Selecione o dia...

domingo, 24 de novembro de 2013

Conferência do clima termina com acordo vago para conter aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227260.htm
[ POLITICA ] Com um dia de atraso e grandes divergências entre os países participantes, os negociadores da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-19) chegaram, no dia 23 de novembro de 2013, a um acordo sobre as bases para um tratado para conter o aquecimento global. Mas as determinações para limitar o aumento de temperatura da terra em 2 graus centígrados ainda são vagas e decisões sobre temas polêmicos foram adiadas.

Fundo Rotativo Solidário no sertão baiano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227258.htm
[ ECONOMIA ] O Fundo Rotativo Solidário (FRS), é uma alternativa no fortalecimento das atividades econômicas dos agricultores familiares, organizados em Empreendimentos Econômicos Solidários - (EES), contribuindo para a geração de renda.

Agrofloresta baseada na estrutura, dinâmica e biodiversidade florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227257.htm
[ TECNOLOGIA ] Desenvolvimento econômico e social com a integração entre homem e natureza. Em Barra do Turvo (SP), a população sofria com as dificuldades de geração de renda dos modelos tradicionais de agricultura. Ao formarem uma cooperativa e usando o conhecimento popular sobre a Mata Atlântica,os pequenos produtores investiram na agrofloresta baseada na estrutura, dinâmica e biodiversidade florestal, aumentaram e diversificaram a produção e hoje colhem os frutos da iniciativa, que garante a sustentabilidade das famílias da região.

Câncer: arquiteta gaúcha mantém blog com dicas de beleza para pacientes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227256.htm
[ VIDEOS ] Uma arquiteta gaúcha de 26 anos de idade, que também faz tratamento contra o câncer, ensina maneiras mais leves de enfrentar a doença. O endereço do blog é www.alemdocabelo.com.

Ministro garante compra de terras de produtores para indígenas em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227255.htm
[ POLITICA ] Uma reunião entre o ministro da Justiça e autoridades de Mato Grosso do Sul, inclusive o governador, André Puccinelli, aconteceu no dia 21 de novembro de 2013 em Brasília (DF). Pressionado, José Eduardo Cardozo garantiu, pela primeira vez, que vai incluir no orçamento-geral da União, recursos para comprar terras e resolver o conflito entre produtores rurais e indígenas do Estado. Até o dia 30 de novembro, deverá sair o preço de fazendas, na região do Buriti, para dar início às negociações.

Brasil priorizará o tema da sustentabilidade no Fórum Mundial da Ciência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227253.htm
[ EVENTOS ] A sexta edição do Fórum Mundial da Ciência, que será aberto hoje (24/11/13), no Rio, debaterá a proposta brasileira que foca o tema da contribuição da ciência para o desenvolvimento sustentável. O documento Ciência para o Desenvolvimento Sustentável: Contribuição do Brasil foi apresentado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), durante o seminário Brasil -- Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O estudo será apresentado pelos brasileiros nas reuniões do fórum. O seminário na UERJ foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outras instituições.

Embrapa lança livro sobre produção de pequenos ruminantes na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227251.htm
[ LIVROS ] Como parte das comemorações referentes aos 40 anos da Embrapa em 2013, a Embrapa Caprinos e Ovinos lançou o livro La Producción de Rumiantes Menores em las Zonas Áridas de Latinoamerica, durante o 8º Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA). A obra registra os resultados do projeto de pesquisa realizado por mais de 20 pesquisadores de instituições do Brasil, México, Argentina e Venezuela, no período de 2004 a 2007, com objetivo de fortalecer os agricultores familiares criadores de caprinos e ovinos na América Latina.

Comunidade extrativista de Jaborandi: biodiversidade e geração de renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227259.htm
[ ECONOMIA ] O Piauí é uma das regiões do mundo de maior ocorrência do jaborandi. Com propriedades medicinais, o comércio dessa planta representa boa parte da renda de algumas famílias. Mas a extração desordenada e o desmatamento fez com que a matéria-prima entrasse em perigo de extinção. Para salvar o jaborandi e ajudar as comunidades locais, uma nova Tecnologia Social entrou em cena.

Seminário discute qualidade da carne bovina em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227254.htm
[ EVENTOS ] Um seminário promovido pela Embrapa vai falar sobre a qualidade da carne bovina. O Brasil deve bater novo recorde na exportação de carne bovina em 2013, passando dos US$ 6 bilhões, se firmando na liderança dos negócios do setor. O evento é aberto a produtores rurais, empresários do setor e a estudantes das ciências agrárias.

Pirarucu agora tem manual de cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227252.htm
[ LIVROS ] A produção do pirarucu em cativeiro tem sido uma alternativa econômica para os mais de 200 pequenos aquicultores da Amazônia. Desde 2007, o Sebrae vem apoiando o desenvolvimento de uma técnica de criação do animal e essa experiência foi transformada em dois manuais, que podem ser aplicados em qualquer lugar que atenda as especificidades reprodutivas da espécie amazônica.

Pesquisar este blog