Selecione o dia...

domingo, 1 de dezembro de 2013

MEC vai divulgar indicadores que avaliam qualidade do ensino superior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227332.htm
[ POLITICA ] O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar no início do mês de dezembro de 2013 o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) referentes a 2012, indicadores que avaliam a qualidade do ensino superior do país. As instituições tiveram acesso antecipado aos índices e puderam pedir a revisão dos conceitos do dia 23 de outubro ao dia 1° de novembro. Segundo o secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, os indicadores devem mostrar melhoria na qualidade da etapa de ensino.

Os 100 anos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227331.htm
[ POLITICA ] Há 100 anos (20/10/1910), como decreto do presidente Nilo Peçanha, começava a ser contada a história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), referência do ensino agrícola brasileiro. Localizada na cidade de Seropédica, Baixada Fluminense, tem o maior campus universitário da América Latina e estudantes do país inteiro.

Ekó House, a casa sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227328.htm
[ TECNOLOGIA ] Apresentada no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), uma casa sustentável se abastece de energia solar, água da chuva e iluminação natural. É ela quem vai representar USP e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em uma competição internacional de inovações em energia e sustentabilidade. O projeto da Ekó House, que inclui também um banheiro seco e aproveita os efluentes (esgotos) produzidos para adubação do jardim, está sendo desenvolvido por uma equipe de professores, alunos e pesquisadores de áreas que incluem arquitetura, design, engenharias, e até marketing.

Descubra quais as diferenças entre variados tipos de suco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227323.htm
[ ECONOMIA ] Com a correria do dia a dia, muita gente acaba optando por sucos industrializados em vez dos naturais. A repórter Leire Bevilaqua mostra a diferença entre suco, néctar e refresco.

Piscicultura sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227330.htm
[ ECONOMIA ] Nos últimos anos o pescado de tanque tem ganhado espaço na mesa do consumidor. A qualidade da criação de peixes melhorou o sabor da iguaria para o paladar do consumidor. O estado de Mato Grosso está em primeiro lugar no ranking nacional de produção de peixe nativo e em quinto lugar na produção de peixe em água doce. Confira a entrevista com o presidente da Aquamat, Jules Bartoli.

Medicina alternativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227329.htm
[ TECNOLOGIA ] Através de remédios feitos de plantas naturais, a historiadora e filósofa Maria Paschoalina oferece tratamentos alternativos para os mais diversos problemas. Com o estudo da naturopatia e a especialização em plantas medicinais, ela leva a grupos e comunidades informações sobre os benefícios dos medicamentos naturais como a prevenção e cura de doenças e o bem-estar físico.

Extensionistas indígenas da Emater/RS trabalham em comunidades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227327.htm
[ POLITICA ] Em uma experiência inédita no país, a Emater/RS-Ascar conta com três extensionistas indígenas que trabalham nas comunidades rurais caingangues e guaranis. O trabalho deles, que será realizado pelos próximos dois anos, é financiado pelo Governo Federal.

Sulgás é parceira na produção de gás 100% renovável em Montenegro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227326.htm
[ TECNOLOGIA ] No município de Montenegro, a Naturovos, maior produtora de ovos do Sul do Brasil, e a cooperativa de agricultores familiares Ecocitrus, que planta laranjas e bergamotas, na região, se uniram numa iniciativa energética sustentável. Criaram um consórcio que construiu uma usina no município. A unidade industrial gera, em caráter piloto, 5 mil metros cúbicos por dia de gás natural: o GN Verde. A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é parceira e aposta no projeto.

Irrigação de pastagem e planejamento da irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227325.htm
[ TECNOLOGIA ] Importância da tecnologia para agricultura e pecuária e o planejamento para obter um projeto com fluxo de caixa realista. O Professor Fernando Tangerino destacou ainda, que um planejamento bem detalhado e com informações realistas e detalhadas permitirão a garantia da sua real viabilidade econômica, e portanto, do sucesso com o uso da irrigação em pastagens.

Consumo de peixe cresce no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227324.htm
[ ECONOMIA ] O cardápio das famílias brasileiras tem ficado cada vez mais variado. A carne vermelha e o frango ainda são os pratos principais, mas o peixe ganhou espaço nos últimos anos.

Pesquisar este blog