Selecione o dia...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

FAO lança Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227269.htm
[ POLITICA ] O Diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva abriu oficialmente no dia 22 de novembro de 2013 o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, Estados Unidos.

Começa hoje o 8º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227266.htm
[ EVENTOS ] O Consórcio Pesquisa Café realiza, entre os dias 25 e 28 de novembro de 2013, a oitava edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em Salvador, na Bahia. Com o tema "Pesquisa cafeeira: sustentabilidade e inclusão social", o evento tem o objetivo de promover a discussão entre a comunidade científica e os representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre conceitos modernos de produção, que visem ao aumento da competitividade, à melhoria da qualidade do produto e à sustentabilidade do setor cafeeiro, com inclusão social.

Apicultura sustentável: Gasificador Ácido Oxálico Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227264.htm
[ TECNOLOGIA ] As melhores soluções são as mais simples. Para combater o ácaro varroa, a maior praga que atinge as abelhas no mundo, os apicultores de Caçador (SC) se organizaram e desenvolveram uma técnica barata e de fácil manuseio para aplicar um veneno orgânico nas colmeias. O Gasificador Ácido Oxálico Brasil é acoplado a um fumegador para combater o parasita, garantindo a saúde das abelhas, o aumento da produção de mel e um produto de mais qualidade.

Produtores orgânicos de Rondônia exportam o guaraná brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227263.htm
[ ECONOMIA ] Em Rondônia, o guaraná é a fonte de renda para agricultores orgânicos que produzem no modelo agroflorestal. Em harmonia com o meio ambiente e preservando a vegetação nativa, as famílias pretendem exportar para o mercado internacional.

Presidente Dilma sanciona lei que cria as Universidades Comunitárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227261.htm
[ POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que cria as Universidades Comunitárias no Brasil. Essas universidades poderão reduzir os valores das mensalidades graças aos recursos financeiros que receberão do Governo Federal.

Povos indígenas falam sobre seu futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227268.htm
[ POLITICA ] Entre dezembro de 2012 e abril de 2013 a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou 19 encontros com grupos da sociedade civil para que eles expressassem o que consideram mais importante para seu futuro. As opiniões coletadas fazem parte da Consulta Pós-2015 promovida pela ONU em todo o mundo. Este vídeo documenta as discussões dos povos indígenas e mostra o que eles pensam sobre seu futuro. O documentário foi gravado em abril de 2013 na aldeia Panambizinho, em Dourados, Mato Grosso do Sul, e foi produzido pela Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri).

Telhado verde reduz temperatura e aumenta umidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227267.htm
[ TECNOLOGIA ] O uso de telhado verde se mostrou eficiente para reduzir os impactos no microclima no topo de um edifício na região central de São Paulo, como mostra estudo realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Telhado verde é o uso de vegetação como gramíneas, arbustos e árvores no topo de telhados comuns ou em laje de concreto.

Gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227265.htm
[ ECONOMIA ] O Projeto Revolução Baldinhos (PRB) é uma iniciativa de gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana, que sensibiliza as famílias para a reciclagem das sobras de comida e as transforma em composto orgânico, disseminando o plantio como promoção da saúde e alimentação saudável.

Conheça as vantagens da energia renovável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227262.htm
[ ECONOMIA ] É cada vez maior o número de empresas e países interessados em implementar políticas de energia renovável. No dia 18 de novembro de 2013, o Grupo Eletrobras venceu o leilão de energia nova promovido pelo governo federal com destaque para os projetos eólicos, que terão investimentos de quase três bilhões e meio de reais. Nossa reportagem mostra algumas fontes de energia renovável no Brasil que prometem inovar nos próximos anos. Acompanhe na reportagem de Fernanda Ribeiro.

Pesquisar este blog