Selecione o dia...

sábado, 23 de novembro de 2013

Segurança alimentar é preocupação do governo, afirma Geller

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227250.htm
[ POLITICA ] O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller, participou ontem, 22 de novembro de 2013, na China, de fórum sobre segurança alimentar e tendências globais de produção. O evento contou com a participação dos principais representantes do agronegócio mundial, entre eles o vice-ministro da Agricultura da China, Niu Dun.

Finep lança edital de concurso público

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227249.htm
[ CONCURSOS ] A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou edital de concurso público para cadastro de reservas para os cargos de analista e assistente. As inscrições vão até 10 de dezembro de 2013, pelo site da Cesgranrio.

Cães e gatos terão passaporte para trânsito nacional e internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227248.htm
[ POLITICA ] A quantidade de passageiros que viaja com animais domésticos aumenta a cada ano. Por esse motivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou um modelo de passaporte para o trânsito de cães e gatos que facilitará a entrada e a saída dos pets no Brasil. A Instrução Normativa (IN) com os requisitos e procedimentos para concessão, emissão, validade e legalização do documento foi publicada ontem (22/11/13) no Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para baixar a IN.

Governo arrecada mais de 20 bilhões em leilão de Galeão e Confins

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227247.htm
[ ECONOMIA ] Odebrecht e operadora de Cingapura pagaram 19,2 bilhões de reais por aeroporto carioca, com ágio de 294%. Confins foi levado por 1,7 bilhão. Galeão deve brigar com Guarulhos para ser porta de entrada no Brasil. O governo federal arrecadou 20,8 bilhões de reais no leilão das concessões dos aeroportos de Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte (MG) realizado ontem (22/11/13) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O ágio global do leilão ficou em 251,6% sobre o valor mínimo das duas concessões, que era de 5,9 bilhões de reais.

Metodologia de Irrigação Mandacaru

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227243.htm
[ TECNOLOGIA ] Em Juazeiro da Bahia, o desperdício de água na irrigação virou lembrança. Com a substituição do método de sulcos pelo sistema pressurizado, a perda diminuiu de 80% para 5%. O projeto, que virou referência em vários países, vem mantendo a família rural no campo e aumentando a geração de renda. A Tecnologia também contribui com a preservação do rio São Francisco sem alterar a estrutura do perímetro de Mandacaru.

Americano desenvolve máquina para fazer vinho caseiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227246.htm
[ ECONOMIA ] Um empreendedor da Califórnia criou um dispositivo para fabricar vinho em casa. Greg Snell, 47 anos, é o inventor do WinePod, um cilindro de aço de 1,2 metro que pode fabricar 48 garrafas de vinho tinto ou branco. Depois de colocar as uvas dentro do cilindro, o dispositivo fornece informações sobre a quantidade de açúcar das uvas e sua temperatura. O cilindro também pode ser ligado a um computador comum e um software guia o usuário durante o processo de fabricação.

Alimentos com agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227245.htm
[ ECONOMIA ] O brasileiro ainda consome muitos alimentos com agrotóxicos. Pimentão e tomate, por exemplo, lideram a listas dos produtos com alta concentração de substâncias químicas nocivas. Os orgânicas seriam a melhor alternativa para evitar prejuízos à saúde. Mas do campo até a mesa do consumidor isto é um problema, pois muitos custam bastante caro.

Tecnologia de aplicação para controle de Helicoverpa em soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227244.htm
[ TECNOLOGIA ] Entrevista com os pesquisadores Fernando Adegas e Adeney Bueno, da Embrapa Soja, que comenta sobre a tecnologia de aplicação para controle de Helicoverpa na soja.

Sistema Eletrônico para Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227242.htm
[ TECNOLOGIA ] Frutas, legumes e vegetais produzidos pela agricultura familiar fazem parte do cardápio de estudantes do Paraná. A Tecnologia Social cria um cadastro virtual para a organização e distribuição dos alimentos. Todo mundo sai ganhando: os alunos têm acesso a uma alimentação mais saudável no ambiente escolar e os pequenos agricultores agora conseguem obter maior geração de renda com o aumento da comercialização.

Pesquisar este blog