Selecione o dia...

sábado, 7 de dezembro de 2013

MEC divulga lista dos 270 cursos que terão vestibular suspenso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227391.htm
[ POLITICA ] O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (0,/12/136) no Diário Oficial da União a lista dos 270 cursos de graduação que terão de suspender o vestibular devido ao resultado insatisfatório que obtiveram, por duas vezes consecutivas, em avaliações do ministério - clique aqui para acessar a lista. Esses cursos tiveram avaliação 1 ou 2, em uma escala que vai até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2012. Para estabelecer esse conceito, o MEC avalia anualmente cursos de determinadas áreas e, após três anos, repete as avaliações. São considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

Digitalização no processo de certificação rural garante agilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227388.htm
[ TECNOLOGIA ] Desde o mês de novembro, a certificação de imóveis rurais no Brasil passou a ser informatizada. O processo ganhou agilidade depois que passou a ser feita somente por meio digital. Agora, após visitar as propriedades rurais, os técnicos credenciados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) enviam as informações pela internet ao instituto e recebem a resposta no mesmo dia. Segundo o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, o processo que antes durava de seis meses a um ano, passou a ser realizado em um minuto. Para o ambientalista Américo Perrole, o novo sistema vai ajudar a punir quem desmata de forma irregular. O produtor rural que não possui a certificação do seu imóvel rural fica proibido de transferir ou vender a propriedade e impedido de fazer empréstimos em bancos públicos ou privados.

Um pouco da trajetória de Mandela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227387.htm
[ POLITICA ] Após 27 anos na prisão, Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul quatro anos depois de ser libertado.

Fumo x Orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227384.htm
[ ECONOMIA ] As curvas de nível formam o desenho de uma produção que aos poucos perde espaço no vale do rio Tijucas. A fumicultura já chegou a dominar setenta por cento das lavouras em cidades como Nova Trento e Major Gercino, região próximo a capital Florianópolis, em Santa Catarina. Mas ao longo dos anos, produtores que já chegaram a ter 60 mil pés de fumo na propriedade, estão mudando para agricultura orgânica.

Proteja Brasil - Conheça o aplicativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227383.htm
[ SOFTWARES ] O Proteja Brasil é um aplicativo para smartphones e tablets criado para facilitar denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A partir do local onde você está, o Proteja Brasil indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras. Você também tem acesso a informações sobre os tipos de violência. Para os brasileiros que estão no exterior, o aplicativo apresenta os números de telefones e endereços das Embaixadas.

UFMG quer transformar lixo orgânico em energia e fertilizante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227392.htm
[ TECNOLOGIA ] 50% do lixo que produzimos é orgânico. Pela Política Nacional de Resíduos sólidos, o Brasil tem até 2014 para acabar com todos os lixões e dar uma destinação a estes resíduos. Em Belo Horizonte, um projeto inovador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quer transformar resíduos orgânicos em energia e fertilizante.

Queijo artesanal serrano é certificado pela Emater/RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227390.htm
[ TECNOLOGIA ] A Emater/RS-Ascar realiza um trabalho de valorização do queijo artesanal em 10 propriedades de Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. Técnicas de higiene e boas práticas de fabricação qualificam o produto.

Brasil exporta tecnologia social para diminuir fome e desnutrição na África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227389.htm
[ POLITICA ] Inspirado na experiência brasileira do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa PAA África está em uma nova fase. A partir de agora, Brasil e o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) vai contribuir com financiamento adicional. A iniciativa une esforços na luta contra a fome e a desnutrição em países africanos. O coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Milton Rondó, detalha a nova fase do PAA África e avalia os resultados obtidos até agora com a iniciativa.

O legado deixado por Chico Mendes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227386.htm
[ POLITICA ] Após quase 25 anos da morte do líder extrativista, o programa Caminhos da Reportagem foi até o Acre para contar histórias de seringueiros que ainda lutam para manter a floresta em pé.

10 Anos do programa Empreendedor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227385.htm
[ ECONOMIA ] Vídeo institucional sobre o programa Empreendedor Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que completa 10 anos em 2013. O Empreendedor Rural estimula o empreendedorismo em homens e mulheres do campo. O programa estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas. O programa Empreendedor Rural é desenvolvido em 136 horas.

Pesquisar este blog