Selecione o dia...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Infraestrutura portuária brasileira é entrave para comércio exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230083.htm
[ ECONOMIA ] "O governo brasileiro investe anualmente 35 bilhões de dólares em infraestrutura. Isso são 50 bilhões de dólares a menos do que deveria ser investido," estima Wagner Cardoso, secretário-executivo do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Há anos, os portos do Brasil são considerados um gargalo para as exportações. E isso desde muito antes de o Brasil se tornar a sétima maior economia do mundo", diz.

Embrapa vai apresentar a conselho internacional pesquisas sobre biofortificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230076.htm
[ TECNOLOGIA ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai apresentar ao conselho do Center for Integrated Modeling of Sustainable Agriculture & Nutrition Security (Cimsans) pesquisas que a Embrapa Agroindústria de Alimentos vem fazendo no Brasil, na Guatemala, na Nicarágua e está começando no Haiti, na área de biofortificação (desenvolvimento de alimentos mais nutritivos do que os convencionais).

Cajuína do Piauí recebe Indicação Geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230084.htm
[ ECONOMIA ] A Cajuína do Piauí recebeu na última semana a Indicação Geográfica (IG), emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A IG foi requerida pela União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí, Procajuína, com o auxilio do Sebrae no Piauí. A bebida piauiense receberá o selo de Indicação de Procedência, que é uma das espécies da Indicação Geográfica.

Consumo de plantas nativas contribui com a saúde e com a natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230082.htm
[ TECNOLOGIA ] Debater a participação do Brasil no projeto mundial para a conservação e aproveitamento de espécies nativas na alimentação. Este é o principal objetivo da segunda reunião do comitê nacional de coordenação do projeto "Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano", realizada durante toda esta semana no Ministério do Meio Ambiente.

Transformações geram avanço na produtividade da sociedade rural brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230081.htm
[ TECNOLOGIA ] Cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é formado pela atividade rural. Nos últimos 50 anos, esse ramo foi o que mais cresceu e se desenvolveu. As transformações ocorridas no mundo rural brasileiro são o tema da entrevista com o sociólogo e pesquisador da Embrapa, Zander Navarro.

Agricultores se unem para mecanizar em conjunto suas lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230080.htm
[ ECONOMIA ] A organização dos agricultores do município de Espumoso, no planalto gaúcho, serve de exemplo para a comunidade local e regional. A união do grupo facilitou o acesso das famílias a máquinas e implementos necessários para o desenvolvimento das atividades rurais. Confira.

Abate de bovinos sem fiscalização sanitária representa menos de 10% no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230079.htm
[ POLITICA ] O número de bovinos abatidos sem nenhum registro de fiscalização sanitária -- municipal, estadual ou federal -- é menor do que o estimado, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, que indica que menos de 10% dos abates estiveram nesta condição em 2012. Segundo o Cepea, os resultados das mudanças positivas da pecuária nacional.

A chuva da primavera já chegou?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230078.htm
[ TECNOLOGIA ] Nesta semana a umidade aumentou no Sudeste e Centro-Oeste do país. Choveu forte em áreas do interior paulista e da capital, e a chuva retornou nos estados de Mato Grosso e Goiás. A primavera se inicia oficialmente no dia 22 de setembro, mas será que o padrão da atmosfera já está mudando? Essas chuvas já podem ser associadas à nova estação?

O uso ilegal da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230077.htm
[ ECONOMIA ] Em meio a forte crise hídrica no estado de São Paulo, o roubo de água tem se tornado cada vez mais frequente. A Região Metropolitana de São Paulo possui mais de 12 mil poços que retiram água subterrânea, e muitos deles são ilegais. A construção destes poços clandestinos pode acarretar problemas em diversos estados do Brasil. O Diretor do centro de pesquisas subterrâneas, Prof. Ricardo Hirata e a pesquisadora ambiental, Cinthia Leone comentam a situação.

Vacina contra dengue tem eficácia de 60,8%, mostra pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230075.htm
[ TECNOLOGIA ] Depois de 20 anos em desenvolvimento, a vacina contra a dengue em estágio mais avançado no mundo chegou à etapa final mostrando eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença. Outro resultado é que entre as pessoas que foram vacinadas e, mesmo assim, tiveram dengue, houve redução de 80,3% no número de internações com relação a quem não foi imunizado.

Pesquisar este blog