Selecione o dia...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Praga em lavoura deixa Goiás e Minas em estado de emergência fitossanitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227294.htm
[ POLITICA ] Depois da Bahia e de Mato Grosso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) declarou também Goiás e Minas Gerais em estado de emergência fitossanitária devido à lagarta Helicoverpa armigera. O inseto que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. A portaria do ministério foi publicado na edição de ontem (27/11/13) do Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para acessar.

Pesquisa: Técnica propõe cultivo de plantações a seco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227301.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisa realizada pela bióloga Cláudia Carolina Silva Evangelista, aluna de pós-graduação do Programa de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), propõe inovação na forma como os recursos hídricos são aplicados ao solo. O estudo "visa à otimização do uso das águas em períodos de secas". Claudia e seu orientador, professor Tiago Campos Pereira, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, acreditam ter vislumbrado "uma estratégia sem precedentes: a preservação de plantações por intermédio da anidrobiose [vida sem água]". Clique aqui para acessar a pesquisa (arquivo PDF).

Plataforma inovadora facilita acesso aos dados da economia mineira e do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227299.htm
[ SOFTWARES ] O DataViva - dataviva.info, nova ferramenta apresentada pelo Governo de Minas ontem (27/11/13), permite o aperfeiçoamento e a dinamização do controle de dados públicos, em especial sobre exportação e registros de ocupação de municípios brasileiros. A plataforma foi desenvolvida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas em parceria com o professor César Hidalgo, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Brasil e Alemanha conseguem primeira vitória na ONU contra espionagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227297.htm
[ POLITICA ] O Terceiro Comitê da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade o projeto de resolução apresentado por Brasil e Alemanha defendendo o direito à privacidade em caso de procedimento ilegal de espionagem. O texto agora segue para o plenário da Assembleia geral, onde a expectativa é a de que seja aprovado.

Leilão de trecho da BR-163 de Mato Grosso termina com deságio de 52,03%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227296.htm
[ ECONOMIA ] O leilão de concessão para explorar a BR-163, em Mato Grosso, ocorrido ontem (27/11/13) na sede da BM&FBovespa, foi vencido pelo grupo Odebrecht S/A na disputa que reuniu sete grupos empresariais ou empresas individuais. A proposta vencedora fixou a tarifa de pedágio em R$ 2,63 a cada 100 quilômetros rodados, valor 52,03% abaixo do teto que havia sido estabelecido pelo governo federal em R$ 5,50.

Abertos concursos públicos para professor efetivo para Fortaleza e Sobral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227295.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas até o dia 26 de dezembro de 2013 para concurso público de professor do magistério superior. O Edital nº 429/2013 é referente a duas vagas para Fortaleza, e o Edital nº 431/2013 selecionará docente para o Campus da Instituição em Sobral.

Pesquisa quer revelar fontes renováveis para a produção de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227302.htm
[ TECNOLOGIA ] O programa Conexão Ciência vai debater sobre fontes renováveis de biocombustíveis. O biocombustível vem sendo uma forma de superar a dependência do petróleo e diminuir a poluição. O Brasil é uma referência pela produção do principal biocombustível do mundo, o etanol. Quem falou sobre o tema foi o pesquisador da Embrapa Guy de Capdeville.

Herbário virtual disponibiliza informações e imagens sobre a flora amazônica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227300.htm
[ TECNOLOGIA ] A Embrapa Amazônia Oriental lançou ontem (27/11/13), o Herbário Virtual IAN que disponibiliza informações e imagens de exsicatas (amostras de plantas desidratadas), e coleções de madeiras, flores, frutos, sementes e plântulas da Amazônia. É o primeiro herbário do Brasil a adotar o sistema Brahms -- Botanical Research and Herbarium Management System, desenvolvido pela Universidade de Oxford para manejar dados botânicos. O sistema foi introduzido no Brasil pela Embrapa Amazônia Oriental.

Belo Horizonte vai ganhar Cidade da Ciência e do Conhecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227298.htm
[ TECNOLOGIA ] Belo Horizonte vai ganhar na região dos bairros Cidade Nova e Horto um espaço de convivência e convergência entre instituições de produção de pesquisa, criação de tecnologias, desenvolvimento de ciência e geração e aplicação de conhecimento.

Ministério da Agricultura e BID lançam editais para contratação de consultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227293.htm
[ CONCURSOS ] Consultores da área de ciências agrárias terão a oportunidade de se candidatar a duas vagas que estão sendo oferecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A medida faz parte do Projeto Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural, lançado em agosto de 2013.

Pesquisar este blog