Selecione o dia...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Livro sobre insetos do Brasil ganha prêmio na área de zoologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228068.htm
[ LIVROS ] O livro Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia recebeu o Prêmio Alexandre Rodrigues Ferreira, concedido pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) ao melhor livro publicado na área de zoologia no período de 1º de novembro de 2011 a 31 de outubro de 2013. A obra tem como um dos cinco organizadores o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) José Albertino Rafael.

Consumo de água é indicador para avaliar desempenho do rebanho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228067.htm
[ EVENTOS ] A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) publicou um comunicado técnico sobre o consumo de água na produção animal. O documento traz informações para produtores, profissionais agropecuários e extensionistas sobre o que determina o consumo de água pelos animais, os tipos de fontes e as vantagens e desvantagens do monitoramento.

Projeto contempla produção de hortaliças em transição agroecológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228066.htm
[ TECNOLOGIA ] Não apenas o título é extenso. O caminho a ser percorrido pelo projeto Integração de Práticas de Manejo e Diversificação Animal e Vegetal em Unidades de Produção de Hortaliças em Transição Agroecológica no Distrito Federal também é constituído por largas trilhas onde os primeiros passos já começaram a ser dados. No dia seis de fevereiro último, a apresentação/discussão das estratégias de ações relacionadas ao projeto reuniu na Embrapa Hortaliças integrantes da equipe multidisciplinar constituída por pesquisadores da Unidade, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Cerrados, todas sediadas em Brasília (DF), e por representantes de instituições parceiras como Emater-DF, Sindiorgânicos, Sebrae-DF e Mercado Orgânico.

Ativistas vão acampar no Congresso por projetos em defesa dos animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228065.htm
[ POLITICA ] De hoje (17/02/14) até o dia 20, ativistas em defesa dos direitos dos animais vão acampar no gramado em frente ao Congresso Nacional. O Acampamento Nacional pelos Direitos dos Animais busca pressionar os parlamentares a aprovar propostas que tratam do assunto nas duas Casas.

Falta de gestão profissional ameaça pequenas empresas, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228064.htm
[ ECONOMIA ] Abrir o próprio negócio parece ser a solução perfeita para quem quer fugir do patrão e, ao mesmo tempo, ajudar a economia por meio da criação de empregos e do aumento da produção. Esse passo, no entanto, requer planejamento e cuidado para não terminar em dor de cabeça. A falta de gestão profissional, dizem especialistas, põe em risco a sobrevivência das micro e pequenas empresas.

MPF lança Campanha de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228063.htm
[ POLITICA ] Oficialmente não existe escravidão no Brasil, mas as estatísticas mostram uma realidade muito diferente. Todos os anos milhares de trabalhadores são encontrados submetidos a trabalho análogas à de escravos. E de 2010 até agora, houve um aumento de 800% no número de procedimentos instaurados. A fiscalização tem ajudado a combater esse crime, mas para o Ministério Público Federal (MPF) a erradicação do trabalho escravo no país, passa pela conscientização de toda a sociedade e é esse o objetivo de uma Campanha Nacional lançada pelo MPF. Mais infdormações sobre a campanha, acesse: www.trabalhoescravo.mpf.mp.br.

Pequeno produtor merece atenção especial na implantação do Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228072.htm
[ POLITICA ] Os pequenos produtores terão atenção especial no processo de Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis do país. Esse foi o posicionamento defendido por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no dia 13 de fevereiro de 2014, em audiência pública do Senado Federal. Realizado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o encontro reuniu integrantes do Executivo e do Legislativo para discutir o processo de regularização do ponto de vista ambiental das propriedades rurais em todo o país.

Fundo Clima financia projetos nas áreas de energia e ecossistemas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228071.htm
[ TECNOLOGIA ] O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) lançou, no dia 14 de fevereiro de 2014, dois editais de chamada pública para desenvolvimento de projetos. O prazo para envio dos projetos é de um mês - até 14 de março. Podem participar universidades, institutos e fundações públicas, entes federados (estados, Distrito Federal e municípios) e organizações sem fins lucrativos da sociedade civil brasileira.

Pesquisa inédita revela o que o brasileiro conhece sobre a soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228070.htm
[ ECONOMIA ] A soja, cultivo responsável por aproximadamente metade dos negócios realizados pela agricultura do País, é o foco de uma pesquisa inédita encomendada pela Syngenta para descobrir o que o brasileiro sabe sobre essa cultura. Foram realizadas 1,4 mil entrevistas em sete importantes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande e Brasília. Os resultados mostram que o grão, apesar de não ser visualmente muito conhecido (apenas um terço dos pesquisados conseguiu identificar uma planta de soja), tem uma imagem bastante positiva: 75% das pessoas afirmaram que a soja é importante ou muito importante em seu dia a dia e 44% dos entrevistados afirmaram consumir produtos à base de soja diariamente.

Carne: Brasil quer exportar mais 1 milhão de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228069.htm
[ ECONOMIA ] As associações brasileiras de exportadores de carne bovina, de frango e suína irão trabalhar para a abertura de novos mercados. A meta é aumentar as exportações destas carnes em um milhão de toneladas. No ano passado, o Brasil exportou 5,652 milhões de toneladas, ou seja, o volume suplementar vai representar um aumento de 17,7% na quantidade embarcada atualmente.

Pesquisar este blog