Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Países precisam de medidas urgentes de adaptação às mudanças climáticas, diz IPCC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228539.htm
[ POLITICA ] Os efeitos das mudanças climáticas já são percebidos e sentidos em diversos países e regiões do mundo, inclusive no Brasil. É necessário, portanto, que os governos comecem a implementar de forma urgente medidas de mitigação e adaptação para diminuir a vulnerabilidade de suas populações e de setores econômicos às variações do clima.

Universidade Estadual de Maringá lança cartilha sobre a agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228537.htm
[ LIVROS ] Um trabalho que diagnosticou e retratou a realidade das propriedades orgânicas ou em convenção nas regiões noroeste, norte central e centro ocidental do Paraná, desenvolvido pelo professor do departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), José Ozinaldo Alves de Sena, resultou na elaboração da cartilha infanto-juvenil Histórias de Semear e Colher (foto abaixo), que acaba de ser lançada pela universidade.

Aplicativo brasileiro vai monitorar o desaparecimento das abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228535.htm
[ SOFTWARES ] Um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e seu filho, um publicitário, criaram um aplicativo de computador, smartphone e tablet para monitorar o desaparecimento de colônias de abelhas. O Bee Alert, como foi batizado o aplicativo, é gratuito e está disponível online.

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014 começa a percorrer municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228532.htm
[ EVENTOS ] Terá início hoje (03/04/14) em Claraval, Sul de Minas, o Circuito Mineiro de Cafeicultura 2014. O circuito irá percorrer diversos municípios para debater temas relevantes para o setor. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e prefeituras em parceria com outras instituições públicas e privadas.

Desastres causaram US$ 140 bilhões em prejuízos em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228530.htm
[ ECONOMIA ] No último ano, o mundo enfrentou 308 desastres, dos quais 150 foram catástrofes naturais e 158 decorridas de atividades humanas. Os números são um pouco menores do que os de 2012, quando ocorreram 318 desastres, mas ainda assim assustam. E segundo a seguradora suíça Swiss RE, que divulgou os dados, as mudanças climáticas devem fazer com que esses índices cresçam cada vez mais, tanto por causar mais catástrofes naturais quanto por aumentar o risco dos desastres humanos.

Cetem obtém patente para fertilizante alternativo de base mineral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228529.htm
[ TECNOLOGIA ] O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu o pedido de patente de uma nova tecnologia de produção de fertilizantes de liberação lenta depositado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Raça paranaense Purunã será destaque do Iapar na Expolondrina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228548.htm
[ EVENTOS ] A principal atração do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na Expolondrina 2014 será a apresentação de um lote de Purunã, raça que vem ganhando notoriedade entre os pecuaristas e já ultrapassou as fronteiras do Paraná, com criadores no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e até no Amazonas. Os animais estarão expostos no Pavilhão Comendador Luiz Meneghel.

Microsoft apresenta apps universais que rodam em PCs, smartphones e tablets

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228538.htm
[ SOFTWARES ] O Santo Graal existe: a Microsoft anunciou ontem (02/04/14), que aplicativos universais estão a caminho do ecossistema Windows, graças à chegada do RunTime junto com o Windows Phone 8.1. Em outras palavras, os desenvolvedores poderão escrever um aplicativo usando um código comum e fazê-lo funcionar em smartphones, tablets e computadores - algo que a Apple e o Android não possuem.

Gigantes da web querem renováveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228536.htm
[ TECNOLOGIA ] A Apple, o Facebook e o Google estão atraindo um grande número de empresas de tecnologia para um projeto que pretender alimentar a internet com 100% de energia renovável. Trata-se de uma grande mudança no setor ao longo últimos dois anos, de acordo com novo relatório divulgado pelo Greenpeace.

Brasil se torna referência mundial no combate ao aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228534.htm
[ POLITICA ] Sozinho, o país reduziu, em 2010, o dobro dos índices verificados por todas as nações desenvolvidas. O Brasil se tornou um dos países mais preparados no combate aos avanços e impactos do aquecimento global. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em Yokohama, no Japão, revelou que todas as nações estão sujeitas aos efeitos do possível aumento da temperatura global. As medidas e políticas adotadas ao longo dos anos em território nacional, no entanto, colocam o Brasil em papel de destaque diante da comunidade internacional.

Assistência técnica e extensão rural serão levadas a 109 mil agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228533.htm
[ POLITICA ] Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) são uma das prioridades para promover o desenvolvimento sustentável e a agroecologia. Com esse objetivo, as entidades de Ater selecionadas começam a executar seus projetos junto a 109 mil agricultores familiares que serão beneficiados por chamadas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Cientista afirma que mudança climática afeta várias partes do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228531.htm
[ TECNOLOGIA ] Um cientista alerta que a mudança climática afeta várias regiões do Brasil. No nordeste e no sudeste o problema principal é a seca. A afirmação foi feita pelo chefe do centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), José Marengo.

Instalação de hidrelétricas de pequeno porte pode ter regras simplificadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228528.htm
[ POLITICA ] Está pronto para votação no plenário do Senado Federal, o projeto de lei da Câmara dos Deputados - PLC 1/2014 - que incentiva a implantação de centrais hidrelétricas de pequeno porte.

Pesquisar este blog