Selecione o dia...

terça-feira, 1 de abril de 2014

Impacto do aquecimento global será grave e irreversível, diz ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228507.htm
[ POLITICA ] O impacto do aquecimento global será "grave, abrangente e irreversível", segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado ontem (31/03/14). Autoridades e cientistas reunidos no Japão afirmam que o documento é a avaliação mais completa já feita sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta.

Artigo da Nature mostra que a floresta amazônica desempenha importante papel para o mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228510.htm
[ TECNOLOGIA ] O impacto de distúrbios naturais na floresta amazônica sobre o balanço de carbono é o tema de um artigo publicado no dia 18 de março de 2014 na revista Nature, que tem como coautor o pesquisador Raimundo Cosme de Oliveira Junior, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA). O artigo mostra que mesmo com os distúrbios que ocasionam a perda de árvores (biomassa), a floresta ainda é a grande responsável pelo sequestro de carbono, ou seja, por capturar da atmosfera gases que ocasionam o efeito estufa, confirmando assim o papel de destaque da região no cenário das mudanças climáticas globais.

Aquecimento global ameaça café no Brasil, diz relatório da ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228508.htm
[ POLITICA ] Alimento mais consumido pelo brasileiro, à frente do arroz e do feijão, o popular cafezinho pode perder o lugar cativo nas mesas de todo o país devido às mudanças climáticas. Dados da segunda parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgada ontem (31/03/14), revelam que o aumento da temperatura média global pode reduzir as áreas destinadas ao cultivo do grão, especialmente o da variação arábica, que responde por 70% da demanda global.

Orquídeas exigem cuidados especiais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228515.htm
[ TECNOLOGIA ] Seu Lázaro é orquidófilo há mais de 30 anos e dá as dicas para o cultivo; especialista do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSulMG) também passa orientações.

Novas tecnologias na fruticultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228514.htm
[ TECNOLOGIA ] O Ciência Sem Limites conversa com o professor Aloísio Costa Sampaio do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade EStadual Paulista (Unesp), ele fala sobre as pesquisas na área da fruticultura com a aplicação de novas tecnologias para os pequenos produtores objetivando maior qualidade e aumento da produção. Destaca o manejo e tratos culturais, fisiologia de frutíferas, principalmente nos temas: abacaxi, maracujá, goiaba e abacate.

Anvisa define regras sobre presença de matérias estranhas em alimentos e bebidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228513.htm
[ TECNOLOGIA ] Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada ontem (31/03/14) no Diário Oficial da União (DOU) define requisitos mínimos para a avaliação de matérias estranhas em alimentos e bebidas e seus limites de tolerância. Clique aqui para acessar a resolução.

Tribunal de Haia determina que Japão pare de caçar baleia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228512.htm
[ POLITICA ] O Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda, ordenou ao Japão que pare de caçar baleia no Oceano Antártico. Segundo a decisão do tribunal, o país asiático está encobrindo uma atividade comercial com um programa de investigação científica.

Deputado quer incluir representante dos consumidores no conselho diretor da Anatel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228509.htm
[ POLITICA ] A Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia quer incluir um representante dos consumidores no conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ideia do coordenador da frente, deputado César Halum (PRB-TO), é apresentar um projeto de lei com a medida. Ele afirmou que a agência é omissa na defesa dos interesses dos consumidores.

ONU alerta para mais secas, inundações e incêndios florestais na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228506.htm
[ POLITICA ] O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou ontem (31/03/14) para maior risco de secas, inundações e incêndios florestais na Europa devido aos efeitos das mudanças climáticas tanto a curto quanto a médio prazo. A conclusão consta do relatório apresentado em Yokohama (Japão), elaborado por cerca de 500 cientistas e representantes políticos, em que é analisado o conhecimento atual das mudanças climáticas e o seu impacto no homem e na natureza em diferentes pontos do mundo.

Pesquisar este blog