Selecione o dia...

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Força-tarefa internacional desenvolve trigo resistente ao calor extremo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227699.htm
[ ECONOMIA ] Pesquisadores norte-americanos formaram uma força-tarefa para o desenvolvimento de variedades de trigo resilientes aos efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. A equipe é liderada pela Universidade Estadual de Kansas, com a participação do Centro Internacional de Melhoria de Milho e Trigo (CIMMYT), a Universidade Cornell e o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA, na sigla em inglês).

Técnica usa rochas para adubar plantações reduzindo custos e impactos ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227695.htm
[ TECNOLOGIA ] Os fertilizantes produzidos com a técnica podem substituir adubos químicos de forma econômica e eficiente, conforme pesquisa desenvolvida pela Embrapa.

UENP faz concursos para professores e agentes universitários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227692.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) abre hoje (13/01/14) inscrições para concurso público para preencher cargos de professor não titular no campus Luiz Meneghel, na cidade de Bandeirantes (PR). Já estão abertas as inscrições para concurso de Agente Universitário de Nível Superior, Agente Universitário de Nível Médio e Agente Universitário de Nível Operacional para o mesmo campus.

China ultrapassa Estados Unidos na liderança do comércio global em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227690.htm
[ ECONOMIA ] O comércio anual de bens da China passou a marca dos US$ 4 trilhões pela primeira vez no ano passado, revelam as estatísticas oficiais, confirmando a posição do país como o maior comerciante em escala mundial. Divulgados no dia 10 de janeiro pela Administração Geral das Alfândegas chinesa, os dados colocam um ponto final na dúvida sobre quem seria o país com maior volume de negócios (China ou Estados Unidos). Por causa dos diferentes métodos de cálculo entre os dois países, apenas em 2013 os chineses superaram os norte-americanos na troca de bens. A conta exclui o comércio de serviços.

Agricultura de precisão na cultura do pessegueiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227698.htm
[ TECNOLOGIA ] Algumas frutas apresentam tamanhos e sabores diferentes, mesmo cultivadas num mesmo pomar. Durante a colheita, a equipe do Programa Terra Sul visitou uma propriedade, no município de Morro Redondo, onde um projeto busca estudar os motivos desta variabilidade.

Especial Logística

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227697.htm
[ ECONOMIA ] O transporte ferroviário é um dos mais utilizados pelos norte-americanos para transportar a safra de um ponto a outro do país. Em cada pequena cidade americana que visitamos encontrávamos uma linha de trem. Já no oeste do Paraná, um estudo encomendado pela Faep, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, chegou a demonstrar que o transporte ferroviário já foi mais caro que o rodoviário, na contramão de qualquer lugar do mundo.

Agricultura urbana cria oportunidades com técnicas inovadoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227696.htm
[ ECONOMIA ] O plantio em grandes cidades muda a paisagem e dão novos usos a quintais e até varandas, além de trazer benefícios para as comunidades envolvidas nos projetos de agricultura urbana.

Doma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227694.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisa realizada na Unesp de Botucatu estuda métodos não violentos para a doma de cavalos. O método quase "zen" usado no filme pelo encantador de cavalos é conhecido como doma racional. E, este tipo de doma também é foco de estudos desenvolvidos pelo departamento de produção animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu.

Cooperativa melhora qualidade de vida em assentamento no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227693.htm
[ ECONOMIA ] Localizado no município de Trindade do Sul, no Rio Grande do Sul, o assentamento 29 de Outubro, criado em 1991, organizou uma cooperativa sistematizada pela Emater/Ascar-RS. A iniciativa melhorou a qualidade de vida dos assentados.

Selic deve continuar a subir este ano para conter alta de preços, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227691.htm
[ ECONOMIA ] A taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 10% ao ano, deve continuar a subir em 2014 para conter a alta de preços no país, estimam especialistas. A primeira reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que define a Selic, está marcada para os dias 14 e 15 deste mês de janeiro.

Pesquisar este blog