Selecione o dia...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Safra de grãos deve chegar a 195,9 milhões de toneladas, estima Conab

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227432.htm
[ ECONOMIA ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem (10/12/13) o resultado do terceiro levantamento da safra brasileira de grãos 2013/2014 com previsão de crescimento da produção em 4,8% em relação à última estimativa. Pelos cálculos, o país deve produzir 195,9 milhões de toneladas de grãos, com crescimento de 3,6% na área plantada, que deve passar de 53,2 para 55,2 milhões de hectares.

Ferramenta da CEF permite consultar extratos do FGTS nos últimos 25 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227431.htm
[ ECONOMIA ] A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou ferramenta para gerar e visualizar extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ferramenta permite consultar, pela internet, o extrato dos lançamentos dos últimos 25 anos, ocorridos após a centralização das contas do FGTS na Caixa. Antes, o trabalhador podia obter, pela internet, apenas os últimos seis registros. O serviço eletrônico "Extrato Completo" já está disponível nos endereços: www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.

Palestras do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés estão disponíveis na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227426.htm
[ TECNOLOGIA ] O conteúdo das palestras, oficinas de trabalho, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos técnico-científicos do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado entre os dias 25 a 28 de novembro de 2013, em Salvador, na Bahia, já pode ser acessado pelo site do Consórcio Pesquisa Café - clique aqui para acessar -, coordenado pela Embrapa Café. O tema dessa edição foi Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e Inclusão Social.

O brasileiro que ressuscitou a Rodada Doha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227425.htm
[ POLITICA ] Acordo de Bali premia esforço do atual diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), que com apenas três meses no cargo conseguiu fazer avançarem negociações que estavam praticamente paradas há uma década. Indonésios falam em "efeito Azevêdo". O acordo vem sendo rotulado como histórico. Pela primeira vez, todos os 159 membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) chegaram a um consenso sobre regras específicas para a simplificação das políticas alfandegárias e a redução de subsídios agrícolas.

Escritores assinam manifesto mundial contra espionagem em massa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227434.htm
[ POLITICA ] Mais de 560 escritores de 81 países, cinco deles ganhadores do Prêmio Nobel da Literatura, condenaram a espionagem em massa na internet e pediram à Organização das Nações Unidas (ONU) a adoção de uma convenção sobre o tema em manifesto publicado ontem (10/12/13). Os autores do documento fazem um apelo à organização para que o reconhecimento da proteção dos direitos civis na internet seja uma prioridade.

Investimentos em infraestrutura já beneficiam produtores de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227433.htm
[ ECONOMIA ] A atual safra de grãos tem sido beneficiada pelo clima e também pelos avanços das obras de infraestrutura. Com isso, há boas chances de as estimativas apresentadas ontem (10/12/13) no terceiro levantamento da safra de grãos 2013/2014 serem superadas. A opinião foi compartilhada pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Neri Geller, e pelo diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto.

Mundo dá adeus a Mandela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227430.htm
[ POLITICA ] "O mundo inteiro, no verdadeiro sentido da palavra, está vindo para a África do Sul", afirmou em Pretória o porta-voz do Ministério do Exterior sul-africano, Clayson Monyela, acrescendo que, entre os convidados, estão "reis e rainhas, príncipes e princesas". Segundo o porta-voz, isso é algo sem precedentes na história do país. Quanto à logística, no entanto, Monyela disse que o governo está diante de "uma tarefa muito difícil".

CI Orgânicos é criado para aumentar a competitividade do Brasil no setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227429.htm
[ TECNOLOGIA ] A cadeia produtiva de alimentos orgânicos do país - incluindo agricultores, distribuidores e varejistas - conta agora com uma instituição especialmente dedicada à geração e difusão de conhecimentos do setor. A tarefa será do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), lançado ontem (10/12/13) pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Dengue será ameaça a turistas na Copa?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227428.htm
[ POLITICA ] Um especialista da Universidade de Oxford chamou a atenção para as chances de ocorrência de surtos de dengue durante a Copa do Mundo e colocou três cidades do Nordeste sob alerta: Fortaleza, Salvador e Natal. Em uma coluna na revista científica Nature, o pesquisador britânico Simon Hay defende que o Brasil deveria fazer campanhas de alerta aos turistas sobre os riscos da doença e aumentar as medidas de controle.

Caravana Embrapa pode ser acompanhada pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227427.htm
[ TECNOLOGIA ] O dia 9 de dezembro de 2013 marcou o início da primeira etapa da Caravana Embrapa às Ameaças Fitossanitárias, que até março de 2014 irá percorrer nove macrorregiões do Brasil, levando orientações técnicas emergenciais para controle da Helicoverpa armigera e outras pragas de interesse econômico.

Especialistas explicam como a tecnologia pode ajudar na busca pelo emprego

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227424.htm
[ TECNOLOGIA ] A procura por emprego mudou muito desde a época dos anúncios nos classificados dos jornais. Nunca foi tão fácil encontrar e aplicar para vagas usando apenas um botão. Hoje, pessoas em busca de trabalho podem postar seu currículo online e aplicar para vagas com um simples clique no mouse, e até mesmo usando o celular.

Pesquisar este blog