Selecione o dia...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

População mundial pode superar 12 bilhões no final do século

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230267.htm
[ POLITICA ] Ao contrário das expectativas, a população mundial deve continuar crescendo pelo menos até o final deste século. Em 2100, a população da Terra pode chegar a 12,3 bilhões de pessoas, segundo um estudo da Universidade de Washington e da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado no dia 18 de setembro de 2014 na revista científica Science.

Embrapa promove III Curso de Ecologia Química aplicada na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230265.htm
[ CURSOS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove no período de 27 a 31 de outubro de 2014, o III Curso de Ecologia Química Aplicada na Agricultura. O objetivo é capacitar estudantes de pós-graduação das áreas de agronomia, química, biologia, entre outras relacionadas, além de técnicos agrícolas, extensionistas, pesquisadores, profissionais de empresas de insumos agrícolas, professores de universidades e tecnólogos em técnicas e metodologias de pesquisa para isolamento e identificação de semioquímicos, tais como feromônios, na avaliação comportamental de insetos e na aplicação no manejo de pragas agrícolas.

Pesquisa quer tropicalizar a Canola para expandir produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230264.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores brasileiros estão investindo na viabilidade do cultivo da canola em regiões tropicais do País para atender ao crescimento na demanda. O resultado seria como uma segunda safra no mesmo ano, otimizando o uso de terras, máquinas e outros meios usados na produção de milho e soja em milhões de hectares do cerrado, de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os pesquisadores da Embrapa testam 30 genótipos buscando tropicalizar a cultura e com isso garantir a produção em baixas latitudes (entre 6 e 13 graus) e em altitudes acima de 600 metros. A canola é a terceira oleaginosa mais importante no mundo, ficando atrás do dendê e da soja. O consumo do óleo da canola no Brasil ainda é considerado baixo, limitado pelo preço do produto, baixos volumes de produção e dificuldades de distribuição logística. Segundo o IBGE (2012), o consumo per capita de óleo de canola no País é de 0,064 kg/hab./ano, valor bastante inferior ao consumo estimado de óleo de soja de 6,34 kg/hab./ano. A canola é cultura de inverno, típica das regiões mais frias do mundo. No Brasil, o cultivo está concentrado na região Sul, onde as temperaturas amenas favorecem o desenvolvimento das plantas. Esse cultivo é uma boa oportunidade para atender o crescimento na demanda brasileira e mundial de proteínas para produção de carnes e a diversificação de espécies produtoras de óleo vegetal de elevada qualidade para o consumo humano e energia renovável (biodiesel). As regiões Sul (0,11 kg/hab./ano) e Sudeste (0,098 kg/hab./ano) apresentaram maior consumo per capita, condicionadas pelas classes de rendimento mensal familiar acima de R$ 4.150 com os maiores valores de consumo. "Cada vez mais a soja tem sido utilizada para a produção de biocombustível, deixando espaço para a popularização do óleo de canola no consumo humano", explica o analista da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira. Utilizada em vários segmentos do mercado, a canola ganha cada vez mais espaço no segmento alimentício, impulsionada tanto pela qualidade nutricional (ômega 3, vitamina E) quanto pelos benefícios comprovados à saúde, como redução do colesterol e o risco de doenças cardíacas. Análises da Embrapa indicam que se houvesse a substituição de 1/5 do consumo brasileiro de óleo de soja por óleo de canola, ou seja, 1,42 kg/hab./ano, a demanda potencial de óleo de canola no País seria de 299,52 milhões de litros, ou seja, 765,4 mil toneladas de canola-grão, doze vezes mais que a atual produção nacional. Tropicalização

CNA defende medidas para estimular produção de borracha natural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230263.htm
[ ECONOMIA ] Aplicação das diretrizes da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) para a borracha, elevação do valor mínimo e da alíquota para importação. Estas são as propostas do setor para viabilizar a manutenção da produção nacional de borracha, que hoje responde por 1/3 do consumo interno. Elas foram discutidas em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Trabalhadores rurais são treinados na prevenção e no combate ao trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230262.htm
[ POLITICA ] Representantes de trabalhadores rurais de todo o país estão sendo treinados em Brasília (DF) para atuarem na prevenção e no combate ao trabalho escravo em seus estados. As palestras são oferecidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo do encontro é intensificar a participação dos trabalhadores para prevenir e detectar situações análogas à escravidão.

G20 anuncia meta de crescimento de 1,8% em cinco anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230269.htm
[ ECONOMIA ] Os ministros das Finanças dos países do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, informaram ontem (21/09/14), em comunicado, que acordaram meta de crescimento adicional de 1,8% nos próximos cinco anos, no âmbito das reformas que serão promovidas pelos países-membros.

Brasil tem 508 escolas rurais sem infraestrutura, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230268.htm
[ POLITICA ] No Brasil, 508 escolas rurais não têm condições de infraestrutura, têm baixa taxa de aprovação e muitos alunos abandonam os estudos. Nessas escolas não há sequer água filtrada. É o que mostra o estudo Escolas Esquecidas, divulgado esta semana pelo Instituto CNA, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que mapeou esses centros de ensino. A maioria está nas regiões Norte e Nordeste e é de difícil acesso.

Pesquisa valoriza antigos saberes e sabores da culinária brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230266.htm
[ TECNOLOGIA ] As delícias da culinária regional brasileira como arroz de cuxá, pato no tucupi, ora-pro-nobis com frango, biscoito de araruta estarão com o futuro garantido, graças ao trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pela valorização das hortaliças tradicionais, como jambu, vinagreira, araruta, junça, mangarito, entre outras. A Empresa mantém um banco de germoplasma (BAG) que reúne material genético de 43 espécies de hortaliças não convencionais e uma coleção que ultrapassa 180 variedades, na Embrapa Hortaliças (Brasília/DF). Ao incentivar a pesquisa e o desenvolvimento dessas cultivares, a Embrapa pretende incentivar a hortas caseiras e quintais produtivos, contribuir para o resgate da cultura regional e promover uma alternativa de renda para a agricultura familiar.

Mais 74 projetos se inscrevem para leilão de energia da EPE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/230261.htm
[ ECONOMIA ] A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou no dia 18 de setembro de 2014 que recebeu pedidos de cadastramento de 74 novos projetos para o leilão de energia elétrica A-5, após o adiamento da operação, determinado pelo Ministério de Minas de Energia, em razão da expectativa de entrada de mais usinas hidrelétricas na disputa.

Pesquisar este blog