Selecione o dia...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Brasil contraria temor de recessão técnica e cresce 2,3% em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228185.htm
[ ECONOMIA ] A economia brasileira cresceu 2,3% em 2013 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,84 trilhões (total de riquezas produzidas pelo país), informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, depois de uma retração no terceiro trimestre do ano passado, o crescimento de 0,7% no último trimestre surpreendeu positivamente e impediu que o Brasil entrasse em recessão técnica (que acontece quando o país tem seis meses seguidos de crescimento negativo). Esse era um dos temores do mercado.

Paraná forma primeira turma indígena de técnicos em agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228190.htm
[ CURSOS ] Alunos indígenas das comunidades caingangue e guarani de 16 municípios de diversas regiões do Estado do Paraná foram diplomados no dia 25 de fevereiro de 2014, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, como técnicos em Agropecuária. Essa é a primeira turma formada pelo curso que é inédito no sul do Brasil. Os 17 formandos concluíram o curso no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais.

IBGE: serviços puxaram aumento de 2,3% da economia brasileira em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228188.htm
[ ECONOMIA ] O crescimento de 2% do setor de serviços em 2013 foi o principal responsável pela alta de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano, segundo dados divulgados ontem (27/02/14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os destaques do setor estão as atividades de serviços de informação (com alta de 5,3%), transporte, armazenagem e correio (2,9%) e comércio (2,5%).

Polinizadores em risco de extinção é ameaça à vida do ser humano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228186.htm
[ POLITICA ] O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinóides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz como conseqüência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive o homem.

Microalgas: nova alternativa para a produção de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228183.htm
[ TECNOLOGIA ] A capacidade das microalgas de crescerem e produzirem biomassa rapidamente e em grandes volumes chamou a atenção de cientistas e pesquisadores. O potencial de algumas espécies despertou a área da pesquisa para uma nova possibilidade de produção de biocombustíveis. Segundo o pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) Bruno Brasil, as microalgas já são consideradas a terceira geração de bicombustíveis. "Elas têm a menor possibilidade de competir com a agricultura de alimentos e são mais sustentáveis do ponto de vista ambiental", explicou.

Geointeligência na agricultura e meio ambiente é tema de evento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228182.htm
[ EVENTOS ] A aplicação da geointeligência em agricultura e meio ambiente será tema do evento coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas/SP) durante a próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O workshop será no dia 8 e vai reunir especialistas da Embrapa, institutos de pesquisa, governo federal, empresas e ONG do setor com o objetivo de proporcionar um ambiente de debate técnico-científico acerca do tema. As inscrições para o evento já estão abertas.

Nova publicação da Embrapa aborda técnicas de micropropagação de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228181.htm
[ LIVROS ] A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), produziu a segunda edição do livro Aspectos práticos da micropropagação de plantas. Após quatro anos da primeira publicação, a nova edição foi redigida por 37 profissionais da área de cultura de tecidos vegetais da Embrapa e de outras instituições de pesquisa e ensino, com edição técnica dos pesquisadores Tatiana Góes Junghans e Antônio da Silva Souza.

Investimentos serão ainda maiores em 2014, diz Mantega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228189.htm
[ ECONOMIA ] A relevância dos investimentos para a economia brasileira poderá ser ainda maior em 2014, gerando resultados mais positivos, caso se confirmem as expectativas apresentadas ontem (27/02/14) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista à imprensa destinada a comentar os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.

Força-tarefa investiga se oceano verde da Amazônia está em risco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228187.htm
[ TECNOLOGIA ] As nuvens que pairam sobre a Floresta Amazônica possuem características similares às das nuvens existentes em regiões de alto mar. Como há muita umidade na atmosfera e baixíssima concentração de material particulado - que oferece superfície para condensação do vapor dágua - as gotas aumentam de tamanho rapidamente e logo adquirem massa suficiente para precipitar.

Simpósio dá origem a documento técnico sobre microrganismos e bioprocessos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228184.htm
[ TECNOLOGIA ] Acesso ao patrimônio genético microbiano, prospecção e engenharia genética de microrganismos, além de bioprocessos para produção de biocombustíveis e químicos renováveis. Esses temas foram discutidos e estão agora reunidos em artigos nos "Anais do Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia: da prospecção aos bioprocessos". O evento foi promovido em abril de 2012 pela Embrapa Agroenergia, que agora publica os Anais.

Pesquisar este blog