Selecione o dia...

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ministério da Educação vai suspender o vestibular de mais de 200 cursos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227343.htm
[ POLITICA ] Mais de 200 cursos de ensino superior devem ter os vestibulares suspensos em 2014, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Isso porque os cursos não obtiveram desempenho satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), pela segunda vez consecutiva. Além do vestibular suspenso, as instituições podem ser penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal avaliados. No caso das faculdades privadas, elas deixarão de ser beneficiadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais, e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Supermercados na França testam produtos com insetos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227350.htm
[ TECNOLOGIA ] Supermercados na França, país reputado por sua gastronomia, estão testando ou promovendo o consumo de insetos. O Carrefour, maior rede de supermercados da França e vice-líder mundial do setor, irá vender, no início de 2014, biscoitos preparados com pó de larva de farinha. São bolachas salgadas da marca Micronutris, com sabores como grilos com cebola ou queijo cheddar com larva de farinha, além de biscoitos doces, de caramelo também com larva de farinha.

UEPG e Unioeste oferecem novos cursos de mestrados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227344.htm
[ CURSOS ] A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu inscrições para mais três cursos de mestrado -- em Química Aplicada, Computação Aplicada e Engenharia Sanitária e Ambiental. No primeiro, são 24 vagas distribuídas nas áreas de pesquisa em espectroscopia molecular aplicada, química de materiais e química de produtos naturais. Os interessados podem se inscrever até 28 de janeiro de 2014 no site da universidade. As inscrições são gratuitas.

Emater-MG completa 65 anos investindo em modernização e assistência técnica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227352.htm
[ POLITICA ] No dia 6 de dezembro de 2013, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) completa 65 anos de fundação. A Empresa tem trabalhado para promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a qualidade de vida dos mineiros. Buscando melhorar ainda mais o serviço prestado, a Emater-MG tem investido na qualidade de atendimento e na modernização de sua gestão. A solenidade acontece às 15 horas, no auditório Juscelino Kubitschek, no edifício Gerais, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG). A cerimônia será marcado por homenagens aos funcionários e premiações.

Pesquisadores identificam substâncias capazes de neutralizar o vírus H1N1

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227351.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores do Instituto Butantan, na capital paulista, identificaram substâncias promissoras em lagartas que podem ser usadas no combate a vírus, bactérias e fungos. Um dos estudos, coordenado pelo virologista Ronaldo Zucatelli Mendonça, descobriu uma alta potência antiviral em lagartas da família Megalopygidae. Apesar de a pesquisa ainda estar em curso, já se comprovou que a substância encontrada conseguiu neutralizar o vírus Influenza H1N1, além de tornar 2 mil vezes menor a replicação do picornavírus (parente do vírus da poliomielite) e 750 vezes menor a do vírus do sarampo.

Leilão de trecho da BR 163 repercute na questão logística

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227349.htm
[ ECONOMIA ] Um trecho da BR-163 foi leiloado na BM&F Bovespa no final do mês de novembro de 2013. A mudança na gestão da rodovia, que corta parte do Estado de Mato Grosso, deve trazer melhorias para a região e transformações na logística do Brasil. O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, fala sobre o assunto. Assista na reportagem do Canal Rural.

Jabuticaba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227348.htm
[ ECONOMIA ] Na cidade de Sabará, em Minas Gerais, o considerado ouro negro, a jabuticaba, é tradição e sucesso na gastronomia e na economia.

Ação com orquídeas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227347.htm
[ POLITICA ] Uma ação pela melhoria do espaço público. Um morador de São Paulo, apaixonado por plantas, decidiu recuperar orquídeas abandonadas nas ruas e cultivá-las no quintal de casa. O professor Diego fixa as flores em árvores para deixar mais bonito o bairro em que vive. O sonho do professor é ver sua inciativa expandindo por toda São Paulo e por outras cidades. Para quem quizer conhecer o projeto, acesse: pt-br.facebook.com/pages/Orquídeas-na-Vila.

Faturamento agroindustria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227346.htm
[ ECONOMIA ] Em Santa Catarina, municípios que abrigam as sedes de agroindústrias estão ficando com a menor fatia do ICMS estadual, uma situação que provoca prejuízos e dificuldades para estas prefeituras.

Ano das cooperativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227345.htm
[ ECONOMIA ] Um bilhão de pessoas participam como membros de cooperativas em todo o mundo. As cooperativas são empresas bem-sucedidas e sustentáveis que fortalecem economias. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, as 300 maiores cooperativas do mundo tinham vendas combinadas de mais de um trilhão de dólares. Além disso, geraram 100 milhões de empregos no globo. Este vídeo foi produzido para marcar o ano das cooperativas celebrado em 2012.

Pesquisar este blog