Selecione o dia...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ministro destaca necessidade de fortalecer controle à aftosa na América do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227240.htm
[ POLITICA ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Antônio Andrade, e ministros da Agricultura da Argentina, Carlos Casamiquela; Bolívia, Nemesia Achacollo; Chile, Luis Mayol; Paraguai, Jorge Gattini Ferreira e Uruguai, Tabaré Aguerre, estiveram na manhã de ontem, 21 de novembro de 2013, reunidos no 1° Fórum de Agricultura da América do Sul em Foz do Iguaçu (PR).

Sabesp realiza concurso com 624 vagas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227241.htm
[ CONCURSOS ] A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está recebendo inscrições para seu concurso que oferece 624 vagas de cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 1.188,81 a R$ 5.763, e as inscrições, que se estendem até 13 de dezembro de 2013, devem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas.

Software ajuda a inserir pequenos negócios no comércio internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227239.htm
[ SOFTWARES ] A falta de capacitação teórica e prática aliada à burocracia das rotinas e procedimentos que envolvem o comércio exterior levaram à criação do software InTrade (download gratuito) e do site InTradeBook.com, que ajudam a inserir micro e pequenas empresas no comércio internacional.

Criação da Anater é debatida durante Congresso de Agronomia em Cuiabá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227238.htm
[ EVENTOS ] No dia 19 de novembro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto de Lei 5.740, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e seguiu para sanção presidencial. Durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia, que acontece em Cuiabá, de 19 a 22/11, foi realizado o Fórum em defesa da agência. No debate o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, ressaltou que a Anater terá atuação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e pela primeira vez haverá integração entre pesquisa e assistência técnica, por meio do atendimento aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Embrapa Cerrados lança livro infanto-juvenil sobre macaúba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227237.htm
[ LIVROS ] O I Congresso Brasileiro de Macaúba, realizado de 19 a 21 de novembro de 2013 em Patos de Minas (MG), foi palco, no dia 20, do lançamento do livro paradidático "A macaúba amiga", voltado para o público infanto-juvenil. Os autores são Maria Lucia Meirelles, Renato Berlim Fonseca, Francisca Elijani do Nascimento e Nilton Tadeu Vilela Junqueira, pesquisadores e analistas da Embrapa Cerrados (Brasília/DF). Clique aqui para baixar o livro gratuitamente na internet (arquivo PDF - 4,65 Mb).

Medicina Veterinária da UFJF poderá apoiar estudos da Embrapa Gado de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227235.htm
[ POLITICA ] O anúncio da criação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), feito na semana passada pelo reitor Henrique Duque, foi muito bem recebido pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. Para o chefe-geral da instituição, Duarte Vilela, o novo curso poderá contribuir com as ações da Embrapa por meio da participação de estudantes e professores em projetos de pesquisa.

Raça Border Collie no trabalho de pastoreio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227234.htm
[ TECNOLOGIA ] Veja uma reportagem sobre os cães da raça Border Collie e seu potencial de trabalho junto ao campeiro. Um especialista no assunto veio da Suécia para ensinar o que há de mais novo em técnicas de adestramento desta raça.

Depoimento de engenheiro agrônomo sobre a helicoverpa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227236.htm
[ TECNOLOGIA ] Orestes Mario Mandelli Neto, engenheiro agrônomo, gerente da Fazenda Decisão, de 4 mil hectares, no município de São Desidério, Bahia, fala sobre a chegada da Helicoverpa e os desafios para enfrentá-la.

Programa Jovem Empreendedor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227233.htm
[ ECONOMIA ] Para melhorar as condições de vida e diminuir o êxodo rural, um projeto focado no jovem empreendedor foi desenvolvido na região do Médio Curu, no Ceará. Um grupo de estudantes recém-formados apostou na capacitação dos agricultores. A perspectiva de renda incentivou a abertura de novos empreendimentos no local. Uma solução capaz de trazer desenvolvimento e melhorias para o semiárido do nordeste.

Rede de Comércio Justo e Solidário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227232.htm
[ ECONOMIA ] A expressão "cada um por si" não existe no vocabulário de algumas mulheres de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Unidas, as participantes da Rede de Comércio Justo e Solidário agregam valor aos produtos e distribuem solidariedade na hora da venda. A iniciativa ajuda os empreendimentos a se aproximarem do cliente. Dessa forma, a comercialização dos produtos é garantida.

Sisteminha integrado alternativo para produção de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227231.htm
[ TECNOLOGIA ] Reciclar, reutilizar, transformar. Com essas palavras, as comunidades de pescadores do Parnaíba, no litoral piauiense, conseguiram melhorar de vida. O programa Sisteminha Integrado Alternativo ensina como otimizar o uso da água das cisternas. Um projeto que ajuda tanto os moradores quanto o meio ambiente, da criação de peixes à irrigação das plantações.

Profissionais da defesa agropecuária querem implementar educação sanitária no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227230.htm
[ POLITICA ] A Presidente do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Conesco), Patrícia Melo Martins, entregou Carta de intenções elaborada no XVII Encontro Nacional de Educação Sanitária, realizado em outubro de 2013, em São Luís, capital do Maranhão, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, e ao Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, durante solenidade de assinatura de convênios para a Defesa Agropecuária no estado de Minas Gerais.

Pesquisar este blog