Selecione o dia...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Queda de investimentos e da produção agropecuária provocam recuo no PIB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227360.htm
[ ECONOMIA ] A queda de 3,5% da agropecuária foi a principal causa do recuo de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) pelo lado da produção, no terceiro trimestre de 2013 na comparação com o trimestre anterior. Segundo a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Rebeca Palis, a queda da agropecuária é reflexo tanto da produção menor de produtos típicos do terceiro trimestre (como o café e a laranja) quanto do fim da safra de soja, que se concentra no primeiro semestre.

Site de buscas ecológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227356.htm
[ TECNOLOGIA ] Realizar pesquisas na internet e ajudar o planeta, tudo ao mesmo tempo. Esta é a proposta do buscador Ecosia, que pouca gente conhece, mas já está no ar há alguns anos. O site de buscas é fruto de uma parceria de um grupo alemão com as empresas Yahoo e Bing e a organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF).

Alimentação saudável é tema do jogo educativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227355.htm
[ SOFTWARES ] Com o intuito de conscientizar as crianças sobre a importância de se ter uma alimentação saudável, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveu o jogo educativo digital "Coma Bem 2". Produzido pelo portal Ludo Educa Jogos, a iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fapesp.

Toffler pincela um futuro de dúvidas e angústias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227354.htm
[ POLITICA ] Neurociência, biotecnologia, profusão das redes, perda contínua de poder do Estado Nação, a ruptuta que estamos vivendo da época industrial para a era do conhecimento são analisados por Alvin Toffler. Assista a entrevista.

Decreto reduz tempo para aposentadoria de pessoas com deficiência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227361.htm
[ POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff assinou ontem (03/12/13) decreto que reduz o tempo de contribuição para a aposentadoria das pessoas com deficiência. Quem tem deficiência considerada grave poderá requerer a aposentadoria a partir de 25 anos de contribuição, para homens, e 20 anos, para mulheres. Atualmente, os prazos são 35 anos e 30 anos, respectivamente. Em caso de deficiência moderada, o tempo de contribuição será 29 anos, para homens; e 24 anos, para mulheres; e àqueles com deficiência leve, 33 e 28 anos, respectivamente.

Baixe gratuitamente o novo mapa político do Brasil lançado pelo IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227359.htm
[ POLITICA ] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (03/12/13) o novo Mapa Político do Brasil, com a representação cartográfica de todo o país, tendo o ano de 2010 como referência. O mapa é usado para a geração de outros mapas em escalas menores e no atendimento a projetos geocientíficos. A carta - que traz atualizações no sistema viário e ferroviário do país, bem como as principais obras e edificações - pode ser baixado gratuitamente no site, neste link (21,9 Mb - arquivo PDF).

MEC seleciona municípios para implantar curso de medicina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227358.htm
[ POLITICA ] Quarenta e dois municípios foram pré-selecionados para a implantação de cursos de medicina por instituições de educação superior privadas. Uma comissão de especialistas visitará os municípios para verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nos locais.

Colégio público do Rio é primeira escola sustentável da América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227357.htm
[ TECNOLOGIA ] Quase três anos depois de sua primeira aula, realizada em fevereiro de 2011, o Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro, continua rendendo bons frutos. Além de possuir a segunda melhor média de rendimento escolar do Estado, a escola se tornou oficialmente a primeira instituição de ensino totalmente sustentável da América Latina, ao receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela organização internacional Green Building Council.

Laudos meteorológicos podem ajudar moradores em épocas de chuva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227353.htm
[ TECNOLOGIA ] Entre os serviços prestados pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está a produção de um laudo meteorológico. Entenda qual a utilidade destes laudos na reportagem de Guilherme Tavares.

Pesquisar este blog