Selecione o dia...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Ondas de calor que país enfrenta poderão ser mais frequentes, diz especialista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228022.htm
[ TECNOLOGIA ] O calor excessivo registrado em 2013 e neste início de 2014 pode acontecer com mais frequência nos próximos anos se o país não conseguir reduzir o impacto do aquecimento global no meio ambiente, explicou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre.

Pronatec Campo abre 120 mil vagas para cursos de educação profissional e tecnológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228028.htm
[ CURSOS ] O Governo Federal autorizou, para o primeiro semestre de 2014, a abertura de cerca de 120 mil vagas para 6.681 turmas em 204 tipos de cursos do Pronatec Campo - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo. São cursos de educação profissional e tecnológica para fortalecer a reforma agrária e a agricultura no País, por meio de uma expansão na oferta de educação profissional para os diferentes públicos do meio rural. O Pronatec Campo abrange os cursos apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de outros ministérios e secretarias estaduais de educação. O MDA apoia mais de 38 mil vagas para 1.493 turmas em 175 tipos de cursos. O público-alvo são os agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária. Os institutos federais, as escolas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) oferecem os cursos em 594 municípios de todo o País. Distrito Federal

Guia de Boas Práticas Ambientais está disponível em versão virtual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228027.htm
[ LIVROS ] A versão virtual do Guia de Boas Práticas Ambientais para os Municípios do Rio Grande do Sul está disponível à sociedade no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) - clique aqui para acessar o documento (arquivo PDF). A edição impressa do livro está em distribuição a todos os municípios do Estado, com prioridade aos gestores públicos.

Concurso para servidores técnicos administrativos nos seis campi da Unifesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228023.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com vagas abertas para técnicos administrativos em educação nos seis campi da instituição. No total, são 104 vagas para cargos de ensino fundamental, médio e superior.

Sem-terra protestam no Ministério da Educação por mais e melhores escolas no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228030.htm
[ POLITICA ] Após duas horas de protesto, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam o saguão da portaria principal do Ministério da Educação (MEC). Os manifestantes entregaram ao ministro da Educação, José Henrique Paim, carta em que pedem a abertura de mais escolas no campo, melhor transporte escolar e merenda para os alunos, entre outras demandas.

Governo prepara nova versão do guia alimentar para a população brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228029.htm
[ TECNOLOGIA ] O Ministério da Saúde está elaborando a edição 2014 do Guia Alimentar para a População Brasileira. O manual, de acordo com a pasta, traz orientações sobre cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada.

Aprovada a criação do Instituto Gaúcho do Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228026.htm
[ POLITICA ] Os diálogos da Câmara Setorial do Leite, iniciados em 2011, pela Secretaria da Agricultura e o exemplo de países como Nova Zelândia e Uruguai transformaram o Rio Grande do Sul no primeiro Estado a criar um instituto que irá pensar e planejar o futuro da atividade leiteira. O Instituto Gaúcho do Leite (IGL), aprovado por unanimidade, no dia 11 de fevereiro de 2014, na sede da Ocergs, em Porto Alegre, por 47 entidades, trabalhará pela organização, produtividade, qualidade, sanidade e renda para o setor.

Governo de Minas vai desenvolver projeto de regionalização dos frigoríficos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228025.htm
[ POLITICA ] O Governo de Minas vai desenvolver um projeto de regionalização dos frigoríficos. A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, ao participar de uma reunião, em Belo Horizonte (MG), com coordenadores regionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Aliança entre Eduardo Campos e Marina tenta conciliar "verdes" e agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228024.htm
[ POLITICA ] Parecia não haver saída para que a ex-senadora e candidata à Presidência da República nas últimas eleições Marina Silva pudesse novamente participar de uma chapa majoritária. Com o registro negado pela Justiça Eleitoral, a Rede Sustentabilidade, criada por ela, ficaria de fora da disputa deste ano. A parceria foi encarada com surpresa por muitos, mas a dupla não perdeu tempo para explicar o que chama de "aliança programática": um "encontro de sonhos e de propostas" para "combater e superar o atraso da política brasileira", nas palavras de Marina. "Não se trata de um encontro episódico com o povo, no momento estrito da eleição", diz o texto do Programa de Governo da Aliança PSB-Rede.

Rússia libera exportações de mais dois frigoríficos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228021.htm
[ POLITICA ] O Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) autorizou mais dois frigoríficos brasileiros a exportarem carne bovina para aquele país. A informação foi publicada no dia 10 de fevereiro de 2014 no site oficial do órgão e divulgada no dia 11 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os frigoríficos que receberam a permissão foram Astra e VPR Brasil Importações e Exportações, ambos no Paraná.

Pesquisar este blog