Selecione o dia...

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O ano de 2013 no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227568.htm
[ POLITICA ] O ano foi marcado no Brasil por uma tragédia que tirou a vida de centenas de jovens. A onda de protestos que tomou conta do país também foi destaque, assim como a visita do Papa Francisco.

Fazendeiros subestimaram repercussão da morte de Chico Mendes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227585.htm
[ POLITICA ] Amigo e companheiro de trabalho de Chico Mendes, o pesquisador e professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (UFAC), Elder Andrade de Paula, avalia hoje, 25 anos depois do assassinato, que a projeção internacional do líder seringueiro foi crucial para a ocorrência do crime. Ele analisa que os interessados na morte do líder seringueiro não calcularam que o crime colocaria os problemas da Amazônia no centro do debate mundial sobre o meio ambiente.

Cerca de 70% de novas doenças que infectam seres humanos têm origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227580.htm
[ TECNOLOGIA ] Cerca de 70% das novas doenças que infectaram os seres humanos nas últimas décadas tem origem animal, afirmou a agência alimentar das Nações Unidas, alertando que está se tornando mais comum que doenças mudem de espécies e se espalhem na população, em meio ao crescimento das cadeias de agricultura e de abastecimento alimentar.

Retrospectiva Biênio 2012-2013 Aprosoja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227573.htm
[ ECONOMIA ] Assista a Retrospectiva Biênio 2012-2013 da Aprosoja de Mato Grosso.

Mulheres estão tendo filhos mais tarde e gravidez na adolescência diminui, avalia IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227587.htm
[ ECONOMIA ] As brasileiras estão se tornando mães mais tarde e o fenômeno da gravidez na adolescência está diminuindo no país. Os dados fazem parte do Levantamento Estatísticas do Registro Civil, divulgado no dia 20 de dezembro de 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o sociólogo Claudio Crespo, coordenador de População e Indicadores Sociais do instituto, o comportamento está ligado à inserção da mulher no mercado de trabalho e ao maior acesso ao estudo nos últimos anos.

Morte de Chico Mendes abre caminho para a questão ambiental no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227586.htm
[ POLITICA ] A luta pela preservação da Amazônia, em especial pela manutenção das atividades extrativistas, sofria um duro golpe há 25 anos. Em 22 de dezembro de 1988 foi assassinado, no interior do Acre, Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes. A morte do líder sindicalista repercutiu mundialmente e provocou mudanças na forma como o Brasil passou a lidar com as questões relacionadas ao meio ambiente.

Pesquisar este blog