Selecione o dia...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sem-terra iniciam encontro nacional em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228007.htm
[ POLITICA ] O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou ontem (10/02/14) o 6º Congresso Nacional do movimento, no Ginásio Nilson Nelson. O encontro vai até o dia 14. Com o tema Lutar, Construir Reforma Agrária Popular, 15 mil trabalhadores e trabalhadoras de 23 estados irão participar do congresso, além de 250 convidados internacionais, segundo os organizadores. O evento marca também os 30 anos de criação do MST. A história do movimento foi lembrada na abertura, com a participação de 1.500 militantes.

Estudo vai monitorar reações de peixes às mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228008.htm
[ TECNOLOGIA ] Avaliar como os peixes de água doce de regiões tropicais serão afetados pelo aumento da temperatura da água em resposta às mudanças climáticas globais é um dos objetivos do projeto Hot Fish, uma parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade de Carleton, em Ottawa, no Canadá.

Déficit acumulado da balança comercial brasileira cresce 36,4% em 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228006.htm
[ ECONOMIA ] Depois de fechar janeiro com o maior déficit em 20 anos, a balança comercial (diferença entre exportações e importações) mantém o resultado negativo em fevereiro. Segundo números divulgados ontem (10/02/14) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o país importou US$ 1,703 bilhão a mais do que exportou nos nove primeiros dias deste mês.

Empresas apoiam renovação da moratória da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228005.htm
[ POLITICA ] Após duras negociações, a moratória da soja foi renovada no dia 31 de janeiro até dezembro de 2014. Criada em 2006 como resultado de uma campanha liderada pelo Greenpeace, ela estabelece a não comercialização de soja oriunda de fazendas envolvidas em desmatamento na Amazônia após julho daquele ano, e assim ajuda a impedir a destruição da floresta.

Universidade Federal de Pernambuco oferece 12 vagas para professor auxiliar nos três campi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228004.htm
[ CONCURSOS ] Estão abertas, até o dia 7 de março de 2014, as inscrições para concurso público de provas e títulos para docentes de diversas áreas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Classe Auxiliar, para a qual é exigida a titulação mínima de graduação. O edital nº 03/2014 oferece 12 vagas distribuídas entre o Campus Recife e os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. O regime de trabalho é de dedicação exclusiva.

Receita Federal lança aplicativo que permite consulta a cadastro de empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228002.htm
[ SOFTWARES ] A Receita Federal lançou ontem (10/02/14) um aplicativo para facilitar a vida de empresários, contadores e despachantes que lidam com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O programa será disponibilizado para dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Androide e iOS (Apple).

Curso Internacional de Semente: Fisiologia e Qualidade de Sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227999.htm
[ CURSOS ] A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) promovem, entre 28 e 30 de abril de 2014, o Curso Internacional de Semente: Fisiologia e Qualidade de Sementes, na cidade de Botucatu. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas a 300 participantes. O curso ocorrerá na FCA/Unesp, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP). Clique aqui para acessar a programação completa.

Em Dourados, ainda restam vagas para escola agrícola de tempo integral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228010.htm
[ CURSOS ] Os estudantes já deixam a Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli direto para o mercado de trabalho ou para a faculdade. Assista na reportagem.

União Europeia aprova processo para normalizar relações com Cuba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228009.htm
[ POLITICA ] A União Europeia (UE) aprovou ontem (10/02/14) um processo de negociações para normalizar as relações com Cuba, suspensas há mais de dez anos. O objetivo é encorajar o país latino-americano a manter as reformas no âmbito da economia e dos direitos humanos. Reunidos em Bruxelas, na Bélgica, os ministros de Negócios Estrangeiros do bloco concordaram em iniciar negociações para garantir a conclusão de um acordo de diálogo político e cooperação com a ilha, dirigida pelo presidente Raúl Castro.

Veja como barragem subterrânea ajuda produtores na Paraíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228003.htm
[ TECNOLOGIA ] Veja como barragem subterrânea ajuda produtores de Massaranduba, na Paraíba, a contornar os problemas com a seca.

François Hollande e Barack Obama pedem "acordo ambicioso" sobre o clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228001.htm
[ POLITICA ] Os presidentes François Hollande, da França, e Barack Obama, dos Estados Unidos, lançaram um apelo comum a favor de um acordo ambicioso sobre o clima, em documento publicado ontem (10/02/14) nos jornais Le Monde e Washington Post.

UFSCar abre inscrições para curso em Direito Ambiental e Urbanístico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228000.htm
[ CURSOS ] O Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a primeira turma do Curso de Atualização em Direito Ambiental e Urbanístico, que será realizado no período de 15 de março a 5 de abril de 2014, na sede da universidade. Informações e inscrições no site: www.novosdireitos.ufscar.br.

Pesquisar este blog