Selecione o dia...

terça-feira, 9 de setembro de 2014

ONU quer visão clara para conter aquecimento global abaixo dos 2 ºC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230138.htm
[ POLITICA ] Duas semanas antes da Reunião do Clima, em Nova Iorque, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) falou aos representantes dos países-membros sobre os retoques finais para o evento. Ban Ki-moon (foto) declarou que mais de 120 líderes já confirmaram a sua presença na reunião no 23 de setembro de 2014, dentre os quais primeiros-ministros e presidentes.

Monitorar a fertilidade do solo pode reduzir custo de produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230137.htm
[ ECONOMIA ] Antes de cultivar qualquer espécie (milho, soja, braquiária solteira ou consorciada e cana), o agricultor precisa saber minimamente duas coisas: qual a característica física do solo (teor de argila), porque isso impacta diretamente na dose de fósforo que será aplicado no solo; e como está a fertilidade do solo, que é definida por meio da análise química.

UFRB divulga concurso para professor efetivo do CETEC com 19 vagas ofertadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230135.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas de Professores (CETEC). Ao todo, são ofertadas 19 vagas: 07 vagas para professor assistente A e 12 vagas para professor auxiliar A. As inscrições vão do dia 8 de setembro até o dia 29 do mesmo mês.

Controle da Helicoverpa armigera com uso da vespinha Trichogramma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230131.htm
[ TECNOLOGIA ] O controle de pragas que atacam diversas culturas agrícolas é um fator determinante para o sucesso da lavoura. No caso específico do milho, as principais pragas são a Spodoptera frugiperda ou lagarta-do-cartucho, conhecida há bastante tempo pelo produtor. E a Helicoverpa armigera, praga importante que surgiu recentemente nas lavouras brasileiras, e que, além do milho, ataca outras culturas como soja, hortaliças e algodão.

Prêmio Jovem Cientista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230130.htm
[ EVENTOS ] As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista estão abertas e vão até o dia 19 de dezembro. O tema deste ano é "Segurança Alimentar e Nutricional". No programa, falamos sobre as regras para concorrer ao Prêmio. Para isso, vamos conversar com Paulo Sergio Lacerda Beirão, diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sistema de desinfecção permite reusar água na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230136.htm
[ TECNOLOGIA ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, o reuso de águas servidos na agricultura tem sido alvo de estudos. Esse tipo de reuso tem grande aceitação, principalmente quando se trata de redução de impactos ao meio ambiente. De acordo com Ana Paula Alves Barreto Damasceno, autora da tese Desinfecção de águas servidas através de tratamento térmico utilizando coletor solar, "essas águas apresentam como vantagem altos teores de nutrientes que podem ser aplicados em diversas culturas por meio de diversos métodos de irrigação devendo, em alguns casos, ser feito apenas a complementação".

Desaparecimento de abelhas preocupa cientistas dos EUA e Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230134.htm
[ TECNOLOGIA ] As abelhas dos Estados Unidos começaram a desaparecer misteriosamente em 2006. Enxames inteiros saiam de suas colmeias e não voltavam mais, abandonando as tarefas. O fenômeno foi comprovado por cientistas e batizado de colony collapse disorder (síndrome do colapso da colônia, CCD). Entre 2012 e 2013, cerca de 31% das abelhas dos Estados Unidos sumiram, afetando consideravelmente a produção e o mercado alimentício. Foi o caso, por exemplo, do preço da amêndoa que aumentou 43% no ano passado. Além dos EUA, a Europa também apresentou a síndrome em grande escala.

Conheça uma árvore-símbolo do país, que está ameaçada de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230133.htm
[ POLITICA ] Pau-Brasil pode ser salvo com a ajuda da música.

SAFs: alternativa para recuperação de áreas na agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230132.htm
[ TECNOLOGIA ] Os SAFs são alternativa tecnológica aos agricultores familiares para a recuperação de áreas alteradas, conforme estabelece o Código Florestal Brasileiro. Especialmente para a agricultura familiar, a adoção de SAFs para a recuperação de áreas alteradas foi reforçada pela Lei 12.854, de 26/08/2013, que fomenta e incentiva "ações que promovam a recuperação florestal e a implantação de sistemas agroflorestais em áreas rurais desapropriadas pelo poder público e em áreas degradadas em posse de agricultores familiares assentados, de quilombolas e de indígenas".

Bambu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230129.htm
[ TECNOLOGIA ] O Ecoideias desta semana foi conhecer o projeto Taquara e também o Assentamento Horto de Aimorés, para saber mais sobre o uso do bambu e como ele pode ser uma ferramenta ecológica!

Pesquisar este blog