Selecione o dia...

segunda-feira, 3 de março de 2014

Plantio do guaraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228221.htm
[ TECNOLOGIA ] O guaraná é um fruto característico do Amazonas que possui uma grande concentração de cafeína bem superior a do próprio café. Na primeira parte do programa Amazônia Rural nossa equipe mostra como é o plantio, a pesquisa e a produção do guaraná. Muito antes de ser ser descoberto pelo homem branco o indígenas já plantavam e consumiam o fruto torrado. Assista a primeira parte do programa.

Abertas as inscrições para a 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228220.htm
[ EVENTOS ] Inventores de máquinas, equipamentos e adaptações que proporcionem conforto e segurança ao reduzir a penosidade do trabalho no campo podem se inscrever para participar da 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar. A exposição, que vai ocorrer entre os dias 8 e 10 de maio de 2014, no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas, é promovida pela Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Saem regras para preenchimento das vagas remanescentes do ProUni

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228219.htm
[ CURSOS ] Os candidatos interessados a concorrer às bolsas remanescentes do processo de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão fazer a inscrição a partir do dia 10 de março de 2014. Neste ano, o preenchimento das vagas será feito de forma diferente, os estudantes farão a inscrição online. Nos anos anteriores, as vagas eram ocupadas por meio de processo seletivo feito pelas próprias instituições. As novas regras foram publicadas no dia 28 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).

Ministério da Agricultura retifica novamente edital de concurso para 796 vagas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228218.htm
[ CONCURSOS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou nova retificação do concurso público 001/2014, na qual fica informado que o requisito para Zootecnista altera-se para: graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária ou Engenharia Agronômica e registro no Conselho de Classe. Clique aqui para acessar o Edital retificado (arquivo PDF).

Primeiros passos de uma nova espécie

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228217.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores do Instituto de Botânica de São Paulo detectaram a formação de novas espécies entre representantes de uma mesma espécie de orquídea. Segundo eles, essas plantas parecem seguir seus próprios caminhos evolutivos, embora as novas espécies ainda sejam idênticas no tamanho, nas flores, nas cores e nas estruturas externas. Assista a reportagem abaixo.

Fechar escolas rurais vai ficar mais difícil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228212.htm
[ POLITICA ] Para fechar uma escola rural será preciso ouvir a comunidade. É o que determina um projeto de lei aprovado no plenário do Senado. Para se tornar lei, essa proposta só depende da sanção da presidente Dilma Rousseff.

Com auxílio da Emater/RS-Ascar, família de agricultores tem aumento na produção de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228216.htm
[ ECONOMIA ] Através do auxílio da Emater/RS-Ascar, que ajudou a implementar o sistema de pastoreio rotativo e a ordenha mecanizada na fazenda da família Santini, em Santa Maria (RS), o que resultou no aumento da produção.

Naturazoom - Projeto Manuelzao

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228215.htm
[ POLITICA ] Programa dedicado ao Projeto Manuelzão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Projeto Manuelzão foi criado em janeiro de 1997 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG. O surgimento do Manuelzão está ligado às atividades do Internato em Saúde Coletiva (Internato Rural), disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Medicina em que os estudantes passam três meses em municípios do interior de Minas Gerais desenvolvendo atividades de medicina preventiva e social.

Porto de Paranaguá é exemplo de eficiência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228214.htm
[ ECONOMIA ] O Porto de Paranaguá, no Paraná, começou o ano com um aumento de 25% no número de embarques. Um sistema de carga on line, instalado em 2011, agiliza o processo de descarregamento, o que impede fila de caminhões. Os detalhes na reportagem de Elisa Rossato.

Educação integral melhora desempenho escolar de alunos do Distrito Federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228213.htm
[ TECNOLOGIA ] Em 2013, o programa Mais Educação investiu na educação integral de 49 mil escolas públicas. Para este ano, a meta é atender 60 mil instituições de ensino. Em um colégio em Arapoanga, no Distrito Federal, a educação em tempo integral vem mudando a vida das crianças da comunidade. Em seis anos de implantação do Mais Educação, a escola conseguiu zerar a evasão escolar, reduzir de 11% para 2,8% a taxa de reprovação, além de adequar todos os alunos na sua idade e série correspondente. Entre 2010 e 2013, o número de matrículas em educação integral no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a mais de três milhões de estudantes.

Pesquisar este blog