Selecione o dia...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ministério da Educação divulga resultado da segunda chamada do ProUni hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227926.htm
[ CONCURSOS ] Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem conferir a partir de hoje (03/01/14) o resultado da segunda chamada pelo site do programa, pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes. Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos em instituições particulares de ensino.

Embrapa lança livro "Química Analítica Ambiental"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227924.htm
[ LIVROS ] Técnicas analíticas clássicas e instrumentais aplicadas na investigação da poluição do meio ambiente estão reunidas no livro "Química Analítica Ambiental", recém-publicado pela Embrapa. O autor é o pesquisador da Embrapa Agroenergia Sílvio Vaz Júnior, que realizou um levantamento criterioso das principais técnicas analíticas em uso, baseando-se em suas experiências acadêmicas e profissionais.

Dia Mundial das Áreas Úmidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227921.htm
[ POLITICA ] Ontem, 2 de fevereiro de 2014, foi comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas e o WWF-Brasil não poderia deixar a data passar em branco. Afinal, o País abriga a maior área úmida continental do planeta, o Pantanal (juntamente com a Bolívia e o Paraguai), onde projetos de conservação são desenvolvidos desde 1998. Nesse ano, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre esse bioma e a se familiarizar com o nosso trabalho na região com dois lançamentos: o vídeo "Ciclo das Águas do Pantanal" e a publicação em formato digital "Movimento pelas Águas do Rio Cabaçal: cuidando das cabeceiras do Pantanal".

PAA completa 10 anos de atendimento à população em insegurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227920.htm
[ POLITICA ] O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) completa 10 anos em atividades com duas sólidas bases: o fortalecimento da agricultura familiar e o acesso ao alimento de populações em situação de insegurança alimentar. Sobre o tema, o NBR Entrevista conversa com Arnoldo de Campos, secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Assista à entrevista.

Inscrições no programa Inglês Sem Fronteiras vão até 13 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227918.htm
[ CURSOS ] O programa Inglês sem Fronteiras oferta 9 mil vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês para estudantes da educação superior. As inscrições devem ser feitas on-line até 13 de fevereiro de 2014 e as aulas terão início em 20 de fevereiro. Os cursos serão ministrados nos núcleos de línguas de 43 instituições federais. Para concorrer às vagas, o candidato deve ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas; ser estudante ativo no curso My English, on-line, níveis 2, 3, 4 ou 5 e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.

Concessões de cinco novos trechos irão duplicar 2,2 mil quilômetros de rodovias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227917.htm
[ ECONOMIA ] Mais 5 trechos de rodovias federais vão ser concedidos à iniciativa privada. Com as novas concessões, serão duplicados mais de 2,2 mil quilômetros de estradas, o investimento é de cerca de R$ 18 bilhões. O anúncio foi feito no dia 31 de outubro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff durante assinatura de contrato das BRs 060/153/262, concedidas no final do ano passado. O trecho liga Brasília (DF) a Betim (MG). As novas licitações serão da Ponte Rio-Niterói; da BR-163 com BR-230 (entre o Mato Grosso e o Pará); BR-364 com BR-060 (entre Rondonópolis e Goiânia); BR-364, que liga a capital goiana a Minas Gerais; e a BR-476 (com BRs 153, 282, 480), passando pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fruticultores ganham com o mercado de desidratados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227927.htm
[ ECONOMIA ] Uma alternativa de negócio está ajudando fruticultores a agregarem valor à produção e evitarem o desperdício. A técnica de desidratação de frutas tem permitido a eles vender o produto por um valor maior, evitar o desperdício causado por más condições de transporte e logística e não jogar fora o excedente da colheita. O quilo da fruta desidratada chega a ser vendido por preço 90 vezes superior ao da fruta in natura.

Publicação ensina a produzir café de qualidade com economia de água e redução de custos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227925.htm
[ LIVROS ] O cuidado dispensado durante toda a fase de pós-colheita do café é um dos grandes diferenciais para a obtenção de um produto de qualidade. E, nesse processo, a forma de lavagem dos grãos e de uso e reuso da água vai influenciar também na sustentabilidade da produção e do meio ambiente. Sobre o tema, a Embrapa Café lança a Circular Técnica 4 "Lavadores e Sistema de Reúso da Água no Preparo do Café". Clique aqui para baixar a publicação (arquivo PDF).

Publicação aborda manejo e aproveitamento de efluentes de aquicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227923.htm
[ LIVROS ] A aquicultura vem crescendo de maneira expressiva no Brasil e no mundo nas últimas décadas. Em 2018, pela primeira vez, a produção de peixes de cultivo deverá ultrapassar o número de peixes capturados para consumo humano. Para 2021, a previsão da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é que a produção de peixes a partir da aquicultura seja de 52%.

Normas da Anvisa facilitam a compreensão do consumidor sobre rótulos de alimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227922.htm
[ TECNOLOGIA ] A prateleira do mercado parece ser infinita, cheia de embalagens de vários tamanhos, cores, sabores, marcas. As embalagens enchem os olhos do consumidor. Ele compra, muitas vezes, sem se preocupar se o produto corresponde realmente àquilo anunciado. Para evitar que sedução das embalagens confunda o consumidor e o leve a tomar decisões equivocadas sobre a correta necessidade nutricional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução nº 54/2012, em vigor.

Jovens estão cada vez mais conectados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227919.htm
[ TECNOLOGIA ] A Campus Party confirmou mais uma vez que os jovens estão cada vez mais conectados à redes sociais e aplicativos. E, segundo especialistas, isso pode ser bom para as relações humanas.

Pesquisar este blog