Selecione o dia...

domingo, 30 de março de 2014

Chuvas no Sul e no Sudeste podem voltar ao normal só em 2016

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228494.htm
[ ECONOMIA ] A origem da crise energética provocada pela estiagem no Sul e no Sudeste no início do ano pode estar do outro lado do mundo. Segundo meteorologistas ouvidos pela Agência Brasil, o país está sendo afetado por um ciclo natural de resfriamento do Oceano Pacífico, que se reflete em alterações climáticas em grande parte do planeta. Para o Brasil, o fenômeno indica a possibilidade de as chuvas no centro-sul do país só voltaram ao normal no verão de 2016.

Recursos hidrelétricos são tema de campanha mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228484.htm
[ ECONOMIA ] Neste período em que o Brasil enfrenta problemas no setor energético, uma iniciativa mundial promove campanha de conscientização sobre os recursos hidrelétricos.

Como se faz a previsão do tempo?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228483.htm
[ TECNOLOGIA ] Você quer saber como se faz a previsão do tempo? Então siga a meteorologista Josélia Pegorim. Ela leva você para dentro do "coração da Climatempo" e explica como os meteorologistas trabalham para fazer a previsão do tempo. É a nossa casa e sua também. Pode entrar!

Cidadãos podem opinar sobre o futuro da internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228493.htm
[ POLITICA ] Até o dia 17 de abril de 2014, uma consulta pública recebe opiniões da sociedade sobre o que é considerado importante para o futuro da internet no Brasil e no mundo. Cidadãos podem contribuir dizendo o que espera da rede mundial de computadores no futuro. As respostas farão parte de uma carta proposta que será entregue aos coordenadores e participantes da conferência NETmundial, que vai ser realizada em abril, aqui no Brasil, e vai discutir os direitos dos usuários e a segurança na web. Mais informações em www.participa.br.

Produção orgânica de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228492.htm
[ TECNOLOGIA ] Veja como a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) tem intensificado as pesquisas sobre o sistema orgânico de produção do arroz no Estado de Santa Catarina, na busca da valorização deste alimento e consequente maior lucratividade dos produtores.

Brasil recebe líderes da América Latina e do Caribe para reunião do BID na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228491.htm
[ POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff participou, ontem (29/03/14), da 55ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Bahia. O encontro reúne líderes dos 48 países membros para avaliar as necessidades de desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Em entrevista, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, comentou a importância do Brasil receber o evento. Além disso, Belchior falou sobre as principais contribuições do BID para o desenvolvimento do país e destacou os assuntos a serem debatidos no encontro.

Aprovado plano de ação para proteger espécies ameaçadas de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228490.htm
[ POLITICA ] Um esforço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai proteger espécies ameaçadas de extinção. O Plano de Ação Nacional para Conservação, aprovado no dia 28 de março de 2014, pretende reduzir, em cinco anos, a perda de animais decorrente da alteração de habitats adequados e conflitos com atividades da população.

Integração suinocultura-lavoura-pecuária-floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228489.htm
[ ECONOMIA ] A Embrapa Pantanal e parceiros desenvolve projetos ligados à sustentabilidade da suinocultura no município de São Gabriel do Oeste, junto a produtores de suínos da cidade localizada a 130km da capital de Mato Grosso do Sul. A suinocultura é a principal atividade econômica do município e os estudos consistem na diversificação do sistema de produção utilizando biofertilizante, produzido a partir da biodigestão de dejetos das granjas. O que antes podia ser um problema ambiental foi convertido em lucro para o produtor e inclusão social. A prática vem aumentando ganhos de produtividade agropecuária com baixos custos energéticos e reduzido consumo de fertilizante mineral, seguindo as recomendações do Pisa: Produção Integrada de Sistemas Agropecuários.

Manejo integrado do gorgulho-aquático na cultura do arroz irrigado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228488.htm
[ TECNOLOGIA ] O gorgulho-aquático é uma praga crônica que ocorre com frequência na cultura do arroz irrigado por inundação. O inseto foi encontrado pela primeira vez no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, na década de 1930. Mas apesar de o inseto adulto ser capaz de destruir as plântulas, principalmente do arroz pré-germinado, não é a principal preocupação dos produtores. A larva, mais conhecida por bicheira-da-raiz, é que causa os principais prejuízos à produção de arroz, ao danificar o sistema radicular das plantas. A Embrapa Clima Temperado, em parceria com outras instituições, está inserida num programa de melhoramento genético, para obter cultivares de arroz com menor necessidade de controle químico, o tipo de controle mais utilizado para evitar os danos da praga.

Pasto para solos de baixa produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228487.htm
[ TECNOLOGIA ] O capim Tupi, nova variedade de Brachiaria humidícola que a Embrapa coloca à disposição dos produtores é uma alternativa para as áreas úmidas sujeitas a alagamentos temporários e para os solos pobres. Com crescimento rápido, o capim Tupi é mais produtivo na seca que a humidícola comum.

Desenvolvimento territorial sustentável do Alto Camaquã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228486.htm
[ TECNOLOGIA ] O projeto Alto Camaquã propõe estratégias e ações de desenvolvimento territorial, estimulando o crescimento regional de forma integrada e sustentável. A iniciativa começou em 2006, inicialmente com o objetivo de promover e estimular a pecuária familiar, que conta com uma forma de produção considerada ecológica, por estar estruturada com base nos campos nativos e de outros recursos naturais. Durante mais de 6 anos de trabalho, o projeto se desenvolveu e hoje está no processo de construção da marca coletiva Alto Camaquã, que estará estampada em alguns produtos locais, como a carne de cordeiro, bolos e doces caseiros, artesanato em lã e couro, atividades turísticas, entre outros.

Pesquisa analisa o baixo poder de compra do brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228485.htm
[ ECONOMIA ] Uma pesquisa do Data Popular mostrou que os brasileiros estão sofrendo com as altas dos preços e criando estratégias para não perder o poder de compra.

Pesquisar este blog