Selecione o dia...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Soja pode levar Brasil a ter safra recorde de 200 milhões de toneladas em 2013/14

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227663.htm
[ ECONOMIA ] Mesmo com os problemas climáticos do momento, os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acreditam que a safra 2013/2014 atinja a marca recorde de 200 milhões de toneladas. No quarto levantamento da safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem (09/01/14) em Brasília (DF), o número para a safra indicava 196,7 milhões de toneladas, também recorde, mas a soja pode melhorar ainda mais esse resultado.

Parlamento Europeu convida Snowden para depor sobre espionagem norte-americana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227667.htm
[ POLITICA ] A Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu decidiu ontem (09/01/14) convidar formalmente o ex-consultor contratado para prestar serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, para depor sobre os casos de espionagem do governo norte-americano. A decisão de convidá-lo para falar ao parlamento foi aprovada por ampla maioria na sede da comissão em Bruxelas, na Bélgica. O convite ainda precisa passar por uma segunda votação, o que deverá ocorrer em fevereiro deste ano.

Pós-graduação em ciência animal inscreve candidatos a bolsas de mestrado e doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227666.htm
[ CURSOS ] A Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais )UFMG) recebe, até 31 de janeiro de 2014, inscrições para o processo de seleção de bolsas de mestrado e doutorado em Ciência Animal. Os interessados devem enviar os documentos exigidos no edital por meio dos Correios para o endereço da unidade, localizada no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6627 - Cx. Postal 567 - CEP 30161-970 - Belo Horizonte/MG).

Informe Agropecuário traz informações sobre a conservação de alimentos para bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227665.htm
[ LIVROS ] A estacionalidade das pastagens, com maior oferta no período das águas e menor no período das secas, leva o Brasil a níveis baixos de produtividade, tanto na bovinocultura de corte quanto na de leite. Para manter altas produções, é necessário que o produtor armazene alimento de qualidade e em quantidade para fornecer aos animais. A revista Informe Agropecuário traz em sua nova edição o tema "Conservação de alimentos para bovinos", com principais tecnologias e informações sobre assunto.

Corte inicial de madeira de iLPF gera matéria prima para fazenda mato-grossense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227661.htm
[ ECONOMIA ] Começou no mês de dezembro de 2013 o primeiro desbaste florestal na integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) da fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte. A propriedade é uma das Unidades de Referência Tecnológica acompanhadas pela Embrapa em Mato Grosso. O desbaste ocorre nas áreas com eucalipto, com configurações de linhas simples, duplas e triplas. As árvores foram plantadas há cinco anos.

Pesquisa Científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227659.htm
[ TECNOLOGIA ] Ser um pesquisador científico não é fácil: além de um número limitado de recursos públicos, há os salários baixos e a dificuldade de se publicar as pesquisas. O cenário vai mudando com o tempo, mas ainda precisamos avançar bastante para acompanharmos os desenvolvimentos econômico e social do nosso país. Vamos ver na reportagem de Nika Pereira.

IBGE confirma safra recorde em 2013 e prevê produção ainda maior em 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227664.htm
[ ECONOMIA ] A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas bateu recorde em 2013, ao registrar aumento de 16,2% em relação a 2012. Foram colhidos, no ano passado, 188,2 milhões de toneladas de grãos, mais que o recorde anterior de 161,9 milhões de toneladas em 2012. Os dados foram divulgados ontem (09/01/14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Café do Cerrado mineiro recebe registro de Denominação de Origem do Inpi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227662.htm
[ ECONOMIA ] O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu ao Café do Cerrado mineiro o primeiro registro de denominação de origem (DO) do grão, no país. O café nacional já tem quatro indicações de procedência (IP), mas esse novo registro é o primeiro que prova o vínculo do café com o meio ambiente.

Verde como o Cacau da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227660.htm
[ ECONOMIA ] Este filme documenta o trabalho do WWF Brasil e da Associação Jupará e mostra como os assentados da região do entorno da Reserva Biológica de Uma, em Ilhéus (Sul da Bahia) se transformaram em agroecologistas.

Bacias de contenção de águas pluviais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227658.htm
[ TECNOLOGIA ] Mídia Rural dá dicas de como construir uma bacia de contenção de águas pluviais e fala sobre sua importância para o meio ambiente, e conservação de estradas, principalmente para evitar erosão nas propriedades rurais.

Pesquisar este blog