ] Devido ao ataque da lagarta Helicoverpa armígera nas lavouras de Mato Grosso (MT), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, declarou ontem (18/11/13), estado de emergência fitossanitária na região.

UFT oferta 26 vagas em novo concurso para professor substituto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227204.htm
[ CONCURSOS ] Com oferta de 26 vagas, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Comissão Permanente de Seleção (Copese) publicou no dia 14 de novembro de 2013 edital com abertura de inscrições para selecionar candidatos para o cargo de professor substituto. As vagas estão distribuídas em todos os sete câmpus da UFT.

Apicultores estão investindo na criação de abelhas sem ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227201.htm
[ ECONOMIA ] O mel produzido pelas abelhas sem ferrão tem maior valor comercial, além de ser considerado especial para tratamento de doenças respiratórias, além de proteger abelas que estavam em extinção na natureza.

Colégio estadual é a primeira escola sustentável da América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227203.htm
[ POLITICA ] O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, recebeu, em agosto de 2013, a certificação de primeira escola totalmente sustentável da América Latina. Inaugurada em 2011, a unidade foi contemplada com o selo prata LEED for Schools (Leadership in Energy and Environmental Design) após ter 50 aspectos estruturais e pedagógicos aprovados pelo Green Building Council, entidade internacional responsável pela certificação.

O fotógrafo da natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227202.htm
[ TECNOLOGIA ] Os fotógrafos brasileiros que sempre tem como foco o ser humano acabam também por registrar o ambiente, a natureza que dá suporte as comunidades. É o caso de José Pinto. Ele nasceu na floresta Amazônia e tem uma história que mistura vida e fotografia.

O avanço da hidroponia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227200.htm
[ ECONOMIA ] A hidroponia tem conquistado cada vez mais consumidores e produtores. Com a boa aceitação do mercado é cada vez maiores de produtores que tem dissubstituído o cultivo convencional pelo cultivo na água, a hidroponia. Veja também a reportagem sobre a cultura do painço no Paraná.

Chegada de nova lagarta preocupa produtores e pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227199.htm
[ TECNOLOGIA ] O aparecimento de uma especie de lagarta no Brasil está preocupando pesquisadores e produtores rurais do Estado. Ela se alimenta de todo o tipo de cultura produzida no país, desde a soja ao algodão.

Como a ciência pode contribuir para minimizar os impactos na natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227198.htm
[ TECNOLOGIA ] A preservação do meio ambiente é um desafio para a humanidade. O Ligado na Ciência sobre Meio Ambiente mostra como a ciência pode contribuir para minimizar os impactos na natureza. Conheça o trabalho de jovens cientistas que estão transformando o som em energia e tirando materiais preciosos a partir da reciclagem de baterias de celular. E ainda, o carro elétrico e as super-mudas que vão ajudar na qualidade do clima nos centros urbanos.

Abaixo-assinados virtuais atraem muita gente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227197.htm
[ POLITICA ] Ativismo online. Número de brasileiros que participa de abaixo-assinados virtuais cresceu 646% em 2012, de acordo com uma pesquisa da change.org, uma plataforma de petições online. O Brasil está entre os 10 maiores países em quantidade de usuários cadastrados no site, com um milhão e meio de pessoas e 60 novas campanhas por semana.

Pesquisar este blog