Selecione o dia...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

União Europeia aprova nova política agrícola comum

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227501.htm
[ POLITICA ] Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) adotaram formalmente ontem (16/12/13) a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), pondo fim a um longo processo de negociações. Com o aval dos 28 países-membros do bloco, a nova PAC irá vigorar entre 2014 e 2020, com recursos estimados em 408,31 bilhões de euros, dos quais 76,6% serão para pagamentos diretos e organização do mercado e o restante para aplicação em desenvolvimento rural. O total destinado ao PAC corresponde a 38% do Orçamento da União Europeia.

Sancionada lei que declara Chico Mendes patrono do meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227487.htm
[ POLITICA ] A lei que torna Chico Mendes patrono do meio ambiente brasileiro foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada ontem (16/12/13) no Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para acessar. O líder seringueiro, morto há 25 anos, ficou conhecido internacionalmente por sua luta em favor da categoria e da proteção da Floresta Amazônica.

Cena/USP tem vaga para professor doutor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227486.htm
[ CONCURSOS ] Estão abertas, até 21 de janeiro de 2014, as inscrições para o concurso que selecionará um professor doutor para atuar na Divisão de Produtividade Agroindustrial e Alimentos, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP).

Nova técnica permite criação em massa de abelhas sem ferrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227485.htm
[ TECNOLOGIA ] Abelhas sem ferrão, como a jataí (Tetragonisca angustula) e a uruçu (Melipona scutellaris), são reconhecidas como importantes polinizadoras de diversas culturas agrícolas, como berinjela, morango, tomate e café. Uma das principais limitações para utilizá-las para essa finalidade, no entanto, é a dificuldade em produzir colônias em quantidade suficiente para atender à demanda dos agricultores, uma vez que a maioria dessas espécies apresenta baixo número de rainhas.

Guia ajuda crianças na relação com animais de estimação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227493.htm
[ TECNOLOGIA ] A boa convivência da família com o seu pet é fundamental para inserir o animal na rotina diária de sua nova casa. Para desmitificar alguns temas como a impossibilidade de se ter um cão ou gato quando há crianças pequenas ou grávidas na residência, a Saúde Animal, unidade de negócios da Bayer HealthCare, lançou o projeto educacional Mais Amigos da Turma Bayer, que consiste na realização de eventos em escolas públicas e particulares para o reforço da importância desse vínculo entre o homem e o animal.

IBGE divulga mais um conjunto de mapas temáticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227492.htm
[ TECNOLOGIA ] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza desde ontem (16/12/13) em sua página na internet, um conjunto de informações geoespaciais temáticas sobre a geologia, a geomorfologia, os solos e a vegetação de diversas localidades em todo o Brasil. Os mapas estão na escala 1:250.000, na qual 1 cm no mapa equivale a 2,5 km no terreno. Também estão sendo disponibilizadas as respectivas tabelas de atributos.

Negócio em casa é realidade para milhões de brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227491.htm
[ ECONOMIA ] Com organização e disciplina, trabalhar em casa pode ser uma alternativa para reduzir custos e tempo gasto com longos deslocamentos, engarrafamentos e outros problemas da vida moderna. Dois dados do Sebrae mostram que essa se torna cada vez mais uma opção de empreender para milhões de brasileiros. Dos 3,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI), 48,6% trabalham na própria residência. Ainda segundo a instituição, 77% dos profissionais de artesanato também utilizam o lar como espaço criativo.

Conta de luz pode ficar 45% mais barata a partir de março de 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227490.htm
[ ECONOMIA ] Mudar hábitos de consumo poderá resultar em economia de até 45% na conta de luz. Em março de 2014 começa a ser implantada no país a chamada tarifa branca, que consiste em três diferentes tipos de cobrança para o serviço, de acordo com o uso da energia por horário. A classificação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Caminho da Escola já atende a 1,9 milhão de alunos de escolas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227489.htm
[ POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff disse ontem (16/12/13), em seu programa semanal de rádio, que o Programa Caminho da Escola já atende a 1,9 milhão de alunos em todo o país. Segundo ela, para atender a crianças e adolescentes que vivem nas áreas rurais e aqueles com deficiência que moram nas cidades, foram comprados, desde 2011, com recursos do governo federal, aproximadamente 17 mil ônibus.

Bachelet é eleita presidente do Chile com 63% dos votos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227488.htm
[ POLITICA ] A socialista Michelle Bachelet foi eleita presidente do Chile no dia 15 de dezembro de 2013. Ela obteve 63% dos votos no segundo turno, derrotando a adversária Evelyn Matthei, que representa a aliança de centro-direita. Matthei, que foi candidata do atual governo, teve 38% dos votos.

Pesquisar este blog