Selecione o dia...

domingo, 2 de março de 2014

Dez anos de transgênicos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228201.htm
[ TECNOLOGIA ] Poucos ainda sabem o que são os organismos geneticamente modificados. Hoje, são usados principalmente na agricultura brasileira. A área plantada com grãos no país é de 55 milhões de hectares. Desse total, 40 milhões receberam sementes transgênicas. A soja lidera com folga, ocupando 67,2% da área com culturas geneticamente modificadas. Depois vem o milho, com 31,2%. Ainda há desconfiança entre os próprios especialistas e pairam perguntas: será que produtos feitos à base de plantas transgênicas podem trazer riscos à saúde? Quais os impactos dessas culturas no meio ambiente? Uma das promessas da manipulação genética - quando começou a ser empregada na agricultura - era a diminuição de defensivos químicos nas lavouras. Mas hoje, o Brasil é o primeiro do mundo em uso de agrotóxicos. Por que isso está acontecendo? O programa mostra que, além do intenso uso na agricultura, já existem pesquisas envolvendo um mosquito da dengue geneticamente modificado, que deverá se reproduzir menos no meio ambiente.

Ciência sem Fronteiras prepara novos bolsistas para intercâmbio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228208.htm
[ POLITICA ] No 2º semestre de 2014, 18 mil novos bolsistas selecionados pelo programa Ciência Sem Fronteiras viajarão para 20 países. Em mais uma edição do Encontro de Orientações para Bolsistas, estudantes receberam informações gerais sobre a viagem e a graduação sanduíche no exterior. Durante o encontro, também estiveram presentes ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras que compartilharam suas experiências com os novos participantes do programa. Até o final de 2015, o Ciência sem Fronteiras prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio.

Plano real completa 20 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228203.htm
[ ECONOMIA ] Dia 1 de março o plano real completa 20 anos. Lançado durante o governo do presidente Itamar Franco, o plano ajudou a dar força a a moeda brasileira e combateu a inflação que, em 1994, quase chegou a 2500%.

Embalagens devem informar percentual de frutas em bebidas a partir de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228211.htm
[ POLITICA ] A partir de julho, as indústrias de bebidas terão que informar, nas embalagens, o percentual de polpa da fruta ou suco utilizado na composição. Em dezembro de 2014 a regra passa a valer também para os néctares e sucos tropicais. A regra foi determinada no final de 2013 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a obrigatoriedade beneficia tanto o produtor quanto o consumidor, pois aumenta a transparência nas relações de consumo das cadeias produtivas envolvidas.

Programa definirá ações para evitar extinção de espécies animais do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228210.htm
[ POLITICA ] O Brasil tem hoje mais de 600 espécies de animais em risco de extinção. Para reduzir esse número, foi criado o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas em Extinção (Pró-Espécies), que definirá novas ações de proteção e manejo para evitar que espécies desapareçam.

Crescimento do agronegócio brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228209.htm
[ ECONOMIA ] O agronegócio brasileiro é um dos setores que mais se destaca na economia do país. Em 2013, teve um crescimento de 7%. Com uma participação relevante no Produto Interno Bruto (PIB) e na balança comercial, é o motor das exportações brasileiras. Este ano o valor bruto da produção agropecuária deve crescer 4,4% em relação a 2013. Alcançando R$ 444,5 bilhões. A safra recorde de 193 milhões de toneladas de grãos deve colocar o Brasil como maior produtor de soja do mundo. Para falar sobre o agronegócio, participam do Cenas do Brasil o Secretário de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Neri Geller, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato), Rui Carlos Ottoni Prado.

Noruega recebe sementes brasileiras para preservar espécies de vegetais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228207.htm
[ TECNOLOGIA ] Amostras de sementes brasileiras de feijão foram enviadas para o Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega, para garantir a preservação de espécies vegetais e a segurança genética. A iniciativa é decorrente do acordo assinado entre a Embrapa e o Real Ministério de Agricultura e Alimentação da Noruega, em 2008, e as sementes enviadas compõem Coleção Nuclear de Feijão da Embrapa, que, em setembro de 2012, já havia enviado ao banco nórdico 264 acessos de milho e 541 acessos de arroz. Juntas, essas sementes compõem parte da riqueza genética brasileira, que ficará armazenada para o futuro.

Sistema Integrado de Produção de Tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228206.htm
[ TECNOLOGIA ] O tomate é uma das culturas mais exigentes em tratamentos químicos. Por isso a pesquisa científica tem o desafio de desenvolver técnicas de produção que sejam ao mesmo tempo produtivas e seguras. Nesta área, a Estação Experimental da Epagri de Caçador dá um importante passo ao desenvolver o Sispit, Sistema Integrado de Produção de Tomate. Veja agora as técnicas já aprovadas pela pesquisa e recomendadas aos produtores.

Fortes e competitivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228205.htm
[ POLITICA ] Conheça a história de um grupo de agricultores do meio oeste de Santa Catarina que se tornou exemplo para todo o país em organização.

Empresa de tecnologia organiza evento para apresentar projeto de acesso a internet ilimitado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228204.htm
[ TECNOLOGIA ] Já pensou usar a internet e o celular em qualquer lugar do mundo sem limites e de graça? É o que promete uma misteriosa empresa de tecnologia que organizou um evento este final de semana nos estados unidos para apresentar o chamado projeto "R".

Maioria de brasileiros preferem trocar o celular ao consertá-lo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228202.htm
[ ECONOMIA ] A modernização dos aparelhos e a falta de serviço adequado de assistência técnica estão entre as razões que tornam a vida útil desses produtos cada vez mais curta.

Pesquisar este blog