Selecione o dia...

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Novo trecho da Ferrovia Norte-Sul começa a operar transportando material para a obra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228128.htm
[ ECONOMIA ] O trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul que liga os municípios de Palmas (TO) e Anápolis (GO) começa a ser usado para o transporte de 4.125 dormentes de concreto -- cerca de 2 mil toneladas -- a serem usados na própria obra. Com isso, a expectativa é acelerar ainda mais os trabalhos de implantação, que se encontram na fase de acabamento, de forma a cumprir os prazos previstos para as etapas de teste e de operação.

Google lança observatório mundial do desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228123.htm
[ SOFTWARES ] O Google, organizações ambientalistas e vários governos apresentaram no dia 20 de fevereiro de 2014 uma sofisticada base de dados para fazer um acompanhamento do desmatamento no mundo, com a expectativa de intensificar a luta contra um dos principais motivos do aquecimento global. O site www.globalforestwatch.org permitirá observar o desaparecimento de árvores em todo o planeta a partir de imagens em alta resolução com atualizações frequentes. As informações poderão ser consultadas de graça.

Petrobras abre processo seletivo para 100 vagas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228122.htm
[ CONCURSOS ] A Petrobras abre no dia 24 de fevereiro de 2014 as inscrições para novo processo seletivo para preenchimento de 100 vagas para cargos de níveis médio e superior. As provas objetivas serão realizadas em 18 de maio, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Macaé (RJ), Manaus (AM), Mauá (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus do Sul (PR) e São Paulo (SP).

Estudos buscam formas alternativas para solucionar conflitos fundiários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228120.htm
[ POLITICA ] Pesquisas sobre conflitos fundiários buscam regulamentar melhor o tema e dar um peso maior à mediação coletiva como forma de solucionar os conflitos rurais e urbanos. São estudos de casos que analisam como a Justiça pode resolver os problemas além das formas tradicionais e que mostram a importância de um mediador nessas situações, que envolvem os direitos humanos. Também está sendo avaliada no Congresso Nacional uma lei que regulamenta a figura do mediador de conflitos.

Receita passa a disponibilizar declaração previamente preenchida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228127.htm
[ ECONOMIA ] A declaração de ajuste anual previamente preenchida passa a valer este ano, como havia antecipado em 2011 a Agência Brasil. As regras estão na instrução normativa publicada ontem (21/02/14) no Diário Oficial da União (DOU), que trata da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014.

Veja os senadores que encerram mandato em janeiro de 2015

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228126.htm
[ POLITICA ] À semelhança dos Estados Unidos, país que serviu de modelo para o nosso sistema político, o Brasil não renova os membros do Senado Federal em uma só eleição. Enquanto os EUA elegem a cada dois anos um terço dos senadores (que lá possuem mandato de seis anos), aqui a renovação se dá a cada quatro anos. No pleito de 2010, a população escolheu 54 senadores, isto é, dois terços da composição total. Em 5 de outubro deste ano, serão eleitos 27, ou seja, um terço.

Ministério da Agricultura apoia descoberta de variedade única da uva Moscato Branco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228125.htm
[ POLITICA ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia Agropecuária (Depta) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), apoiou financeiramente a pesquisa realizada pela Embrapa Uva e Vinho que resultou na descoberta da originalidade da uva Moscato Branco, cultivada na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul (RS).

Voto feminino completa 82 anos com pouco espaço para mulheres na política

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228124.htm
[ POLITICA ] Às vésperas dos 82 anos da conquista do direito ao voto, mulheres ainda buscam a consolidação do espaço feminino na política brasileira. Parlamento, Justiça e Ministério Público Eleitoral cobram a efetiva aplicação dos instrumentos legais de estímulo à participação feminina na política.

Cooperativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228121.htm
[ ECONOMIA ] A associação de pessoas em torno de um mesmo objetivo é uma prática que vem desde o século 19, e começou na Inglaterra com a revolução industrial. No Brasil, o movimento cooperativista também teve início no final do século 19 em Ouro Preto, Minas Gerais, e 80 anos depois em 1969 foi criada a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Hoje as cooperativas se dividem em diferentes tipos e se espalham por todo o país. No ano passado elas cresceram 20% e os cooperados estão satisfeitos com as chamadas "sobras".

Casqueamento e ferrageamento trazem benefícios para equinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228119.htm
[ TECNOLOGIA ] O domador e os donos de cavalos devem ficar atentos com a saúde do animal, e alguns cuidados começam pelo casco. O casqueamento e ferrageamento, ou seja, o ato de raspar o casco e depois, colocar a ferradura são alternativas para garantir um bom rendimento em competições, lembrando que essas atividades exigem cuidado, e cada modalidade esportiva recebe a sua ferradura específica, por isso, procure sempre a ajuda de um profissional da área para realizar este trabalho.

Óleo de palma: ameaça às florestas da Indonésia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228118.htm
[ POLITICA ] O plantio de óleo de palma, ingrediente presente em praticamente metade dos produtos expostos nas prateleiras dos supermercados em todo o mundo, é o maior vetor de desmatamento na Indonésia. Para saber mais acesse: www.greenpeace.org.br.

Hortas de pequeno porte : educação e cidadania

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228117.htm
[ TECNOLOGIA ] Utilizar a terra como meio de educar e proporcionar cidadania é o trabalho que pesquisadores e técnicos da Embrapa Pantanal estão desenvolvendo nos municípios de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul. Por meio de ações de transferência de tecnologia, em parceria com outras instituições, o projeto vem proporcionando a inclusão social e levando conhecimento aos pequenos agricultores da região para produção de alimentos mais saudáveis.

Pesquisar este blog