Selecione o dia...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Instituto Agronômico do Paraná estuda produção de leite de búfala no sistema orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227656.htm
[ TECNOLOGIA ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) - que há 25 anos vem estudando a bubalinocultura convencional como opção para os criadores do Estado - pretende agora disponibilizar conhecimentos para que produtores se beneficiem de um novo nicho de mercado, o de consumidores de alimentos de origem animal orgânicos.

Vídeo mostra como fazer adubo orgânico 100% vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227657.htm
[ VIDEOS ] Os adubos orgânicos, em sua maioria, utilizam esterco bovino e cama de aviário que, além de difícil obtenção e custo elevado, podem apresentar problemas de contaminação química e biológica. Mas a Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) desenvolveu uma tecnologia para produção de adubos e substratos orgânicos de origem 100% vegetal. E esta tecnologia já está ao alcance dos produtores de todas as regiões do País por meio do vídeo "Composto 100% vegetal". Assista abaixo.

Produtores reivindicam fim da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227649.htm
[ POLITICA ] Produtores de Mato Grosso do Sul, com apoio de médicos veterinários, reivindicam fim da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. O pedido será analisado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília (DF).

Florestabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227646.htm
[ TECNOLOGIA ] Os programas apresentam depoimentos da população ribeirinha, especialistas e pessoas que trabalham na floresta, em um esforço para propagar a extração de produtos florestais de forma sustentável e não-agressiva à floresta amazônica.

Cooperar é um Bom Negócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227645.htm
[ ECONOMIA ] Usando histórias reais de pessoas e empresas que se juntam para alcançar melhores resultados, cada episódio desta série criada pelo Canal Futura e o Sebrae demonstra uma forma diferente de empreendedorismo coletivo.

Ministério da Agricultura orienta para embarque e desembarque de produtos agropecuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227655.htm
[ POLITICA ] Os trabalhos da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) nos aeroportos internacionais, portos, postos de Fronteira e aduanas especiais se intensificam no período de férias devido o aumento do fluxo de viagens internacionais. Para evitar a disseminação de doenças e pragas, a legislação proíbe a entrada e saída no Brasil de produtos vegetais, sem autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Veja aqui a folheto de orientação ao viajante Mala Legal (arquivo PDF).

Sebrae Mato Grosso disponibiliza manual de piscicultura na web

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227654.htm
[ ECONOMIA ] Já está disponível no site do Sebrae em Mato Grosso o manual Como iniciar piscicultura com espécies regionais. A publicação se transformou em uma revista digital e o acesso ao material é gratuito. O manual foi elaborado por dois técnicos do estado, Francisco Medeiros e Adair José Moraes, ambos membros da Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat).

Pesquisa da USP aponta vantagens dos telhados verdes em áreas urbanas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227653.htm
[ TECNOLOGIA ] Medições feitas no centro da capital paulista mostram benefícios, como o aumento da umidade do ar e o controle da temperatura. A pesquisa foi feita pela Universidade de São Paulo (USP).

Produção de queijo terá novas regras no RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227652.htm
[ TECNOLOGIA ] O objetivo é facilitar a comercialização do queijo no Rio Grande do Sul (RS). Elas vão valer para quem produz até 250 litros de leite por dia, e não use matéria-prima de terceiros.

2013: Ano ruim para trabalhador rural de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227651.htm
[ ECONOMIA ] 2013 foi considerado um ano ruim pela Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). A mecanização e o cartel das grandes empresas do agronegócio tem gerado desemprego no campo, segundo o presidente da entidade em Araraquara, Élio Neves.

Casal deixa vida na cidade para viver no campo e criam molho à base de mel e pimenta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227650.htm
[ ECONOMIA ] Na última reportagem da série sobre empreendedorismo, vamos contar uma "doce" história de inovação. Que tal experimentar um molho feito à base de mel e pimenta? A novidade foi criada em uma pequena propriedade rural de Mato Grosso do Sul e tem feito sucesso. Os inventores dessa delícia largaram a vida na cidade para morar e empreender no campo.

Educação a distância ganha adeptos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227648.htm
[ CURSOS ] A educação a distância está em expansão pelo país. Pela falta de tempo e maior comodidade de horários, os alunos tem optado por fazer cursos superiores pela internet. Apesar de o mercado de trabalho ainda ver a modalidade com certa desconfiança, as universidades garantem: o ensino para quem estuda pelo computador é o mesmo de quem comparece às salas de aula.

Pesquisar este blog