Selecione o dia...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aprovação do governo sobe para 41%, mostra pesquisa Datafolha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227342.htm
[ POLITICA ] A avaliação do governo Dilma Rousseff apresentou recuperação constante nos últimos meses, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem (01/12/13). Do ápice de 65% de aprovação conquistado em março, o índice chegou a 30% em junho, após o auge das manifestações populares. Depois disso, o percentual de brasileiros entrevistados que avaliaram o governo como bom ou ótimo subiu para 36% em agosto, 38% em outubro e, agora, está em 41%.

Clique Finep ganha versão para dispositivos móveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227341.htm
[ SOFTWARES ] Lançado em maio de 2013, o simulador de financiamento Clique Finep acaba de ganhar uma nova plataforma para dispositivos móveis, já disponível no site da financiadora. A finalidade do serviço, que já teve mais de 19 mil acessos, é simplificar a consulta básica sobre as linhas de financiamento da agência, conforme o perfil do cliente, e o acesso às áreas responsáveis pelos diversos instrumentos que a Finep opera. A ferramenta calcula todas as condições do empréstimo, como taxa de juros, carência, contrapartida e valor das prestações.

Três campi da Unesp selecionam professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227337.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com inscrições abertas para concursos que visam selecionar professores para três de seus campi: em Guaratinguetá, Rio Claro e São João da Boa Vista. O concurso para a vaga de professor assistente doutor do departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, no campus de Guaratinguetá, recebe inscrições até dia 19 de dezembro de 2013.

Congresso Brasileiro de Agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227335.htm
[ EVENTOS ] Registro de momentos e relatos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, ocorrido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre os dias 25 a 28 novembro de 2013.

Conheça a produção de açaí em Codajás no Amazonas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227334.htm
[ ECONOMIA ] No segundo programa sobre a cultura do Açaí no Amazonas, nossa equipe visita a cidade de Codajás, conhecida no estado do Amazonas como a terra do açaí. No primeiro bloco do Amazônia Rural nossos repórteres mostram como a atividade agrega valor para os agricultores do município. Confira na reportagem de Luciano Martins com imagens do cinegrafista Valdejane Brito.

Intermediação tecnológica: inovação na educação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227333.htm
[ TECNOLOGIA ] Para garantir o acesso à educação dos estudantes das zonas rurais, um novo projeto social foi aplicado na Bahia. O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica transmite as aulas em tempo real, via satélite. As lições pelo computador facilitam a vida de quem mora longe e ajudam na escassez de professores. Agora as dificuldades de ensino estão há quilômetros de distância.

Petrobras e Embrapa desenvolvem tecnologias para produção de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227340.htm
[ TECNOLOGIA ] A Petrobras e a Embrapa assinaram, no final do mês de novembro de 2013, em São Luiz Gonzaga (RS), termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de tecnologias para produção de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. Com investimentos de R$ 5,5 milhões, o projeto tem como objetivo gerar conhecimento para ampliar a produção de cana voltada para o mercado de etanol, contribuindo para o desenvolvimento da agroindústria sucroenergética no estado.

Aroma da banana depende de seu tratamento pós-colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227339.htm
[ TECNOLOGIA ] O modo como a banana é tratada após sua colheita influencia no cheiro que ela terá depois de madura. Submeter a fruta a baixas temperaturas ou a substâncias químicas que retardam ou aceleram seu amadurecimento têm efeitos diferentes no seu aroma e podem influenciar na sua atratividade para o mercado. Em estudo na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), a farmacêutica-bioquímica Helena Pontes Chiebáo testou os efeitos dos tratamentos pós-colheita no aroma da banana e constatou que o frio é o mais prejudicial para este aspecto.

WWF oferece bolsa de estudos em conservação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227338.htm
[ CONCURSOS ] Estão abertas, até 11 de janeiro de 2014 , as inscrições para concorrer à bolsa Prince Bernhard 2014, auxílio oferecido pela Rede WWF, organização não governamental (ONG) dedicada à preservação da natureza. Voltado a estudantes e profissionais, o benefício tem por objetivo financiar treinamentos de curto prazo ou estudos formais na área de conservação ambiental, que possam ser concluídos em um ano (ou menos) no próprio país do solicitante. Para 2014, os cursos devem ter previsão de conclusão entre 1º de julho de 2014 e 30 de junho de 2015.

Mulheres Rurais: auto-organização, formação e articulação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227336.htm
[ POLITICA ] Um projeto inovador está dando voz à força feminina. Esta Tecnologia Social de auto-organização com mulheres rurais tem o objetivo de estimular a autonomia, articulação e empoderamento de agricultoras no Norte do Brasil. Este instrumento metodológico trouxe consciência à comunidade em relação aos direitos políticos e sociais da mulher. Os benefícios chegam a elas e também a toda população.

Pesquisar este blog